Coleção pessoal de poeira777

181 - 200 do total de 207 pensamentos na coleção de poeira777

Transformaram a cristandade em cristolândia, a igreja no castelo de Cinderela e Cristo num Pateta, cuja mensagem inofensiva não deve ser levada a sério.

Nos primeiros séculos da fé cristã, fomos caçados como feras. Depois, fomos enjaulados pelo catolicismo. E, finalmente, livres daquela jaula, temos sido adestrados pelo protestantismo e domesticados pelo evangelicalismo moderno.

O que fizeram com a mensagem de Jesus? Perverteram-na. Tornaram-na num discurso ideológico para justificar o sistema.

Lastimável discípulo, que não ultrapassa o mestre.

A verdade não resulta do número dos que nela creem.

Quanto menos alguém entende, mais quer discordar.

Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos.

Acredito que os filósofos voam como as águias e não como pássaros pretos. É bem verdade que as águias, por serem raras, oferecem pouca chance de serem vistas e muito menos de serem ouvidas, e os pássaros pretos, que voam em bando, param em todos os cantos enchendo o céu de gritos e rumores, tirando o sossego do mundo.

A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se a si próprio.

se quando sonho crio um universo do que sei, talvez sejamos um sonho de um ser q sabe infinitamente mais que nós.

Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.

Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela.

Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.

Não tentes ser bem-sucedido, tenta antes ser um homem de valor.

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.

A emoção mais bela que podemos experimentar é o sentimento do mistério. É a emoção fundamental que está no berço de toda a verdadeira arte e ciência. Aquele que desconhece essa emoção, aquele que não consegue mais se maravilhar, ficar arrebatado pela admiração, é como se estivesse morto; é uma vela que foi apagada. (...) Sentir que por trás de qualquer coisa que possa ser experimentada há algo que nossa mente não consegue captar, algo cuja beleza e solenidade nos atinge apenas indiretamente: essa é a religiosidade.

Não sou ateu. O problema aí envolvido é demasiado vasto para nossas mentes limitadas. Estamos na mesma situação de uma criancinha que entra numa biblioteca repleta de livros em muitas línguas. A criança sabe que alguém deve ter escrito esses livros. Ela não sabe de que maneira nem compreende os idiomas em que foram escritos. A criança tem uma forte suspeita de que há uma ordem misteriosa na organização dos livros, mas não sabe qual é essa ordem. É essa, parece-me, a atitude do ser humano, mesmo do mais inteligente, em relação a Deus. Vemos um universo maravilhosamente organizado e que obedece a certas leis; mas compreendemos essas leis apenas muito vagamente.

A mais elevada satisfação de um cientista é chegar à compreensão de que o próprio Deus não poderia ter organizado essas conexões de nenhuma outra maneira a não ser da maneira que realmente existe, assim como não estaria em Seu poder fazer com que 4 fosse um número primo.

Para toda ação existe uma reação.