Coleção pessoal de Peralta71
“Há uma solução prática para renovar a política e tornar as disputas mais igualitárias: para cada exercício de doze meses num cargo eletivo, haveria um decréscimo de 1% na votação do candidato nas eleições seguintes. Se implantada essa regra básica, quanto maior o tempo de atividade pública, menor seria a chance de reeleição.”
“Defendo a escola sem partido, um Congresso sem partido e o lucro bancário repartido. Precisamos de candidatura independente, agremiação sem cacique, atuação transparente e política sem trambique. “
“Esse televangelismo capitalista que propaga a teologia da prosperidade encontrou campo fértil na América Latina. A quantidade de cristãos prestando culto a Mamon (o deus do dinheiro) já é maior que a quantidade de discípulos que seguem os ensinamentos bíblicos de Jesus Cristo.”
“A toga é o último bastião que sustenta a democracia. Quando o povo perde a crença no judiciário, a lei se submete ao latifundiário e ao monetário; a justiça vira um conto do vigário. O executivo abandona sua liturgia e o legislativo cede à demagogia, cabe à magistratura corrigir qualquer desventura. O juiz com a balança avariada transforma a judicatura em piada. “
“Em todos esses anos neste planeta vital, esta é a primeira vez em que o monoideísmo consegue dominar uma massa transcendental. A internet que deveria ser usada para expandir o conhecimento, virou ferramenta de condensação de ideia e de pensamento. Copia, cola e replica, e assim a burrice se multiplica.”
“No Brasil atual, com essa polarização ideológica ficou decretada a dispensabilidade dos gênios, da coerência e da lógica. Pensadores, escritores, jornalistas e atores, viraram profissões que não exigem mais talento nem conteúdo encefálico - basta o perfilhamento e o corpo acefálico. Sabedoria não mais se rega, é a hora da obediência cega. A cultura agora é objeto de descarte, tal como a antropologia, a filosofia e a arte. Tudo ficou mais fácil, ninguém mais precisa do raciocínio, basta escolher um dos lados e se alinhar ao domínio. Siga o líder da seita, ele é o cabeça de tudo e te conduzirá na empreita. O diferente deve ser excluído, ofendido e destruído. Aceita que a seita está acima de tudo, sobretudo do inimigo cabeçudo, abelhudo, parrudo e pontiagudo a quem deves enfrentar sem escudo. É como nos tempos de infância quando se brincava de `o mestre mandou´. Se naquela época era sem importância, agora a ordem bradou. Se o mestre se diz inocente, ainda que preso em flagrante por roubar o dinheiro da gente, acredite na sua versão, subestime a razão e tolere a perversão. Se o líder mandar defecar, não ouse desafiar; é ele o senhor supremo o que sabe do seu destino o que domina o teu cérebro e até o teu intestino.”
“Desvincular receitas e despesas do executivo sem uma reforma constitucional que reduza o repasse dos poderes; isso é mais uma cortina de fumaça para esconder a realidade do problema.”
“Aqueles que não estão emocionalmente envolvidos num conflito, tendem a torcer pelo lado mais fraco.”
“Nenhum país conseguiu alcançar o desenvolvimento pleno sem priorizar a classe média. Os programas de governos de esquerda que visavam a manutenção da pobreza através da dependência estatal, não idealizaram a ascensão de classe e terminaram de forma trágica. Os governos de direita que adotam o liberalismo econômico absoluto e a destruição do Estado levam a uma concentração de renda que só interessa ao topo da pirâmide social. “
“Essa divisão ideológica que ocorre no Brasil entre os grupos de esquerda e de direita é algo tão arcaico quanto ignóbil. São conceitos lançados de forma propositada nas redes sociais para fidelizar um público com visão unifocal (cada qual enxergando de um lado). São partidos de centro e de direita que se associaram e se enriqueceram em governos que se diziam de esquerda e uma nova ala política de extrema direita envolvida em assuntos absolutamente periféricos e retrógrados. O que temos na verdade é uma grande cortina de fumaça e atrás dela a junção dessas castas políticas naqueles assuntos que são de interesse deles, especialmente na manutenção dos privilégios partidários e na criação de redomas para os caciques da república . Quando o assunto é criar percalços para impedir investigações contra políticos esses grupos se unem umbilicalmente. “
“No Senado brasileiro, Júlio César jamais teria sido assassinado. Nossos políticos são pacíficos e desprovidos do sangue nos olhos como era o caso Marco Júnio Brutu. Por aqui bastaria uma reunião reservada, um ministério, umas cinco superintendências regionais, umas liberações de emendas, o afastamento de alguma autoridade que cismou de trabalhar demais e investigar quem não devia e ... pronto. Tudo resolvido. Segue o baile, cada uma na sua e põe o povo pra dançar. “
“Quando tio Libório ficou viúvo, chorava copiosamente ao lado do caixão com semblante triste e desolado. Passada a quarentena da viuvez decidiu viver a vida e frequentar os bailes tal como fazia nos anos de juventude. Agora usa gel no cabelo e um largo cinturão de couro na cor branca abotoado com uma reluzente fivela em formato de cavalo. O sapato com solado de madeira impecavelmente lustrado reflete o brilho da camisa de cetim com mangas longas e listradas. Suas calças de tergal foram feitas sob medida em tons que variam do marrom ao abóbora. Voltou a falar gírias e palavras que eram consideradas modernas nas décadas de 1960 e 1970. Chama as garotas de `broto` e `brotinho` e cumprimenta usando o termo `chuchu beleza` no instante que estende o polegar. Para as coisas ruins acrescenta os dizeres `é de amargar`. Desde o início do ano adquiriu um `smartfone` e ingressou com força nas redes sociais. Ao final da tarde manda mensagens de boa noite em todos os grupos e ao nascer do sol replica narrativas de bom dia. Sua Belina II na versão Ghia é lavada e polida semanalmente junto com os tapetes e os coxinilhos dos bancos. Tio Libório agora é outra pessoa. Tá esbanjando saúde e no último sábado foi visto tomando uma tigela de açaí na praça de alimentação do shopping. “
“O Senado e a Câmara Federal possuem mais de 28.000 funcionários entre efetivos, comissionados e terceirizados. Numa conta rápida semelhante à que é feita por um padeiro, se dividirmos isso pelas 27 unidades da federação dariam 1.037 pessoas trabalhando em cada estado. Se destinássemos todo esse pessoal para varrer ruas, teríamos um padrão de limpeza semelhante ao dos países nórdicos. Poderíamos acrescentar nessa operação o pessoal das Assembleias Legislativas e aí sim, o Brasil seria passado a limpo, com um legislativo digno de elogios. “
“Já que DETRAÇÃO corresponde ao desconto da pena provisoriamente cumprida, o período em que o indivíduo viveu como proprietário de um `Escort Sapão` ou de um `Fiat Marea` deveria ser computado como penitência prévia no cálculo do estágio no purgatório. “
“Aos estudantes do direito que não conseguem decifrar as diferenças entre imperícia, negligência e imprudência, basta imaginar uma pilha elétrica. O sinal de + equivale a uma conduta positiva (imprudência) e o de – significa uma ação omissiva (negligência). Já a imperícia é representada pela pilha inteira quando não dispõe mais das qualidades necessárias para a função desempenhada. “
“A maior fonte de conflitos no casamento é causada pelo não acolhimento do instituto da PRESCRIÇÃO. Todos os atos comissivos e omissivos são julgados `ad eternum`. “
“Salve 11 de agosto, que é o DIA DO ESTUDANTE. Desde o instante em que nascemos até o último segundo da vida somos aprendizes nessa jornada constante. Discípulos de mães que nos ensinam as lições mais preciosas; dos livros, dos filmes e dos mestres escolares, e até daqueles que se comunicam com gestos e olhares. Com os métodos mais ecléticos, há os que ensinam com amor e dedicação, os que nos servem de testemunhos, e ainda a pessoa perversa que nos educa de forma transversa. Nessa busca pelo conhecimento, a dedicação é cotidiana e o esforço é hercúleo com superação a cada momento. É preciso superar barreiras, vencer os limites, a censura e a ignorância. Navegar é imprescindível para explorar o infinito e galgar os sonhos da infância. Um dia em que nada se aprende é um dia não vivido, um dia completamente perdido.”
“No tocante às relações interpessoais, não são raras as vezes em que temos que optar pelo uso de uma resposta confortante que se opõe a uma resposta sincera.”