Coleção pessoal de Peralta71
“A bem da verdade, não aprecio a escrita de mensagem positivista, `autoajudista` ou de prosperidade. Mas essa é a modalidade mais lida, mais pedida e de maior valida, embora, não a tenha como a mais sabida. Prefiro o humor ácido, astucioso, provocativo e acintoso.”
“O inferno é reservado ao malfeitor. Os dias mais sombrios na terra, pertencem ao que não tem senso de humor. De um jeito ou de outro, é preciso seguir em frente, sendo assim, seja sorridente.”
“Tia Márcia ganhou um gato, que já veio batizado pelo nome de TAPETE (anotado num bilhete). TAPETE tem um topete, e o topete do TAPETE fica todo arrepiado em virtude de um cacoete. Uma bola de gorducho, passa o dia no chão deitado, estirado e enchendo o bucho. TAPETE não come rato, a não ser servido no prato, com um bom carboidrato ( já caçado, esviscerado, temperado e desossado). Quando a fome lhe acomete - e isso é muito frequente - TAPETE vira de lado, miando estrondosamente. É um gato preguiçoso, que nunca atende ao chamado, não gosta de visita, nem de ser acarinhado. Tia Márcia apegou com o bicho, diz que lhe faz companhia. Nem pra ela ele olha - dorme, come, bebe e mia. “
“Você acha que a sua bicicleta vai ficar protegida com esse cadeado enferrujado e manjado ? Cai na real moleque ! Aqui é Brasil, onde os caras roubam vigas de 110 toneladas, atravessam a cidade e ninguém sabe de nada. “
Poesia sem crítica social não costuma bater legal.
É como churrasco sem sal,
pudim sem doçura,
voo sem altura,
abraço sem ternura.
O que cai bem na receita
é um toque de humor refinado,
ainda que ácido ou até debochado.
“Essa coisa de COLIGAÇÃO é uma baita aberração, você vota no Zé e elege o João. É armação sem sentido, que só interessa ao partido. Uma hora o sistema vai a pique e sobra até pro cacique.”
“E lá vamos nós, rimando e remando. O mar é longo, a correnteza é forte, mas com a graça de Deus e um pouco de sorte, a gente se livra da tempestade e da morte. Um porto seguro, talvez, vivendo um dia de cada vez. “
“O artista busca o impacto, o incômodo, a sinergia. A indiferença lhe causa fobia. Crítica ou elogio tem peso semelhante - remetem a ideia adiante. Obra que não atazana a mente é obra inconsistente, inacabada e incompetente.”
“Não forneça o número de seu telefone a estranhos, nem aos vendedores de colchões magnéticos e de filtros de água.”
“É preciso se adaptar às novas exigências do mercado. As cegonhas transportavam bebês e hoje transportam carros.”
“Tio Libório aderiu à onda de boicotar os programas da Globo. Afirma aos quatro cantos que deixou de ser bobo. Está purificando a mente com coisas de qualidade. Virou fã do João Kléber e do “Teste de Fidelidade”. Do sofá da sala se emociona com os televisivos policiais, entregas de cestas básicas e filas dos hospitais. A revolta o transformou em uma nova criatura que defende a censura, a ditadura e a tortura. Arrumou um porrete de aroeira - quem pular no seu quintal vai ganhar na moleira.”
Não contesto o formato boleado da TERRA. É óbvio que ela é redonda, embora reconheça que às vezes ela fica chata, muito chata.
“HOJE É O DIA DO MARCENEIRO. Aquele que labuta a madeira bruta. O que transforma em arte até o que seria descarte. Com a rusticidade de seus instrumentos e a destreza do conhecimento, criam objetos que só existiam no pensamento. Todos dependem do seu ofício e de sua aptidão, desde o berço até o caixão.”
“Identifica-se um `delay` permeado entre o quinquenal e o decenal que separa o Tio Libório dos memes da internet. Por volta de 2006 ele começou a reagir com a canção “Florentina” e em 2018 ele entrou com força na onda da `Família Para Nossa Alegria`. Seguindo essa toada, estima-se que ele entrará na `vibe` da `Caneta Azul` pelos idos de 2022.”
“Laxante é incompatível com solenidade, assim como o mercado financeiro não rima com saciedade (nem com a sociedade).”
“Se o médico disser que você está morto, não discuta com ele. Da mesma forma, jamais discorde do MERCADO FINANCEIRO e de suas boas intenções. “
“Essa corrupção causa fadiga e irrita como veneno de urtiga. Uma hora a gente se cansa desse país de larápio e foge pra Tangamandápio. “