Coleção pessoal de pensandogrande

161 - 180 do total de 489 pensamentos na coleção de pensandogrande

“Deus não necessita de encômios, uma vez que está acima de qualquer panegírico; não necessita de rogos porquanto avalia as nossas carências
melhor do que nós mesmos; e a sua benevolência está à disposição tanto do justo, como do pecador. A oração será tão somente para a nossa educação espiritual, para o nosso consolo e para a nossa confirmação”.
(nota do tradutor)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
Louvado seja Deus, Senhor do Universo.
O Clemente, o Misericordioso.
Soberano do Dia do Juízo.
Só a Ti adoramos e só a Ti imploramos ajuda!
Guia-nos à senda reta.
À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos
extraviados.

Suratra 1

"Por que é que as honras geram dissabor?
Todo dissabor nasce do fato de alguém ser um ego. E não é possível contentar o ego. Se eu pudesse libertar-me do ego não haveria mais dissabores.
Por isto, quem se mantém liberto de favores e desfavores liberta-se da idolatria do ego".
(Tao Te Ching, aforismo 13-b)

Saber tratar de coisas externas sem perder a concentração interna, ser místico por dentro e ser ativo por fora; possuir toda a sabedoria intuitiva sem se derramar pela ciência analítica; poder ser intensamente produtivo sem nada reter para si; poder agir sem se perder na atividade; poder guiar outros sem os constranger - quem isso pode fazer é um sábio.

Quem possui verdadeira sapiência não necessita de erudição, sabe criar valores, e não os guarda para si. Sabe agir sem se apegar à sua atividade. Sabe conduzir sem impelir - e nisto reside a finalidade da vida.

(Tao Te Ching)

Quem conduz seu povo com amor permite que ele mesmo se harmonize, amparando-o em tempos de fortuna e nas horas de infortúnio.

(Tao Te Ching)

O poder do espírito e a harmonia das forças preservam a vida da dispersão.
Assim procedendo, o homem se torna semelhante à criança, clarificando sempre a sua visão e purificando sempre sua vida. Segue ele as suas veredas sem jamais aberrar.

(Tao Te Ching)

Quem quer ver a Divindade
Não a verá,
Porque ela é invisível.
Quem quer ouvir a Divindade
Não a ouvirá,
Porque ela é inaudível.
Quem quer tanger a Divindade
Não a tangerá,
Porque ela não tem forma.

Nenhum caminho parcial
Conduz à meta total.
Só na visão do Todo se encontra a Divindade
E então a superfície parece tenebrosa escuridão,
Enquanto a profundeza parece luminosa superfície.

Nunca a Divindade é inteligível,
Ela permeia o Universo sem fim
E gira pelo Todo como se fosse o Nada.
A Divindade é uma forma sem forma.
A Divindade é o Ser sem Existir,
É o mais Insondável de todos os insondáveis.

Quem encara a Divindade não lhe vê a face.
Quem segue o Infinito o verá sempre fugitivo.
Só quem sintoniza com o Infinito,
Esse o conhece realmente,
Como os antigos o conheciam,
Eles, que sabiam que todos os visíveis
Nascem do Invisível.

(aforismo 14 do Tao Te Ching, de Lao-Tsé)

O homem realizado não tem desejos de dentro, nem tem exigências de fora.
Ele é prestativo em se dar e sincero em falar.
É suave no conduzir, poderoso no agir.
Ele age com serenidade. Por isto é incontaminável.

O insondável que se pode sondar não é o verdadeiro insondável.
O inconcebível que se pode conceber não indica o inconcebível.

Não se pode acumular ouro e pedras preciosas, sem ter lugar seguro para guardá-los.
Quem é rico e estimado, mas não conhece a sua limitação, atrai a sua própria desgraça.

Diálogo entre os cegos e Jesus:

«Tem piedade de nós, filho de Davi.»
«Vocês acreditam que eu posso fazer isso?»
«Sim, Senhor.»
«Que aconteça conforme vocês acreditaram.»
[E os olhos deles se abriram.]
«Tomem cuidado para que ninguém fique sabendo.»
Mt 9,17-30

Ânimo, filha, a sua fé a curou!

«As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Aprendam, pois, o que significa: ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’. Porque eu não vim para chamar justos, e sim pecadores.»
Mt 9, 12-13

O que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’; ou dizer: ‘Levante-se e ande’? Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados - disse então Jesus ao paralítico: - Levante-se, pegue a sua cama e vá para a sua casa.»
Mt 9,5-6

Por que é que favor e desfavor geram dissabores?
Porque quem espera favor paira na incerteza,
Sem saber se o receberá.
Quem recebe favor também paira na incerteza:
Não sabe se o conservará.
Por isto causam dissabor
Tanto o favor como o desfavor

(aforismo 13 - Tao Te Ching)

Todos os nossos males nascem da nossa egoconsciência, e todos os nossos bens brotam da nossa Cosmo-consciência.

Toda e qualquer esperança ou receio de receber favor ou desfavor gera inquietação, porque nasce da fonte impura da egoidade e da egocracia.

Um discípulo, disse a Jesus: «Senhor, deixa primeiro que eu vá sepultar meu pai.»

Mas Jesus lhe respondeu: «Siga-me, e deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos.»

Mt 8, 21-22

Um doutor da Lei se aproximou e disse: «Mestre, eu te seguirei aonde quer que fores.»

Mas Jesus lhe respondeu: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.»

Mt 8, 19-20