Coleção pessoal de pensandogrande
Conseguir-se-á mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora, que encha o coração de confiança, do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e matam a espontaneidade”.
Essa querida juventude foi sempre terno objeto de minhas ocupações, dos meus estudos, do meu ministério sacerdotal e da nossa congregação”.
Familiaridade com os jovens especialmente no recreio, sem familiaridade não se demonstra afeto, e sem essa demonstração não pode haver confiança. Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. O mestre visto apenas na cátedra é mestre e nada mais, mas, se está no recreio com os jovens torna-se irmão…”
Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”.
Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado”
Aceite tudo o que lhe acontecer, e seja paciente nas situações dolorosas, porque o ouro é provado no fogo e as pessoas escolhidas, no forno da humilhação.
Toda sabedoria vem do Senhor e está com ele para sempre. Quem poderá contar a areia das praias, as gotas da chuva e os dias do mundo? Quem poderá explorar a altura do céu, a extensão da terra e a profundeza do abismo? A sabedoria foi criada antes de todas as coisas, e a inteligência prudente foi criada antes dos séculos. A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem conhece os seus projetos? Somente um é sábio, e é por demais terrível quando se assenta em seu trono: é o Senhor, ele que criou a sabedoria, a conheceu, a enumerou e a derramou sobre todas as suas obras. Ele a repartiu entre os seres vivos, conforme a sua generosidade, e a concedeu a todos aqueles que o amam.
O destino dos seres:
Os seres inconscientes ou subconscientes, como são os do mundo infra-humano, quando morrem, dissolvem-se totalmente no Infinito, assim como as ondas que recaem no seio do mar; mas os seres conscientes e livres, como o homem, têm a possibilidade de voltar ao Infinito pela integração na essência universal, conservando a sua existência individual.
Essência e existência:
A essência é a Causa, a Realidade, o Ser Transcendente, que não teve princípio nem terá fim; a existência é uma manifestação parcial dessa essência total, e por isso teve princípio e terá fim.
Deus, como Realidade Universal, Infinita, Transcendente, não tem atributos; mas Deus assim como nós o conhecemos, imanente nas coisas finitas, tem os atributos humanos que nele projetamos.
aforismo 15
Os antigos mestres da vida eram profundamente identificados
com as potências vivas do cosmos.
A grandeza e o poder da sua dinâmica atividade jaziam em sua profunda interioridade.
Quem compreende, hoje em dia, esses homens?
Eles eram sábios, como barqueiros que cruzam um rio em pleno inverno;
Eram cautelosos, como homens circundados de inimigos;
Eram reservados, como hóspedes que fossem;
Eram amoldáveis, como gelo que se derrete;
Eram autênticos, como o cerne de madeira de lei;
Eram amplos, como vales abertos;
Eram impenetráveis, como águas turvas.
(Tao Te Ching)
Tradução: Huberto Rohden
Somente quando nossa atividade procede da base na qual consentimos nos dissolver ela tem a fertilidade divina de amor e graça. Só então ela atinge realmente os outros em verdadeira comunhão. Muitas vezes nossa necessidade dos outros não é absolutamente amor, mas apenas a necessidade de sermos sustentados em nossas ilusões, assim como sustentamos as dos outros. Mas, quando renunciamos a essas ilusões, então podemos ir ao encontro dos outros com verdadeira compaixão. É na solidão que as ilusões finalmente se dissolvem."
Jesus enviou os Doze com estas recomendações:Não levem nos cintos moedas de ouro, de prata ou de cobre; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu alimento.
Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.
Jesus enviou os Doze com estas recomendações: «Não tomem o caminho dos gentios, e não entrem nas cidades dos samaritanos. Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’.
Mt 10,5-7
"A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos! Pedi ao dono da seara que mande mais trabalhadores para a colheita".
Mt 9,37-38
“O Clemente, o Misericordioso” - a forma intensiva árabe para a clemência e misericórdia de Deus é mais adequada para expressar os atributos de Deus que o superlativo português. Este implica comparação com outros seres ou com outros tempos e lugares, ao passo que não há ser algum que se compare a Deus, sendo Ele independente de tempo ou lugar.
(nota do tradutor)