Coleção pessoal de PensandoComOCoracao
É indispensável que conquistemos este mundo, não com as armas do ódio e da violência e sim com as do amor e da persuasão”.
E quando falo em aceitar a vida não me refiro à aceitação resignada e passiva de todas as desigualdades, malvadezas, absurdos e misérias do mundo. Refiro-me, sim, à aceitação da luta necessária, do sofrimento que essa luta nos trará, das horas amargas a que ela forçosamente nos há de levar”.
A crença religiosa é consolo e elevação, jamais freio. As almas sinceramente místicas fogem do pecado por instinto e não por medo.
A fé, ou o sincero amor a Deus, origina-se naturalmente do amor ao próximo, porque Deus criou o homem à sua semelhança.
A dúvida maltrata, apunhala, sufoca, faz o indivíduo alienar-se porque perde a confiança própria e diminui-se diante de si mesmo.
O hipócrita vence e convence por planos íntimos diabólicos, difíceis de serem conhecidos pelo próximo, mesmo pelas pessoas mais chegadas ao seu convívio.
Há almas cuja crosta de pecado não cede nem à psicanálise, nem à confissão, nem ao choque, e que, a adorar a Deus, preferem adorar-se a si mesmas. -
Ferida pelo infortúnio, a alma bem formada não blasfema contra Deus, nem se revolta contra os homens. -
Deus não se deixa entender justamente para não sofrer confronto com estes miseráveis que nós somos”. -
A oração é inspirada por Deus nas profundezas do nosso nada. Ela é o movimento de confiança, gratidão, adoração, ou pesar, que nos coloca diante de Deus, vendo tanto a Ele como a nós mesmos à luz da sua verdade infinita, e nos move a pedir-Lhe a misericórdia, a força espiritual, o auxílio material de que todos precisamos."