Coleção pessoal de pao_diario

141 - 160 do total de 800 pensamentos na coleção de pao_diario

SEMENTES E FÉ

[…] aquilo que o homem semear, isso também ceifará. —Gálatas 6:7

Li uma fábula sobre um homem que estava dando uma olhada numa loja quando fez a descoberta chocante, de que Deus estava atrás da caixa registradora. Então o homem foi até Ele e perguntou: “O que você está vendendo?” Deus respondeu: “O que o seu coração deseja?” O homem disse: “Quero felicidade, paz de espírito e libertação do medo… para mim e para o mundo inteiro.” Deus sorriu e disse: “Não vendo frutos aqui. Apenas sementes.”
Em Gálatas 6, Paulo enfatizou a importância de plantar sementes de um comportamento que honre a Deus, “aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (v.7). Não podemos esperar que experimentemos o fruto das bênçãos de Deus se não reconhecermos a importância de fazer a nossa parte.
É útil seguir o exemplo de outros que plantaram uma boa semente. O autor Samuel Shoemaker afirmou que um bom exemplo, pode tanto nos inspirar quanto nos incitar a dizer: “Oh sim, ele (ou ela) é assim. Não tem problemas com o temperamento, ou com os nervos, não é impaciente ou preocupado como eu; apenas tem um temperamento mais feliz.” Samuel continuou: “talvez não nos ocorra que ele teve que lutar pela sua serenidade e que sairíamos ganhando se fizéssemos o mesmo.”
Você está cansado do seu jeito de ser? Peça a Deus que o ajude e comece hoje a plantar sementes de novas atitudes e reações. No devido tempo o Espírito dará o crescimento. —JEY

As sementes que plantamos hoje determinam o tipo de fruto que colheremos amanhã. Joanie Yoder

AJUDADO PELO MEDO

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. —Provérbios 9:10

O medo tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para o jogador profissional de golfe Padraig Harrington, o medo é a motivação para ajudá-lo a atingir seu melhor desempenho. Em 2008, quando venceu os Jogos Abertos da Inglaterra e o Campeonato da Liga Profissional de Golf, Harrington declarou: “Sim eu sinto medo. Gostaria de dizer que tenho toda a confiança e paciência e que estou tranquilo. Não, este não sou eu. [O medo] me impulsiona. Ele me mantém indo à academia. Tenho que trabalhar com ele e usá-lo a meu favor.”
Talvez seja o medo do fracasso, ou o medo de perder as estribeiras, mas Harrington considera o medo como algo útil em sua vida profissional.
O temor também pode ajudar a quem segue Cristo. As Escrituras nos desafiam a exercer um temor reverente a Deus, o qual é o melhor tipo de temor. Ele motiva-nos a estarmos preocupados com a nossa desobediência a Ele ou com o nosso viver de forma contrária aos Seus caminhos. É prestarmos reverência ao nosso grande Deus, curvando-nos à Sua perfeita vontade e buscando Sua sabedoria para vivermos. Com esse objetivo, Provérbio 9:10 declara: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.”
Podemos viver sabiamente em um mundo incerto ao temermos a Deus, honestamente. —WEC

Tema a Deus e nada mais terás a temer. Bill Crowder

PRISIONEIROS DO PECADO

Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem. —Gálatas 3:22

O relatório do Departamento de Drogas e Crimes, das Nações Unidas emitido em 2008 dizia: “Em qualquer momento que determinemos, há mais de 10 milhões de pessoas encarceradas ao redor do mundo.” Como alguns detentos são liberados enquanto novos presos são condenados todos os dias, há mais de 30 milhões de prisioneiros ao redor do mundo, em cada ano. Estatísticas como estas fizeram muitas pessoas trabalhar em favor da reforma prisional e provocaram o reexame das sentenças expedidas.
Da perspectiva espiritual, a Bíblia oferece uma estatística ainda mais surpreendente: As Escrituras declaram que o mundo inteiro é prisioneiro do pecado (Gálatas 3:22). Numa passagem que às vezes consideramos difícil de entender, Paulo diz que apesar da lei do Antigo Testamento não poder conceder vida (v.21), ela foi uma mestra eficiente para nos mostrar que precisamos de um Salvador que pode dar vida (v.24). A má notícia é que “a Escritura encerrou tudo sob o pecado,” e a boa nova é que “mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem” (v.22).
Quando entregamos as nossas vidas a Cristo, que satisfez todas as exigências da lei, não estamos mais aprisionados ao pecado. Ao invés disso, entramos em comunhão com pessoas de todas as nacionalidades e posições sociais.
Em Cristo somos verdadeiramente livres! —DCM

A libertação do pecado é a maior de todas as liberdades. David C. McCasland

ANSEIO PELO ANONIMATO

Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto. —Mateus 6:3-4

O impulso de me comportar mal e o desejo de ser anônimo sempre aparecem juntos. Como parceiros fazendo uma oferta de vendas por telefone, fazem o melhor possível para me convencer, de que posso me dispor a fazer algo errado, pois não terei que pagá-lo.
A natureza humana nos diz para nos aproveitarmos do anonimato para evitar assumir a culpa por atitudes erradas que tomamos. Entretanto, Deus nos diz algo diferente. Ele quer que usemos o anonimato para que evitemos receber o crédito pelo bem que praticamos (Mateus 6:4). Por que será que o anseio de permanecer anônimo raramente acompanha o meu desejo de fazer o bem?
A Bíblia diz que não devemos permitir que uma mão saiba o bem que a outra está fazendo (Mateus 6:3-4). Em outras palavras, dentro do corpo de Cristo, nossas obras de caridade devem ser feitas sem chamar a atenção para nós mesmos. Todavia, isto não significa que Deus quer que as nossas boas obras permaneçam escondidas; apenas significa que elas devem trazer o louvor para Deus, não para nós (Mateus 5:16).
Ao oferecermos nossos serviços como voluntários ou ao doarmos para igrejas ou organizações que trabalham em nome de Jesus, recebemos algo muito melhor do a que honra de nossos colegas. Recebemos recompensas de Deus e Ele recebe a glória dos outros! (1 Pedro 2:12). —JAL

Quando servimos em nome de Jesus, Ele recebe a glória. Julie Ackerman Link

DIA DAS BRUXAS

[…] será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra. —2 Timóteo 2:21

A palavra santificar não é muito usada atualmente, e quando é, os usos têm um significado amplo. Os cristãos usam a palavra quando fazem a oração do Senhor, como em “Santificado seja o teu nome.” Na América do Norte esta palavra está associada ao último dia do mês de outubro. Os norte-americanos referem-se a véspera do Dia de Todos os Santos com a expressão All Halloween’s Eve e Halloween, como uma forma abreviada.
Nas Escrituras a palavra santificar é um sinônimo de consagrar. Quando consagramos ou santificamos algo, colocamos a parte como um objeto sagrado.
Não somente o nome de Deus deve ser santificado. Nós também devemos sê-lo. Paulo recomendou insistentemente que Timóteo fosse um vaso santificado e útil para Deus, buscando “[…] a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor” e evitando “questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas” (2 Timóteo 2:21-23).
Neste último dia de outubro, as crianças nos Estados Unidos carregarão sacolas cheias de guloseimas. Ao pensar nelas podemos lembrar de nos perguntarmos: “O que está enchendo o vaso da minha vida? É uma atitude amarga que traz disputas tolas e contendas, ou um espírito suave que traz justiça, fé, amor e paz?”
Podemos santificar o dia de hoje, e todos os dias, consagrando-nos para Deus, para sermos usados por Ele. —JAL

A maior alegria do cristão é ser usado por Deus. Julie Ackerman Link

AMIZADE VERDADEIRA

Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. —Provérbios 17:17

O escritor de faroestes Stephen Bly diz que nos tempos do Velho Oeste americano havia dois tipos de amigos (e cavalos): os que fogem e os que permanecem ao seu lado. Ao primeiro sinal de perigo, aqueles que fogem, desapareceriam — abandonando-o diante de qualquer perigo que você enfrentasse. No entanto, aqueles que permanecem, ficariam com você sob quaisquer circunstâncias. Infelizmente, você não saberia que tipo de amigo seriam os seus, até que as dificuldades chegassem. E já seria tarde demais — a não ser que seu amigo fosse um daqueles que permanecesse ao seu lado.
Ao invés de nos preocuparmos com que tipo de amigos temos, devemos considerar que tipo de amigo somos. Nos dias finais do ministério de Paulo, enquanto ele aguardava a morte, alguns dos que haviam ministrado com ele, fugiram e o abandonaram, deixando-o para que enfrentasse sua execução sozinho. Em sua última carta, Paulo listou alguns que haviam fugido (Dimas, por exemplo), depois simplesmente afirmou: “Somente Lucas está comigo” (2 Timóteo 4:11). Lucas foi um amigo que permaneceu ao lado de Paulo. Mesmo indubitavelmente desapontado com aqueles que o haviam abandonado, Paulo deve ter se sentido profundamente confortado em saber que não estava sozinho.
Provérbios nos diz que “em todo tempo ama o amigo” (17:17). Em momentos de adversidade, precisamos de amigos em quem podemos confiar. Quando as pessoas que conhecemos enfrentarem dificuldades, que tipo de amigos seremos — alguém que foge ou aquele que permanece? —WEC

Um verdadeiro amigo permanece conosco em tempos de provações. Bill Crowder

PERDIDOS E ACHADOS

Porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado […] —Lucas 15:24

Um artigo, de um jornal americano, escrito por uma conceituada jornalista relatou os extraordinários esforços de um grupo de americanos de meia-idade. Eles tentam encontrar o carro favorito que um dia tiveram, mas perderam. Pesquisam anúncios de carros na internet, telefonando para ferros-velhos e até contratando especialistas que cobram pequenas fortunas por hora, para ajudá-los a encontrar o automóvel que já simbolizou sua juventude. Estes homens querem o carro que possuíram anteriormente, não apenas uma réplica dele.
Alguns considerariam que seus esforços são inúteis — um desperdício de tempo e dinheiro. No entanto, o valor de um carro, como o de muitos outros objetos, está nos olhos do observador.
Em Lucas 15, as pessoas desprezadas pela sociedade vieram ouvir Jesus, mas alguns líderes religiosos reclamaram dizendo: “Este recebe pecadores e come com eles” (v.2). Para reafirmar quão valiosos estes “pecadores” são para Deus, Jesus contou três parábolas memoráveis sobre a ovelha perdida (vv.4-7), a dracma perdida (vv.8-10), e o filho pródigo (vv.11-32). Cada uma delas retrata a angústia da perda, o esforço da busca e a alegria de reencontrar algo de grande valor. Em cada história vemos a representação de Deus, o Pai amoroso, que se alegra com cada alma perdida que é resgatada.
Mesmo que você se sinta distante de Deus hoje, você tem grande valor para Ele. Ele está procurando por você. —DCM

Os que já foram encontrados devem buscar os perdidos. David C. McCasland

DISFARCE QUASE PERFEITO

[…] foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. —Apocalipse 12:10

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios na Bósnia e acusado de genocídio, foi um dos homens mais procurados do mundo. Deixou crescer uma longa barba branca, portou documentos falsos e praticou a medicina alternativa, e assim enganou a todos — por algum tempo. Após 13 anos escondido, ele finalmente foi preso.
A Bíblia diz que Satanás também usa seus disfarces para enganar as pessoas. Desde o começo da história da humanidade, ele fingiu ser um sábio conselheiro, dizendo a Eva que Deus não tinha sido honesto com ela (Gênesis 3:4). Ele se “transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14), mas o Senhor Jesus Cristo o desmascarou como um “mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).
As pessoas geralmente erram nos dois extremos de sua visão de Satanás. Alguns o ignoram, enquanto outros atribuem a ele mais poder do que merece. Que não sejamos enganados. Satanás é poderoso como o “deus deste século” (2 Coríntios 4:4). Mas os cristãos não precisam se acovardar diante dele, temerosos, “porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4). Aproxima-se o dia em que Satanás será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10).
Até esse dia chegar, não sejamos enganados, pelo contrário, vivamos vidas santas que reflitam a imagem de Cristo, pois Ele é “verdadeiro, e nele não há injustiça” (João 7:18). —CPH

Satanás só oferece truques e enganos. C. P. Hia

“LUZ” DA CRIAÇÃO

[Deus] faz coisas grandes e inescrutáveis e maravilhas que não se podem contar. —Jó 5:9

Entre as maravilhas da Jamaica está uma massa de água chamada Lago Luminoso. Durante o dia é uma baía indescritível, na costa norte do país. À noite, uma maravilha da natureza.
Se você for até lá depois que escurecer, notará que a água está cheia de milhões de micro-organismos fosforescentes. A água e as criaturas brilham na baía, a qualquer movimento. Quando os peixes nadam perto do seu barco, por exemplo, eles resplandecem como vaga-lumes flutuantes. Enquanto o barco desliza pela água, o rastro brilha forte.
A maravilha da criação de Deus nos emudece, e esta é apenas uma pequena parte de todo o misterioso e impressionante trabalho das mãos de Deus, conforme descrito em Jó 37 e 38. Ouça o Senhor explicar o que fez na majestade da natureza. “Porventura, sabes tu como Deus as opera e como faz resplandecer o relâmpago da sua nuvem?” (Jó 37:15); “Onde está o caminho para a morada da luz? E, quanto às trevas, onde é o seu lugar” (Jó 38:19). As criações majestosas de Deus — quer sejam trovões reluzentes ou peixes resplandecentes — são mistérios para nós. Deus, porém, lembrou a Jó que todas as maravilhas do nosso mundo são o trabalho criativo de Suas mãos.
Ao observarmos a maravilhosa criação de Deus, nossa única resposta pode ser aquela de Jó: Estas são “cousas maravilhosas demais para mim” (42:3). —JDB

Se deixarmos de nos maravilhar, deixaremos de adorar. Dave Branon

ESSE É JESUS?

Aos que de antemão […] predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. —Romanos 8:29

Ao entrar na igreja num domingo de manhã, um pequeno garoto olhou para mim e perguntou à sua mãe: “Mamãe, esse é Jesus?” Não preciso dizer que estava curioso para ouvir a resposta dela. “Não,” disse ela, “esse é o nosso pastor.”
É claro que eu sabia que ela diria não, mas ainda assim eu gostaria que ela tivesse acrescentado algo como: “Não, esse é o nosso pastor, mas ele nos lembra muito de Jesus.”
Ser parecido com Jesus é o propósito da vida daqueles que, como nós, são chamados a segui-lo. John Stott observou que essa é a meta que consome todo nosso passado, presente e futuro. No livro de Romanos 8:29 lemos que no passado fomos “predestinados a sermos conformes à imagem de seu Filho.” No presente “estamos sendo transformados na mesma imagem” (à semelhança de Cristo), enquanto amadurecemos de “glória em glória” (2 Coríntios 3:18). E no futuro, “seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (1 João 3:2).
Ser parecido com Jesus não significa obedecer a regras, ir à igreja e entregar o dízimo. É conhecer o Seu perdão e praticar constantemente atitudes de graça e misericórdia. É viver uma vida que valorize todas as pessoas. É ter um coração que se rende, completamente, a vontade do nosso Pai.
Seja como Jesus. Você foi salvo para isso! —JMS

Viva de tal modo que os outros vejam Jesus em você. Joe Stowell

ENCONTROS CELESTIAIS

Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo […] —2 Coríntios 5:10

Mitch Albom, autor de As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu, declarou que teve a ideia para seu livro quando especulou: “Como seria o céu, se fosse um lugar onde as pessoas, sobre as quais você exerceu alguma influência na terra, explicassem a sua vida quando você as encontrasse no céu?”
O livro de Albom realmente nos dá uma noção de como, sem intenção, afetamos a vida dos outros. Mas para o cristão, a maior alegria na eternidade não vem das outras pessoas, mas do nosso Senhor e Salvador. O céu é um lugar real que Jesus está preparando para nós. E quando chegarmos lá regozijar-nos-emos ao encontrarmos o Cristo vivo (João 14:2-3; 2 Pedro 3:13).
Contudo este encontro com Jesus, também terá uma prestação de contas da vida que aqui vivemos. É dito aos cristãos: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Coríntios 5:10). O Seu julgamento sábio e justo nos mostrará o quanto amamos a Deus e ao próximo (Mateus 22:37-40).
Não sabemos quais serão as cinco primeiras pessoas que encontraremos no céu. Mas certamente sabemos quem será o primeiro — o Senhor Jesus. —HDF

A soma de toda felicidade é estar com Jesus eternamente. Dennis Fisher

SEGREDOS REVELADOS

Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei […] e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado. —Salmo 32:5

Durante muitos anos os segredos do Lago Okeechobee estavam escondidos em águas espessas e camadas de sujeira. No entanto, em 2007, a seca atingiu o lago da Flórida e o deixou no nível mais baixo desde que iniciou, oficialmente, os registros das medições em 1932, revelando centenas de anos de história. Ao raspar cuidadosamente no fundo do lago os arqueólogos encontraram artefatos, cerâmica, fragmentos de ossos humanos e até mesmo barcos.
Após o rei Davi ter cometido adultério com Bate-Seba e planejado a morte de Urias, o marido dela, ele encobriu seus pecados negando e não os confessando. Provavelmente, ele conduziu seus negócios por muitos meses, cumprindo suas obrigações religiosas. Enquanto Davi ocultou seus segredos pecaminosos, ele experimentou a mão esmagadora e acusadora de Deus e a sua força evaporou como a água no calor do verão (Salmo 32:3-4).
Quando o profeta Natã confrontou Davi sobre o seu pecado, a convicção vinda de Deus foi tão forte que Davi confessou seus pecados a Deus e afastou-se deles. O Senhor perdoou Davi imediatamente e ele experimentou a Sua misericórdia e graça (2 Samuel 12:13; Salmos 32:5; 51).
Sejamos cuidadosos para não escondermos nosso pecado. Ao revelarmos nossos pecados confessando-os a Deus, somos cobertos pelo Seu perdão. —MLW

Entregue a Deus o que Ele mais deseja — um coração quebrantado e arrependido. Marvin Williams

PERTO DE SEUS CALCANHARES

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. —Mateus 4:19

Ana e Felipe eram palestrantes em uma conferência missionária, após o retorno da primeira etapa de seu trabalho no campo.
Ana relatou sobre um estudo bíblico que havia feito com uma mulher. Elas estudaram Mateus 4:19 e aquela mulher comentou com Ana sobre uma palavra que em sua língua nativa, significava seguir, ela disse: “É uma palavra para seguir de perto, não à distância.”
Para exemplificar, Ana segurou os chinelos usados por aquela mulher, mostrando os chinelos um atrás do outro a certa distância. Logo após, ela aproximou os chinelos, encostando-os um ao outro, e explicou que aquele exemplo significava: “seguir bem perto, quase junto, nos calcanhares de alguém.” Isso sugere que devemos seguir Jesus o mais próximo possível.
Mais tarde, ao Ana reler o diário que escrevia, surpreendeu-se ao ver que muitas vezes se perguntara: “Será que Jesus é suficiente?” Ela percebeu que tentara enfrentar sozinha o choque cultural, a solidão, a doença e a ausência de filhos. Em alguns momentos ela se sentira longe de Cristo. Mas ao aproximar-se dele o máximo possível, através da oração e fé, caminhando “perto de Seus calcanhares,” Ele acalmara sua alma, revigorando suas forças e lhe dando paz.
Você se sente: vazio, fraco, temeroso e longe do Senhor? É hora de aproximar-se dos Seus pés. —DCE

Quanto mais perto de Deus caminharmos, mais claro veremos suas orientações. David C. Egner

MEMÓRIA FALHA

Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. —Salmo 119:37

Um artigo de um jornal americano relacionou o aumento do armazenamento de dados em computadores com a diminuição de dados armazenados na mente humana. Nossos recursos eletrônicos armazenam números de telefone, caminhos que percorremos de carro e outras informações, que costumávamos aprender pelo uso repetitivo. Nas escolas, a memorização e a repetição em voz alta estão desaparecendo do currículo. De acordo com o artigo do jornal, nos tornamos “produtos de uma cultura que não enfatiza o desenvolvimento das habilidades da memória”.
No entanto, como seguidores de Cristo jamais tivemos maior necessidade de esconder a Palavra de Deus em nossos corações (Salmo 119:9-11). Memorizar as Escrituras é mais do que um exercício mental útil. A meta é saturar nossas mentes com as verdades de Deus para que as nossas vidas se ajustem aos Seus caminhos. O salmista escreveu: “Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim […] Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho” (Salmo 119:33, 37).
Por que não começamos a memorizar as Escrituras? A regularidade e a memorização são chaves para o sucesso. E assim como o exercício físico, esta disciplina espiritual é fortalecida quando realizada num pequeno grupo ou com um amigo.
Não nos esqueçamos de lembrar e seguir a sabedoria da Palavra de Deus, que nos traz a vida. —DCM

Permita que a Bíblia encha a sua mente, governe seu coração e guie sua vida. David C. McCasland

QUEM VAI LÁ?

Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz. —João 10:4

No último outono minha esposa Caroline e eu dirigíamos por uma estrada sinuosa nas montanhas próximas a nossa casa, quando passamos por um rebanho de ovelhas que descia a estrada diante de nós. Um pastor solitário ia adiante com seus cães, retirando o seu rebanho dos pastos de verão e conduzindo-o para as planícies e alojamentos de inverno.
Estacionamos no acostamento, enquanto esperávamos o rebanho que passava por nós. Observamos até que o rebanho estivesse fora do alcance da nossa visão e depois fiquei imaginando: Será que as ovelhas têm medo de mudança, movimento, novos lugares?
Como a maioria dos mais velhos, eu gosto do aprisco — os antigos, locais familiares, porém, tudo está mudando atualmente. Estou sendo levado para fora, para longe dos ambientes familiares e sendo conduzido ao vasto desconhecido. Que novos limites me alcançarão no futuro? Que medos inomináveis despertarão? As palavras de Jesus em João 10 vêm à mente: “Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas” (v.4).
Podemos estar desanimados quanto ao que a vida tem para nós neste e no próximo ano, mas o nosso Pastor conhece o caminho que estamos seguindo. E Ele vai adiante. Ele não nos levará por caminhos perigosos ou árduos demais onde não nos poderá ajudar. Ele conhece os nossos limites e o caminho para os pastos verdejantes e para a boa água; precisamos somente segui-lo. —DHR

Nosso futuro está seguro nas mãos do nosso Deus onisciente. David H. Roper

COMO AJUDAR OS QUE SOFREM

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. —1 Coríntios 13:13

Quando perguntei as pessoas que sofrem: “Quem te ajudou?” ninguém citou o nome de um PhD de um renomado seminário ou de um filósofo famoso. Todos temos a mesma capacidade para ajudar quem está sofrendo.
Ninguém pode colocar em uma embalagem a resposta apropriada para o sofrimento. Se você for aos próprios sofredores, alguns se lembrarão de um amigo que alegremente os ajudou a esquecer uma doença. Outros considerarão tal abordagem ofensiva. Alguns preferem o diálogo franco e honesto; outros acham tal discussão insuportavelmente depressiva.
Não existe uma cura milagrosa para alguém que sofre. Essa pessoa precisa principalmente de amor, pois o amor detecta instintivamente o que é necessário. Jean Vanier, que fundou o movimento L’Arche (A Arca) para os deficientes mentais, afirma: “Pessoas feridas que foram machucadas pelo sofrimento e doença pedem apenas uma coisa: um coração que as ame, se comprometa e que seja cheio de esperança.”
Um amor assim pode ser doloroso para nós. O apóstolo Paulo nos lembra o significado do amor verdadeiro: “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:7).
Muitas vezes Deus costuma usar pessoas comuns para trazer a Sua cura. Aqueles que sofrem não precisam do nosso conhecimento e sabedoria, eles precisam do nosso amor. —PY

Aqueles que não demonstram o seu amor não amam verdadeiramente. —Shakespeare Philip Yancey

TEMPO DE APOSENTADORIA

Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. —Mateus 16:25

Após trabalhar por 40 anos como professora, Janete se aposentou. Ela e seu marido aguardavam ansiosamente a chegada do primeiro neto.
A aposentadoria é o estágio da vida no qual muita gente simplesmente relaxa, viaja, ou diverte-se com hobbies. Quando Janete ouviu falar de um ministério para jovens em situações de risco numa cidade vizinha, ela logo percebeu que precisava se envolver. “Percebi que há crianças simplesmente esperando e eu podia fazer diferença,” disse ela. Começou a ensinar inglês a um jovem liberiano forçado a fugir da sua terra natal devido à guerra civil. Apesar de estar em ambiente seguro, ele não compreendia o novo idioma. Sobre esta oportunidade ministerial, Janete sorrindo falou: “Eu poderia simplesmente me ocupar fazendo compras, mas que graça teria?”
Janete está fazendo diferença. Talvez ela tenha aprendido um pouco do que Jesus quis dizer, quando afirmou: “Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á” (Mateus 16:25). Dedicar-se ao Senhor ajudando os outros requer desprendimento, porém um dia Jesus recompensará esse esforço (v.27).
Sigamos o exemplo de amor desta mulher, por Deus e pelos outros — não importa em que estágio da vida estejamos. —AMC

Trabalhe para o Senhor — o plano divino para a aposentadoria é fora de série. Anne Cetas

ENSINE BEM SEUS FILHOS

Ensinai-as a vossos filhos, falando […] e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. —Deuteronômio 11:19

A Valsa da Bela Adormecida, o Prelúdio de 1812 e A Suíte Quebra-Nozes fizeram parte das músicas da minha infância.
Às vezes, um narrador contava histórias ou — como no caso de Tubby, a Tuba e Pedro e o Lobo — apresentava os sons de diversos instrumentos as minhas irmãs e a mim. Em seu desejo de transmitir o seu amor pela música, meus pais usaram este método como uma ferramenta de ensino. Funcionou! O entrelaçamento entre os contos e melodias clássicas exerceu profundo impacto sobre nós.
Quando um adulto quer transmitir informações importantes à criança, muitas vezes é melhor contar com o apoio de uma história, pois esta é melhor compreendida e apreciada. É especialmente importante contar para as crianças as histórias da Palavra de Deus, porque as verdades duradouras da Bíblia podem moldar o caráter e mostrar as consequências das atitudes (1 Coríntios 10:11). Sementinhas de fé podem ser cultivadas em solo fértil e ajudar as crianças a ver como Deus trabalhou na vida de Seus seguidores através da história. As histórias bíblicas também revelam como Deus está intimamente envolvido em nossas vidas.
O que vimos Deus fazer por nós e o que Ele fez pelo Seu povo através da história deve ser transmitido à próxima geração (Deuteronômio 11:1-21). O futuro dela depende disso. Ensine bem suas crianças. —CHK

O caráter das suas crianças no amanhã, depende do que você colocar em seus corações hoje. Cindy Hess Kasper

NOS OMBROS DOS GIGANTES

[…] como fui com Moisés, assim serei contigo […] —Josué 1:5

Os gigantes têm um lugar especial em nossa tradição — histórica e literal. Do verdadeiro gigante Golias ao gigante ficcional da história de João e o pé de feijão, somos fascinados por estes personagens maiores que a vida.
Às vezes usamos a palavra gigante para honrar pessoas de tamanho normal que fizeram algo extraordinário. Um exemplo disso é o físico do século 17 Isaac Newton. Ele era um cristão comprometido e creditou seu sucesso a outros gigantes que o antecederam. “Se enxerguei um pouco mais longe,” disse ele: “é porque me coloquei nos ombros de gigantes.” Newton tornou-se verdadeiramente um gigante, em cujos ombros cientistas que o sucederam se posicionaram — até mesmo quando usaram as suas observações na conquista do voo espacial.
Quando Deus ordenou a Josué que liderasse os israelitas até a Terra Prometida, Josué certamente podia se colocar nos ombros de um gigante. Ele presenciou a liderança de Moisés durante 40 anos, e agora colocaria em prática o que aprendeu.
Josué tinha outra vantagem — a sua caminhada com Deus sustentou a missão da vida dele. Enquanto ele liderava Israel, tinha o exemplo de Moisés e a prometida presença de Deus.
Você procura por ajuda ao enfrentar o futuro? Procure um gigante para seguir. E jamais subestime a importância da sua caminhada com Deus. —HDF

É bom exemplo, alguém que conhece, segue e mostra o caminho. Dennis Fisher

A DERROTA DA MORTE

Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. —1 Coríntios 15:57

A fé cristã deve fazer diferença em nosso estilo de vida diariamente. Contudo, a prova final da nossa confiança no evangelho é a nossa reação diante da morte. Quando participamos do funeral de um amigo que partiu e amava o Senhor Jesus, nos reunimos para honrar um cristão, cuja firme confiança em Cristo abençoou ricamente a vida daqueles que o conheceram. As palavras ditas são mais uma expressão de louvor a Deus do que um tributo a um companheiro admirável. O culto é um testemunho da vitória do nosso Salvador sobre a morte e o sepulcro, que glorifica a Deus (1 Coríntios 15:54-57).
Quanta diferença do funeral de Charles Bradlaugh, um combatente britânico ateu. O escritor Arthur Porritt relembra: “Nenhuma oração foi feita diante do túmulo. Na verdade, nem uma palavra foi balbuciada. Os restos mortais foram colocados em um caixão leve e baixados a terra de forma um tanto quanto sem cerimônia, como se um cadáver em decomposição estivesse sendo colocado fora de visão apressadamente… parti com o coração gelado. Só então despertei e percebi que, a perda da fé na continuidade da personalidade humana após a morte, dá a ela uma vitória pavorosa.”
Os cristãos, entretanto, creem na comunhão face a face com Deus após a morte e a ressurreição final dos nossos corpos (1 Coríntios 15:42-55; 1 Tessalonicenses 4:15-18). A sua fé se alegra com a vitória sobre a morte? —VCG

Porque Cristo vive, nós também viveremos.
Vernon Grounds