Coleção pessoal de Pampiro27

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Só sabemos com exatidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida.

Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes.

O mais tolo de todos os erros ocorre quando jovens inteligentes acreditam perder a originalidade ao reconhecer a verdade já reconhecida por outros.

Ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato.

Pensar é fácil. Agir é difícil. Agir conforme o que pensamos é, de todas, a maior dificuldade.

Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.

Não sejam desertores de si mesmos.

A procura da verdade é difícil e é fácil, já que ninguém poderá desvendá-la por completo ou ignorá-la inteiramente. Contudo, cada um de nós poderá acrescentar um pouco do nosso conhecimento sobre a natureza e, disto, uma certa grandeza emergirá.

O homem verdadeiramente prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz.

A felicidade pertence aos que se bastam a si próprios.

Toda e qualquer fonte de movimento no mundo, seja uma pessoa, seja uma coisa, seja um
pensamento, é um “motor movido”. Dessa sorte, o arado move a terra, a mão move o arado, o
cérebro move a mão, o desejo de alimento move o cérebro, o instinto da vida move o desejo
de alimento, e assim por diante. Em outras palavras, a causa de todo movimento é o resultado
de outro movimento qualquer, o amo de todo escravo é escravo de algum outro amo. O
próprio tirano é escravo de sua ambição. Deus, no entanto, não pode ser resultado de nenhuma
ação. Não pode ser escravo de amo nenhum. É a fonte de toda a ação, o amo de todos os
amos, o instigador de todo o pensamento, o “motor não movido do mundo”.

O objetivo da guerra é a paz.

É possível fracassar de diversas maneiras, enquanto triunfar só é possível de uma maneira.

O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz.

A modéstia não pode ser considerada uma virtude, pois assemelha-se mais a um sofrimento do que a uma qualidade.

A dúvida é o princípio da sabedoria.

Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.

O duvidar, como o saber, me agrada.

A liberdade é a liberdade de dizer que dois e dois são quatro. Quando se concorda nisto o resto vem por si.

Pela liberdade, assim como pela honra, pode-se e deve-se arriscar a vida.