Coleção pessoal de Oyanitiatiina
A banalização da fé, é o resultado de uma religião cheia de turistas! Há muitos adeptos do candomblé nas redes sociais, pena que estes mesmos não se encontram nos terreiros e nas funções!
Acorda guerreiro(a)! Hoje é mais um dia de lutar! E para o dia de hoje, que você esteja à altura de merecer e receber tudo aquilo que você pedi ao teu Òrisá! Que Ògun abençoe o nosso dia!
Conheço muitos abians que se tornaram excelentes Iyawos, e também conheço iyawos que após a iniciação ficaram piores que alguns abians.
Para se transformar e se encontrar espiritualmente você não precisa se tornar Iyawo obrigatoriamente, se assim fosse muitas pessoas que passaram pelo roncó não estariam piores hoje do que quando eram abians.
Ser forte é você ter plena confiança nas forças da natureza que regem o universo pois nelas fazem morada os Deuses que regem nossos Oris!
Quando a vida resolver tirar tudo de você, decida pegar tudo de volta! E assim são as crias de Oyá, fazendo de cada obstáculo uma motivação!
Que perante o Òrisá as pessoas possam esquecer a patente, o « grau », pois nenhum cargo, posto, cadeira ou título é maior do que a grandeza dos nossos Deuses, nossos Òrisás!
Feliz daquele que acredita na vela que acende, no canto rezado, no passo dançado, no ritmo tocado!
Feliz daquele que se entrega ao vento, ao tempo, a água, a folha sagrada!
Feliz daquele que acredita no obí, na galinha que mata, na queda do jogo e no fogo que alimenta a alma!
Feliz daquele que faz da ancestralidade vivência e não somente referência!
Feliz daquele que luta pelo que quer, ganhando ou perdendo, mas sempre lutando e acreditando!
E quando a vontade bater, a pele doer e o coração apertar, mude! Mas mude pelo lado de dentro. A mudança começa na mente, o resto é só consequência! Um Orí em paz e saudável nos faz ter uma vida próspera e feliz! Você é a sua fonte de luz! Você é o dono(a) de sua vida! Mude sempre que tiver vontade!
O mais difícil não é escrever sobre OYÁ! É dizer tudo o que ela representa pra mim escrevendo pouco!
Muitas vezes somos como um campo minado e nossas emoções são mais densas feito explosivos prontos para serem detonados assim que forem tocadas!
Ah nossas emoções, como conviver com elas?
Não é algo fácil a lidar, mas precisamos aprender a nos desarmar desse peso, para que possamos ter segurança de atingir os sentimentos mais puros, onde encontraremos as maiores alegrias!
Quando uma lágrima desce pela nossa face, ela pode estar regando a alma e limpando os resíduos de tristeza ou de uma dor profunda que ainda provoca resistência em nosso coração.
A fé, a força da nossa oração, seja ela qual for e a qual religião pertencemos é o energético necessário para o nosso fortalecimento espiritual e não há contra indicações, porque em casos de doses excessivas, maior será o seu crescimento!
Quanto mais você reza, quanto mais você se conecta com o seu eu, com a sua força espiritual, mais fortalecido você estará.
Hoje em dia as pessoas têm cada vez menos o hábito de se recolherem internamente, as pessoas parecem que vivem no automático, rezam apenas dentro do terreiro, isso quando rezam, acendem velas também no automático e quase sempre também apenas dentro da roça ou em casa quando precisam.
Muita gente vive a fé de forma robótica, sem dar e sentir um real sentido a isso.
A reza a oração não estão nas palavras decoradas que aprendemos.
Rezar vai muito além que repetir mecanicamente palavras memorizadas.
Rezar é conversar com o nosso sagrado da forma mais sincera que temos.
É falar com Deus e com os Òrisás com o nosso coração!
A força da oração e da sua fé não está na vela que você acende. Está na intensidade e verdade com que você coloca em falar com o teu Deus e teu santo.
Uma vela acesa com pouca fé ou com fé alguma é o mesmo que nada.
A força também não está no fato de você pertencer ao candomblé e rezar em yorubá, bantu ou qualquer outro tipo linguístico.
Vejo muita gente se achando forte ou melhor do que outro porque rezam em yoruba, mas quando você pergunta o que estão rezando não sabem dizer não sabem sequer o que estão louvando.
Muita coisa se faz no automático hoje em dia, muito ainda se faz porque todo mundo faz.
Não se prenda a isso.
O que importa não é se você é de umbanda ou candomblé, se reza em português ou em chinês. O que importa é você fazer com segurança e verdade.
Tomara Deus que um dia não haja mais tanta guerra entre algumas pessoas por se acharem melhor ou mais fortes por serem de candomblé ou Umbanda. O primeiro passo a ser urgentemente dado e mudado é esse!
Enfim.. isso é tema para um outro texto..
Rezar nos ajuda a aliviar nossas emoções, nos traz segurança e acalenta nossa alma.
Rezar é estar diretamente ligado com nossa ancestralidade.
Com nossa força maior, força essa que só podemos sentir se estivermos conectados de fato com o nosso sagrado.
Experimente falar com o teu Deus com verdade e amor, esqueça as fórmulas prontas, a reza mais forte é aquela que vem do coração, é isso que realmente importa.
#Oyanitiatiiná🔥
O que é o vale das trevas quando se tem uma mãe que irradia luz por onde passa?
O que é a escuridão quando se tem o vento a seu favor?
O que é a tristeza quando nossos passos são protegidos e guiados por esta senhora, rainha dos raios?
Que OYÁ, grande mãe guerreira possa abençoar nossos caminhos!
Que cada passo dado seja a certeza da vitória!
Que nossa semana seja próspera, sob as bênçãos desta grande Mãe!
OYÁ hoje, amanhã e sempre!
#Oyanitiatiiná🔥
Zelador(a) bom/boa, não é aquele(a) que traz o seu marido ou sua mulher. Zelador bom é aquele que te ensina a amar primeiro a si para somente depois ter a capacidade de amar alguém.
Zelador(a) bom/boa, não é aquele que faz um ebó para você arrumar um emprego bem pago. Zelador bom é aquele que te faz entender que tudo na vida é mérito, que para você atingir os mais altos topos você precisa se capacitar, e muitas vezes sacrificar-se, dedicar-se e suar muito, pois ebó nenhum por si só faz você ter uma graduação ou desenvolver competência para uma função x.
Zelador(a) bom/boa não é aquele(a) que ameaça o filho e sim aquele que liberta.
Zelador(a) bom/boa, não é aquele(a) que possui fórmulas mágicas, que resolve os problemas milagrosamente.
Não caia nessa, isso não existe!
Zelador bom não é aquele que irá te dizer que tudo na sua vida é olho grande, macumba alheia, inveja ou demanda.
Sabemos o quão podre é a cabeça de algumas pessoas e que isso pode realmente acontecer, uma vez ou outra, mas ainda assim, não podemos colocar a culpa sempre no outro.
Hoje em dia as pessoas preferem dizer que estão com demanda do alheio nas costas e por isso não caminham, estão com macumba feita.
Então sinto muito te dizer mas a macumba do outro vale mais do que a tua fé! A tua força no teu sagrado e na tua proteção estão bem fracas e a força da maldade do outro é maior do que a tua fé e a tua força! Você está fraco!
Zelador bom é aquele que te ensina a agir com verdade, amor e seriedade para que nada você tema e nada te alcance. A diferença está aí.
Melhor do que ter quem quebre mandinga por nós, e nos colocarmos na posição de vítima e alvo do alheio sempre, é ter alguém que nos mostre e nos ensine os princípios antigos da vida que foram esquecidos, um Orí saudável, uma cabeça forte, positiva e confiante em si e na vida estão acima de qualquer negatividade vinda do externo.
Zelador bom meu amigo, é aquele que incentiva a buscar pela paz, pelo bem e pela coerência, e não aquele que irá te acostumar a jogar a culpa nas costas dos outros.
Zelador bom é aquele que te ensina que você pode e irá errar sim, mas que apenas você é dono de sua vida e que tudo o que nela acontece quem direciona é você!
Não é o que os outros falam ou fazem que dita o que você é, e sim o que VOCÊ faz, e como faz!
Bons zeladores e boas casas de Asé sempre existiram, o problema é que poucas pessoas se permanecem! O fácil e rápido tem mais iBope por oferecer fórmulas prontas e mágicas, agora quem realmente enxerga a fé e a religião como algo além do superficial leva tempo, moldar pessoas e as fazerem enxergar a vida com olhos melhores leva tempo, infelizmente muita gente não está disposta a isso!
Vale a pena lembrar também que o que é bom se vende por si só, o que é ruim faz propaganda de si. E assim é a mesma coisa com alguns zeladores modinhas das redes sociais!
Que me perdoem os vendedores de milagres.
Bom diaaaaaaa♥️
#Oyanitiatiiná🔥
Para que as coisas mudem é preciso transformar-se!
Para trilhar novos rumos, é preciso renovar, deixar nascer algo dentro de nós!
Toda e qualquer transformação só acontece assim, de dentro para fora!
Que saibamos ser os donos de nossas terras!
Que tenhamos um conhecimento mínimo do que somos, do que é nosso, do que somos feitos e para onde queremos ir!
Nem sempre é fácil, mas antes de chegar a um destino precisamos saber por onde ir, como ir e para que estamos indo!
Vejo muitas pessoas andando pela vida tanto física como religiosa sem um rumo certo.
Que possamos nos estabilizar em algum canto, não importa se grande ou pequeno, simples ou luxuoso.
O que importa é que tenhamos um lar, físico e religioso seguro, onde somos amados, amparados e onde aprendemos não a sermos perfeitos e sim a sermos menos banais.
Meu desejo é que as pessoas encontrem e descubram quem realmente são e todo o potencial que possuem!
Acreditar em si e acreditar na vida é o primeiro passo para a conquista e para a vitória!
Que saibamos tornar as coisas simples ao invés de eternamente achar empecilhos e problemas.
A cabeça cria demais, e muitas vezes os nossos problemas são causados e criados por nada além de nós mesmos!
Texto:#Oyanitiatiiná🔥
Sempre haverá quem torça contra você!
Sempre haverá quem critique a sua forma de viver e pensar!
Sempre haverá quem não concorde com o que você faz!
Sempre haverá quem queira estar no seu lugar nas alegrias mas que não queira estar contigo nas tristezas e nas tuas lutas!
Todos querem brindar contigo a vitória mas poucos te ajudam a construir o teu castelo!
A vida é assim, sempre haverá aquela pessoa que por ser infeliz e incompleta irá sempre urubuzar a sua vida, mas não liga não!
Siga o teu caminho!
Não dê importância a negatividade de quem não está contigo vibrando pelas tuas conquistas!
Não dê atenção aos palpites e opiniões negativas que nada acrescentam em seu caminho.
Depois das conquistas sempre tem aqueles que sequer estavam presentes na hora de moldar, construir e por a mão na massa, te ajudar então?? Nunca teve ninguém né? Mas após a obra finalizada sempre surge do além alguém para opinar, querendo de alguma forma participar do parabéns e comer uma fatia de bolo.
Não liga, siga em frente!
E se falarem?
Bom, um leão não se vira quando um cachorrinho late!
Siga os teus projetos de vida, mesmo que sozinho sem ninguém para te ajudar e apoiar, continue!
Não perca jamais o movimento!
Lute até conseguir!
Se tiver que chorar, chore!
Mas nunca deixe de ir em busca do que você quer!
Sei que muitas pessoas têm dificuldades de lidar com a falta de motivação, apoio, presença e força de um amigo, familiar!
As pessoas sentem falta do apoio moral, e muitas vezes acabam se frustrando com a ausência de um ombro ou uma mão estendida.
Foca no teu Santo, e vai!
Tenha força e saiba que nunca você estará sozinho, mesmo que você não veja sempre há alguém a te guiar, proteger e caminhar a seu lado.
A força do Òrisá pode ser invisível aos olhos mas não é insensível ao nosso coração!
Acredite, você nunca está sozinho!
Que Mãe OYÁ abençoe o nosso dia!
#Oyanitiatiiná🔥
Um dia eu ainda saio por esse Brasil fotografando o modo de vida de toda essa população linda e cheia de fé!
Se tem uma coisa que brasileiro tem é fé, e para viver ou melhor sobreviver aqui de fato é preciso muita! Não é facil todos os dias! Haja fé!
Já morei muito tempo fora daqui, já conheci diversos lugares, e não troco o meu Brasil por nada neste mundo!
Até o dia de hoje não conheci alguém que não goste de brasileiros!
Brasileiro contagia com sua alegria de viver!
Independente se candomblecista ou umbandista, todo brasileiro tem Axé!
Axé de levar leveza por onde passa, mesmo em momentos difíceis sempre com um sorriso no rosto.
O amor, a alegria e a fé movem as nossas vidas!
Nós brasileiros não podemos deixar isso morrer dentro de nós!
Um povo guerreiro, lutador, contagiante.
No dia que o brasileiro descobrir a grandeza de sua força este país será ainda mais belo!
A fé não te levanta! Ela te empurra!! Ela te obriga a ser algo melhor, rever conceitos, mudar atitudes!
Ter fé não é apenas acreditar!
Ter fé é se dar os meios de chegar onde se deseja!
Brasileiro já nasce com isso!
E como eu tenho orgulho desse povo!
Ser brasileira é a maior herança que eu poderia receber! Sou feliz por pertencer a este chão e a esta nação de pessoas que lutam e vivem com dificuldades sim, mas principalmente com muito amor!
Sei que tem varias pessoas que irão dizer mas ela é louca se eu pudesse eu caia fora daqui.
Lhe convido a ir!
Vá e e veja com os teus olhos, viva as suas experiências!
O que é bom para uns pode não ser para outros.
Por isso que cada um tem vida própria, é livre de ir e vir, agir e pensar.
Precisei de 14 anos longe e mais de 10’000km de distância pra entender que o meu lugar era aqui!
Sou eternamente grata a todas as belezas que pude ver mundo a fora, todo o aprendizado que passei, todas as pessoas que conheci.
E sou mais grata ainda por Deus e Òrisá terem me feito daqui e voltar para cá!
Hoje quis falar de fé.
Da nossa fé, do nosso povo.
Fé é algo que tem que ser renovado sempre!
Nascemos com isso dentro de nós, mas somos nós que devemos regar e fazer florir, pelo lado de dentro.
A fé não vem de fora.
Ela nasce e desenvolve dentro de nós!
Ótima sexta-feira para você, independentemente se é do candomblé, umbanda, católico ou o que for.
A fé não está vinculada a uma religião, se assim fosse não teriam tantas pessoas dentro das igrejas e templos religiosos sem fé.
Que a paz esteja com todos nós e a fé também!
texto: #Oyanitiatiiná🔥
Fotos1: índio Pataxó da aldeia Rio Silveiras, onde realizei um estudo sobre a cultura indígena.
Foto 2: Retrato tirado do altar de Dona Rosa, moradora de Biritiba Mirim, 64 anos, trabalha em lavouras, vive em situação precária, sozinha sem o auxílio da família, sua única fonte de energia é ser devota de Santa Bárbara, segundo o depoimento que ela me deu!
Dona Rosa anda a pé aproximadamente 1h por dia ida e volta, ganha super pouco, mora sozinha, ou melhor mora sem familiar nenhum mas sim com 12 cachorros.
Uma grande mulher que tive o prazer de conhecer em uma de minhas ações sociais aqui próximo a minha cidade.
Pessoas assim valem a pena conhecer, ter e conviver!
Gosto de gente guerreira!
Gosto de gente de fé!
Gosto das pessoas e espero sempre poder ajudá-las! ♥️