Coleção pessoal de OSEIASFRANCISCO
"A solidão é reveladora e vai levar você a entender os motivos de sua chegada nesse estágio existencial. Uns descobrem que são bons demais e os outros não os merecem. Enquanto outros descobrem que não são bons o suficientes para serem merecedores. E uns poucos vão descobrirem que a solidão também revela o quanto são suportáveis para si mesmos. A solidão pode levar a pessoa a pensar que o mundo todo não presta ou que ela não presta para o mundo, e aí temos um narcisismo exacerbado e um complexo de inferioridade acentuado. A solidão não é isolamento social, mas uma forma de interiorização, de fechamento em si mesmo, um mergulho nas profundezas de suas vísceras, onde pode descobrir tesouros ou ouro de tolos. Esse processo vai desvelar que somos codependentes, e afetamos e somos afetados mutuamente. Descibriremos que temos defeitos e virtudes como todos, e nas relações interpessoais temos a oportunidade de administrar, e de encontrar a dosagem adequada para criar bons e saudáveis laços. Laços protetores e acolhedores, solidários e cúmplices, e não de aprisionamento, sufocamento. Somos um, somos uns".
"A felicidade é um estado de espírito que produz harmonia, uma sensação prazerosa de paz, completude, contentamento, de transcendência. A circunstancialidade pode influenciar, mas não determina, porque o poder da felicidade cria novas realidades, e transforma as circunstâncias".
"Deslocamento e patrulhamento são duas modalidades da rotina operacional das Guardas Municipais. O deslocamento é a ação em que uma equipe vai cumprir uma missão certa, que pode ser desde o atendimento ou apoio as ocorrência de outra equipe. O patrulhamento é a modalidade que permite a prevenção de crimes e violências, mas também pode ser repressivo. A velocidade da viatura no deslocamento vai depender da urgência da missão a cumprir. Enquanto que, no patrulhamento a velocidade da viatura, para tornar efetivo e eficiente a prevenção e repressão, deve levar em consideração o tempo e o espaço necessário para perceber e processar as informações de situações e pessoas em situação de vítima ou de vulnerabilidade. Ou seja, a velocidade razoável dessa modalidade deve ser compatível a velocidade de um munícipe caminhando. Algo a enfatizar na modalidade de deslocamento é a necessidade de ampliar a atenção no trânsito para evitar acidentes".
"Desde adolescente ansiava conhecer para falar com propriedade. Hoje depois de mergulhar nas profundezas das ciências, em especial das humanas, apenas o silêncio restou. Cade vez mais quero me silenciar. Encontrei a resposta que tanto procurava: o silêncio. O mundo da liguagem, dos símbolos, significados, figurações, lógicas, ilusões, artificialismo, teias pegajosas, cria encanto e desencantos'.
"O fracasso pode ser uma sensação ou um fato, e às vezes, o primeiro precede o segundo, mas não há uma relação causal determinante. Sem exceção, todos nós viveremos em algum momento o fracasso, e ele não significa o fim, mas uma etapa dos processos da vida, e nossa postura diante dele é que vai decidir se será uma mola propulsora ou uma tragédia ".
"Um papo sereno entre nós. Pare um pouco, pense comigo e tire sua conclusão. Se desejássemos, a escola dos filhos dos ricos para os nossos filhos, com a mesma intensidade e força, com que desejamos o carro, a casa, a comida e as viagens deles, teríamos a médio e longo prazo, caros, casas, e poderíamos comer e viajar como eles".
"Eleições em 2022, o brasileiro mais uma vez vive o dilema: a esperança no político outsider e a desconfiança no político known. Um povo que é sempre usado como meio para projetos alheios, escaldado muitas vezes, agora está desconfiado e o desafio dos políticos pretendentes, aos cobiçados cargos da República, é conquistar a confiança e despertar o desejo do povo a creditar seu voto num nome, num projeto".
"Pare tudo e escute boas músicas que trarão harmonia ao seu espírito. A música é um tipo de remédio, que bem constituído e oportunamente administrado trás cura para a alma".
"A vida é imprevisível e alheia as pretensões humanas. Os planos são rascunhos, a versão final e sua realização depende muito pouco de nós. Rascunhar é necessário. Às vezes tão importante quanto o resultado é o processo. A vida é implacável e é preferível tê-la como aliada do que como inimiga".
PODER POLÍTICO, SOBREVIVÊNCIA INSTITUCIONAL!
"As Guardas Civis Municipais do Brasil têm o terceiro maior efetivo das forças policiais. SÃO GRANDES . Sobrevive às perseguições e todo tipo de ações contra seu desenvolvimento. SÃO FORTES e RESILIENTES . Enfrentam muitas dificuldades para trabalhar e com muita garra lutam pelos seus direitos. SÃO GUERREIROS e GUERREIRAS. Agora mais do que nunca, também devem ter a CONSCIÊNCIA e RACIONALMENTE buscar ocupar vagas nos espaços políticos e institucionais de poder deliberativo, nos Parlamentos e poder executivo. Esse é o caminho para nosso RECONHECIMENTO, VALORIZAÇÃO e SOBREVIVÊNCIA".
"A aparência diz muito da essência. Sua aparência revela conteúdo de sua essência, até mesmo o que você gostaria de ocultar. Quando você quer impressionar, ou enganar, sua essência impressa ficará. A autenticidade ou inautenticidade da aparência manifesta sempre o estado real da essência. Portanto, sejam nas faces ou nos disfarces, você será sempre Você ".
"Comumente as pessoas são mais propensas a criticar do que a elogiar. De fato criticar é muito mais fácil, por isso, muitos escolhem essa opção. Elogiar é um gesto nobre, culto, elegante, exige humildade, sinceridade, e às vezes, renúncia do próprio eu para reconhecer e promover o outro. É um gesto que emerge dos sentimentos e valores mais superiores da alma. Por essas razões muitos vão preferir criticar. A melhor maneira de viver é apreciar as críticas e delas tirar lições, e quando houver elogios receber e agradecer por ter encontrado uma alma nobre".
"O conhecimento é uma fonte de riqueza inesgotável. Quem recebe enriquece e quem doa jamais empobrece".
"Errar por pouco pode ser errar por muito. Quando você tiver apenas uma flecha na aljava, seu erro pode custar sua vida. Nossa existência também é assim, e por isso, não dependa da sorte, mas prudentemente certifique em manter sua aljava cheia".
"O poder fascina, atrai e seduz como as sereias mitológicas. Se pretende ir ao seu encontro, como Ulisses, se amarre ao mastro firme que sustenta seus valores, ou então fuja para não ser esmagado por ele".
"Durante o percurso de nossas vidas, em alguns momentos, estaremos diante do rubicão. Uns podem ter medo, outros decidem atravessá-lo, e ainda outros, descuidadosamente brincam com suas águas. O que há do outro lado? Cada um tem suas motivações e um rubicão a enfrentar. Um passado opaco, um presente duvidoso e um futuro imprevisível, mas promissor. Romper as margens é uma decisão irreversível, por isso, sempre tenha motivações claras, estratégia e força interior para suportar às adversidades e buscar resolutamente seu objetivo. O extraordinário é a recompensa para quem enfrentou e assumiu os grandes riscos de suas decisões ".
O CANTO DA RESISTÊNCIA
Primeiro invadiram meus espaços, eu cantei.
Depois derrubaram nossas arvores, meu canto não abafei.
Construíram casas e prédios onde só haviam arvores e plantas, eu cantei.
Meus jardins floridos deram lugar a ruas asfaltadas, preciso cantar. Incessantemente!
Roubaram-me tudo, quase tudo, porque meu canto eles não vão calar. Cantar é viver!
Canto para viver e vivo cantando.
Em todos os cantos ecoa o canto dos desencantos que incomoda alguns e encanta outros. Cantar é preciso!
Quando a noite se aproxima, eu canto.
Na madruga fria e angustiante, meu canto é alívio.
De manhã canto para receber o sol.
Sou Sabiá, sabe lá se me entende. Não importa! Apenas canto aos ouvidos das almas sensíveis.
Resistir é uma necessidade, o canto é minha arma.
Cantar na floresta era mais fácil, tantos cantos do Sabiá passavam despercebidos.
Sem florestas, sem flores e jardins uma sinfonia de um canto só resiste.
Não vão calar minha voz, sou Sabiá e não desisto nunca.
Para quem me fez o mal, eu canto. Quem canta os males espanta! Tento pelos menos!
Se um dia atentarem contra meu maior patrimônio, a vida, tirando o que restou, meu canto insiste e resiste, se pereniza nas consciências e nos mundos.
Mesmo ausente, meu canto soará nas consciências dos malfeitores e pelas ruas, vielas, becos, jardins esquecidos e em qualquer lugar onde o vento soar, meu canto continuará ecoando com sua melodia inconfundível nas memórias das pessoas. Cantar é se imortalizar!
A resistência do meu canto é a afirmação da existência. Canto, logo existo!
"Não importa a cor da farda, todos os agentes da segurança pública carregam o fardo da desvalorização e pouco reconhecimento político, por isso, devemos buscar ocupar os espaços políticos de poder. Se os homens e mulheres de bem não ocuparem esses espaços, os corruptos se perpetuarão e aparelharão a Administração Pública para fins particulares".
"Entre o desejo pessoal e a exigência social, existe a realidade inexorável. Para evitar a frustração na expectativa de realizações dessas exigências, o caminho do meio é avaliar antes de enfrentar e negociar o adiamento das satisfações para preservar a saúde mental e física. Evite o confronto e conflito desnecessários. Evite ser refém de suas vontades, e das expectativas dos outros, e também das circunstâncias. Seja livre para negar, frustrar e até adiar a realização dos desejos. Seja um bom negociador e sobreviva com saúde no jogo da vida ".