Coleção pessoal de oseias_gulart

81 - 100 do total de 411 pensamentos na coleção de oseias_gulart

⁠Pessoas comuns contentam-se em saber como as coisas são, pensadores buscam entender o porquê de ser como são.

Numa sociedade sem valores, o honrado trabalhador sem recursos é tratado como corrupto, mas o corrupto com recursos é tratado com honra.

⁠A inteligência é um fator espectral, mensurá-la com testes padronizados é um grande equívoco. No entanto é possível classificá-las entre inteligências concretas e abstratas.

⁠Diplomas e certificados não qualificam, mas habilitam para o exercício de determinada profissão. A qualificação engendra fatores vocacionais e emocionais que são intrínsecos ao indivíduo.

⁠Se alguém se autodenomina coach, mas tem seguidores, então é um charlatão. Pois o objetivo de um coach não é ter seus passos seguidos, mas contribuir para seu coachee (pessoa que recebe a mentoria) achar seu próprio caminho.

⁠É muito fácil estabelecer convicções daquilo que se pensa e quer, difícil é praticar ações que não andem na contramão disso.
A contradição é uma característica genuinamente humana.

⁠Confunde-se narcisismo com amor próprio. Venerar a própria imagem, bem como ter uma visão superestimada de si mesmo é narcisismo.
O amor próprio consiste em fazer escolhas que não sejam autossabotadoras e no autoconhecimento.

"⁠Crítica construtiva" é um pleonasmo, pois a crítica sempre constrói algo, seja de forma positiva ou negativa.

⁠A capacidade de um indivíduo em tomar boas decisões sobre determinado rumo, consiste em ter bem definidas as respostas para as seguintes perguntas:
O que fazer?
Para que, ou por que fazer?
Como fazer?

⁠O diploma não é sinônimo de qualificação, mas de quantificação. A qualificação plena para quem busca a excelência naquilo que se propôs a fazer, envolve busca constante por aperfeiçoamento técnico e interpessoal na mesma proporção.

⁠Para decisões difíceis jamais haverá o momento certo.

⁠A felicidade é semelhante ao ar. Ninguém percebe, exceto em sua ausência.

⁠Confunde-se o prazer com a felicidade porque o ser humano é viciado em sensações, mas a felicidade na forma mais profunda é uma ausência delas. Razão pela qual muitos só a descobrem quando é perdida.

⁠Muitas Constituições enaltecem a equidade, a liberdade e a igualdade, mas para o povo ficar satisfeito é preciso apenas três coisas: comida, segurança e entretenimento.

⁠A comparação jamais resolverá o problema do descontentamento porque ela é justamente o que causa. A gratidão só é possível quando há uma disruptura com qualquer parâmetro que seja alheio ao próprio sujeito.

⁠O medo é a fé no modo negativo, pois ter medo é acreditar que algo ruim tornar-se-á realidade.

⁠Não é que o tempo esteja passando mais rapidamente, são os indivíduos que estão cada vez mais buscando distrair a mente, ao invés de estimulá-la.
O desperdício de tempo com coisas nada produtivas causa a percepção de aceleramento.

⁠A filosofia é a mãe de todas as ciências, precursora do conhecimento humano,
que nasceu na alma do primeiro curioso que atreveu-se a questionar.

A mendicância digital consiste em exaustivos pedidos dos criadores de conteúdo por likes e inscrições.

⁠⁠O casamento não se trata de ser feliz, tampouco apenas para fazer a outra pessoa feliz, mas principalmente de estar ao lado em momentos de tristeza, pois é na dor que o amor reverbera.