Coleção pessoal de nizjoyce
Que todos os nossos sonhos passem pelas mãos de Deus.
Que nada tire o encanto da vida e a importância das coisas simples.
Que o nosso coração filtre todos os sentimentos e emoções, e que só fiquem aqueles que nos fazem bem.
Que nada nos limite, pois o vento que sopra as nossas asas se chama "Fé".
A nossa força vem de Deus, a nossa esperança está em Deus, e a nossa vida está nas mãos de Deus.
Te desejo dias simples, afetos sinceros, bons livros, mesa farta e florida, amigos decentes e ocupação dignificante. O resto é sobra. E sobra é o que não te fará a menor falta.
"Sua personalidade é uma projeção, o seu nome é só um rótulo, o seu corpo é impermanente, seu 'status' é irrelevante, sua opinião é só um ponto de vista, seus pensamentos e emoções são temporários e relativos a sua experiência.
A continuidade do seu 'eu separado' é recriada a cada milissegundo pelo seu cérebro. No tempo que você estava lendo isso, o seu cérebro criou você milhares de vezes, e deixou para trás milhares de fantasmas de você.
Você morre a cada instante e um novo você nasce, mas a sua mente se apega a imagens e as idolatra, coloca-as em pedestais e as protege com toda sua força.
Você não é a vida que vive, não é o carro que tem, nem quanto dinheiro tem no banco. Você não é sua personalidade e nem os seus pensamentos.
Você é INFINITAMENTE maior do que acha que é, só esqueceu de sua essência, sua conexão, o seu amor, o VERDADEIRO AMOR!
Não se prenda a conceitos desse mundo e dessa pequena vida, vá além!
Você é consciência pura, você é o Observador, você é o AGORA!
Este estado de consciência é o que Buda chamava de 'tathāgata', o verdadeiro ser, em tradução livre significa 'aquele que se foi' e 'aquele que chegou', significando que está além dos fenômenos da realidade de tempo e espaço.
Quem você é, é absolutamente inimaginável…
Quando você parar de se imaginar sob qualquer forma, há uma revelação que nunca foi falada, mas esta revelação é experimentada diretamente.”
"Superficialidades mais se valem das aparências. É como julgar livro pela capa. Dar nota míope ou distorcida na falta do mínimo esforço em aprofundar-se além daquilo que se vê.
Aparências enganam tanto assim? Tenho pra mim que nem sempre... Julgamento é espelho. No desconhecimento da essência alheia projetamos a nossa própria... Positiva ou negativa. Assertiva ou equivocada. E quase sempre a mais cômoda aos nossos conceitos e pré conceitos. Conquanto, a verdade do outro nunca esteve presa à nossa zona de conforto...
Não é mais simples e honesto perguntar antes de estabelecer uma complexa trama na tentativa inútil e estéril, de adequar o universo do outro ao nosso?
Liberdade e confiança a gente oferece e conquista... Mas também se perde."
"Fui tentar a sorte e a fé me encontrou. Fui buscar liberdade e a paz me achou. Fui mudar de vida, mas a minha nova vida me mudou. Fui tentar ser feliz, mas descobri que já sou..."
Jesus é um mestre a quem muitos milagres foram atribuídos. Dizem que ele ressuscitou mortos, transformou água em vinho, multiplicou alimentos e fez cegos enxergarem. Mas isso é pequeno perto do maior milagre que ele realizou; é apenas um jogo para acordar a fé das pessoas. Às vezes, somente milagres como esse (que transcendem os limites da mente) podem acabar com o sonho do ceticismo. Porém, o maior milagre de Jesus foi amar e perdoar até mesmo aqueles que o crucificaram. Esse é o verdadeiro milagre: a superação do ódio, da vingança e do medo; é compreender que o ataque, os maus tratos e o ódio do outro são, na verdade, gritos de socorro.
"A verdadeira humildade é você dar o melhor de si sem se sentir melhor que os outros. É você ter consciência das suas qualidades, mas reconhecer que tem muitos defeitos também.
É você mostrar os seus talentos sem querer abafar os talentos dos outros. É você admirar os outros pelo que eles são sem esquecer que você também é filho de Deus.
É você admirar os outros pelo que eles fazem sem esquecer que você também é capaz de fazer coisas maravilhosas. É você aceitar cargos importantes, mas fazer deles uma maneira de servir ainda mais.
É você aceitar a vontade de Deus sem abrir mão da sua responsabilidade de tomar decisões e fazer a sua parte. É você saber que faz parte do universo e que é uma peça importante na engrenagem criada por Deus.
É você dar a sua opinião com a disposição de ouvir a opinião do outro. É você ser capaz de aprender com os outros sem perder sua identidade própria.
É você usar os bens da melhor forma possível, sem se tornar escravo deles. É você saber viver na simplicidade sem sentir-se superior àqueles que são apegados às coisas.
É você olhar para frente e seguir adiante sem esquecer quem está do seu lado. É você escalar alturas sem pisar em ninguém.
É você saber que a santidade só faz sentido na convivência com as pessoas. É você oferecer aos outros o que você tem de melhor sem impor-se a ninguém.
É você não depender de elogios nem recompensas para fazer o que é certo. Resumindo: a verdadeira humildade é você ser como uma flor: frágil e efêmera, mas que desabrocha beleza e exala perfume."
Dobrar os joelhos, sim. Mas dobrar também a arrogância. A simplicidade é o caminho que nos leva à Deus.
Aqueles que são leves sempre voam alto. Ser leve é ser sem carga. Se você carrega algo você fica impedido de voar. Ao ser leve você nunca fica cansado de suas responsabilidades. Você é um tutor. Um tutor nunca fica cansado. Quando nada é seu, não pode haver carga. Seja amoroso e desapegado. Seja um mestre e uma criança."
Não procure Deus olhando para o céu. O procure em cada par de olhos, nas árvores, nas montanhas, em cada abraço e também nos animais. Como? Quando você enxerga Deus dentro de você mesmo, verá que é fácil o reconhecer em todos os lugares.
"Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso."
"Pureza... Estado natural da alma. E do coração. Transparência no sentir, no pensar, no agir. É viver sem julgar. É manter-se na simplicidade e na alegria. É viver no absoluto. É ter sempre o coração aberto. É o que nos permite recomeçar sem medo de errar."
"Atualmente, existe uma disputa ferrenha para saber quem é o melhor nisto, ou quem é o melhor naquilo, e isto sempre atrapalha o bem viver, já que existe a ânsia de vencer alguém. Mas, quando as pessoas compreenderem que o mundo não é para ser disputado palmo a palmo, mas sim compartilhado, quando deixarem de lado o desejo de ser 'o centro das atenções', talvez entendam que a humildade é privilégio dos grandes, e apenas os medíocres não sabem disso.
Para que essa necessidade de se provar que é melhor do que os outros? Deixe que os outros julguem se realmente somos bons naquilo que fazemos. Façamos nossa parte bem feita, sem a preocupação de aparecer como o melhor, evitando pisar nos outros que talvez possam atrapalhar nossa marcha, para que nosso mérito possa ser reconhecido por realmente, existir.
Devemos nos aperfeiçoar naquilo que fazemos, estudando, procurando sempre melhorar. Fazendo bem feito, não precisamos diminuir a capacidade alheia para provar nossa superioridade, ou melhor, nossa qualidade.
Aprendendo a respeitar as pessoas, as plantas e os bichos como obras da mesma natureza que os fez, o indivíduo cresce espiritualmente, e melhora tanto como pessoa, que não lhe sobra tempo para criticar outras pessoas. Para mostrar que é bom, não precisa tentar provar que outros são inferiores. Basta fazer sua parte bem feita. Faça seu sucesso às custas de sua capacidade, e não graças à incapacidade dos outros. Não existe muito mérito se obtivermos sucesso graças à ineficiência alheia, ou mais ainda, se precisarmos prejudicar alguém para conseguir êxito.
Nunca devemos negar nossos conhecimentos a quem nos procurar. A soberba faz mal para o próprio indivíduo, pois acaba afastando amizades, e pior, provocando inimizades.
Caminhar ao lado de um amigo, sorrir inúmeras vezes por dia, falar sempre de coisas boas, procurar conhecer o lado bom das pessoas, esquecer os erros do passado, cair (mas levantar sempre), sorrir (mesmo diante de uma negativa), irritar-se em certas horas, mas procurar reverter isso imediatamente, repudiar a inveja e a ingratidão são atitudes que tornam nossa vida melhor, porém são extremamente, difíceis de seguir. O ser humano sempre pensa na revanche, na vingança, na represália, ao invés do perdão...
É uma questão de aprendizado, não acontece de forma repentina. Mas, vale a pena tentar. A vida nos correrá bem melhor. Criaremos uma aura positiva à nossa volta... Obter êxito por méritos próprios, atrai admiração... A vida é um espelho, e nos devolve aquilo que fazemos.
O indivíduo que consegue inserir em sua vida a prática cotidiana de atitudes positivas, não se torna apenas o melhor amigo, o melhor pai, o melhor chefe e a melhor companhia. Não faz apenas a felicidade dos outros, mas torna-se verdadeiramente, feliz.
A maioria das pessoas procura a felicidade como um fim, não como um caminho..."
''Generosidade é capacitar todos a progredirem. Aquele que é generoso diz: você primeiro. Ele não fica o tempo todo falando eu, eu. Generosidade é manter os outros na frente. Paradoxalmente, quando a pessoa não tem o desejo de manter-se a frente, ela alcança os frutos que seu coração deseja. A linguagem da generosidade é a linguagem do contentamento e de trazer benefício a todos. Os que falam essa linguagem são chamados de vitoriosos.''
"Reprogramando a mente, eliminando palavras de negação, dúvida e bloqueio como: nada - difícil - complicado - nunca - jamais - ódio - raiva - caos - ruim, e afins. Poder é receber de volta tudo que se emite de positivo. É da Lei - do cosmos."
"Sim, Deus nos perdoa sempre! É algo absolutamente intrínseco e de natureza muito superior à nossa limitada compreensão. Contudo, pedir perdão é só o primeiro passo. O arrependimento desencadeia o processo de auto cura, de reajuste. Mas o fato de obtermos a misericórdia divina não nos isenta da responsabilidade e do dever de reparação. É preciso primeiro superar o dano causado através das AÇÕES para com os semelhantes. Além da intenção sincera, é necessário humildade ao merecer o recomeço, para alcançar a total liberação das energias negativas envolvidas, e sobretudo, para o auto perdão. Somente depois de olharmos para dentro, para baixo e para os lados é que atingiremos o alvo mais elevado que é Deus."
Sempre aprendendo
Tenho aprendido que grande parte daquilo em que juramos acreditar pode ser somente crença alheia que a gente não passou a limpo.
Que pode haver algum conforto no acordo tácito da hipocrisia, mas ele não faz a vida cantar.
Que se não tivermos um olhar atento e generoso para os nossos sentimentos,
podemos passar uma jornada inteira sem entrar em contato com o que realmente nos importa.
Que aquilo que, de fato, nos importa, pode não importar a mais ninguém e isso não tem importância alguma.
Que enquanto não nos conhecermos pelo menos um pouquinho, rabiscaremos cadernos e cadernos sem escrever coisa alguma que tenha significado para nós.
Tenho aprendido com o tempo que quando julgamos falamos mais de nós do que do outro.
Que a maledicência acontece quando o coração está com mau hálito.
Que o respeito é virtude das almas elegantes.
Que a empatia nasce do contato íntimo com as nuances da nossa própria humanidade.
Que entre o que o outro diz e o que ouvimos existem pontes ou abismos,
construídos ou cavados pela história que é dele e pela história que é nossa.
Que o egoísmo fala quando o medo abafa a voz do amor.
Que a carência se revela quando a autoestima está machucada.
Que a culpa é um veneno corrosivo que geralmente as pessoas não gostam de ingerir sozinhas.
Que a sala de aula é a experiência particular e intransferível de cada um.