Coleção pessoal de nizjoyce
Quer saber a diferença entre um mestre e um iniciante? O mestre falhou mais vezes do que o novato já tentou.
"Que preguiça de gente mesquinha.
De egos mal-acostumados.
De gente que quer o mundo girando ao redor do seu umbigo; que quer aplausos a todo custo.
E quando não recebe, bate o pezinho revoltado.
Preguiça desses donos do mundo, de tanta conversa fiada.
Preguiça de papo furado.
Não bato palma pra maluco dançar, não entro em jogo de interesses, não tolero pataquada.
Tenho uma imensa preguiça de quem precisa provar ser mais que alguém, pra sentir-se menos água de batata."
"Se eu pudesse condensar tudo o que é belo, todos os mares, o céu, as estrelas, se pudesse comprimir de tal forma que coubessem em palavras e traduzisse em textos que expressassem com fidelidade cada movimento de vida, cada brisa, cada expressão humana, cada emoção capturada em frases, ainda assim, não seria suficiente.
Mesmo que eu tivesse a palavra ideal para cada situação, pudesse dizer exatamente o que fazer diante das 'peças' que a vida prega, conselhos perfeitos para gente tateando no escuro, confusas, ainda assim, seria muito pouco.
Eu poderia compor músicas que invadissem a alma e ajudasse a organizar mentes inquietas, diminuir ruídos, sons com poder de acalmar, despertar, conduzir pensamentos para dimensões de silêncio, mesmo que fosse assim, faltaria muito.
Há os que se expressam pela via da arte, da pintura, das imagens mágicas que retratam o mundo em pinceladas, um momento, uma cena fixada no tempo a partir do olhar único e talentoso do artista, uma nova perspectiva que pode emocionar e, por mais fundo que toque, não é o bastante.
Dentro de cada humano existe uma dimensão que não pode ser acessada pelo intelecto, nem pelas emoções, tampouco pelo conhecimento. Um espaço em nós aonde as palavras se esvaziam, as imagens diluem e todo conhecimento se transforma em códigos indecifráveis, inúteis, sem nenhuma servidão.
Nesse lugar, nossas perguntas, por mais serias que sejam, se apequenam, sem necessidade de respostas, argumentos ou explicações de nenhuma natureza. É o ponto aonde todas as dores se calam e os caminhos clareiam.
Se eu pudesse traduzir todos os sons do universo, cada imagem, cada movimento e aplicasse um sistema de pensamento que desvendasse tudo o que nem a ciência imagina, se eu fosse capaz de aprofundar consideravelmente todos os enigmas da filosofia e os mistérios da teologia, ainda assim serviria para pouco.
Dentro de cada humano existe uma dimensão que jamais será acessada pelos caminhos do ego ou por qualquer ferramenta mental. É a dimensão do incognoscível, da alma, do espírito que não se impõe, mas observa, que aprende a ouvir, calar, ser grato, consciente diante do que é.
Cada movimento da vida deve nos levar para essa dimensão e cada experiência contribui para que aprendamos a descansar nela, onde tudo é claro, tudo é paz, tudo é.
Para que ninguém se glorie em si mesmo, para que os loucos confundam os sábios, para que cada humano veja e entenda de fato do que é feito."
"Pouca coisa é necessária. Estar em paz, viver em consciência, em liberdade de ser, o resto é sobrecarga."
Desde sempre me bastou a mim ser APENAS eu mesma em minha versão autêntica, única e original. Cópias me desinteressam.
"Eu acredito no poder da verdade. Acredito na força do trabalho. No valor da educação. Na importância da ética. Acredito que ninguém deve ignorar o que acontece. Que é necessário aprofundar as análises. Acredito no vento da mudança. E acredito que a razão acaba por prevalecer."
"O desapego ainda é parte da ilusão do ego. Ele reflete a sensação de que tenho algo e abro mão, de que era 'meu' e desapeguei. Nada nos pertence, nem ninguém, nem coisa alguma. Só preciso ter consciência disso."
"Temos tanto poder de transformação em nossas mãos e não nos damos conta disto. Não trazemos este fato à nossa consciência, ao nosso controle, para que possa ser trabalhado com sabedoria. Temos tanto poder de criar e destruir nós mesmos e os outros, mas não percebemos que constantemente, diariamente, alteramos fragmentos de vidas ou até mesmo vidas inteiras em apenas um segundo.
Um segundo poderoso onde a escolha entre duas palavras pode mudar todo o rumo de uma vida: SIM e NÃO. Duas palavras poderosas e transformadoras que necessitam de apenas um tic do relógio para mudar o mundo. Quando adquirirmos a plena consciência do poder existente nestas duas palavras, entenderemos que em apenas um segundo poderemos transformar nossas vidas em um lugar cada vez melhor de se viver.
SIM e NÃO: um segundo que pode mudar toda a sua vida. Uma escolha muitas vezes cruel... porém, necessária. Use com consciência e sabedoria, e na dúvida...use a carta escondida na manga: a sua INTUIÇÃO."
Quando você preenche tua mente com coisas positivas você encontra a paz e a força inabaláveis de sua essência, que estão além de qualquer problema, preocupação e emoção nocivas vigentes em sua vida, lhe direcionando ao melhor caminho. Ideias e soluções chegam até você como em um passe de mágica, enriquecendo assim sua vida. É na tua essência, encontrada através do pensamento positivo que você encontrará tua força e teu centro de paz. Não importa o quão difícil se torne. Use toda sua inteligência e força interior para fazer nascer o pensamento positivo como sendo uma Mãe que necessita invariavelmente fazer nascer seu filho no trabalho de parto.
Dê a luz aos seus melhores pensamentos e você verá que nenhuma situação, pensamento ou emoção ruim é tão forte ao ponto de não poder ser destruído ou transmutado. Quem dá a força aos aspectos negativos é você mesmo, portanto, você também tem o poder de redirecionar esta mesma força para algo melhor.
Esta é a verdadeira batalha entre o bem e o mal que alguns pensam, ilusoriamente, estar do lado de fora. O verdadeiro mal não está na essência do ser. Está na mente da pessoa.
"Sua vida funciona da mesma forma que um rádio. As ondas sonoras são atraídas pelo que é sintonizado no mostrador. Se você não assumir o controle do seletor você continuará ouvindo as mesmas músicas de sempre. E depois você se pergunta o por que de sua vida estar infeliz, um tédio, um marasmo? Da mesma forma que você muda a sintonia no rádio você pode assumir o seletor da sua vida e sintonizar uma emissora melhor.
O Rádio é você, o Seletor é a sua mente, a Emissora é a sua vida e as Ondas Sonoras é tudo que existe ao seu redor e é atraído pelo que você mesmo está sintonizando. Perceba que ninguém é obrigado a ouvir músicas ruins, tristes e de que não goste. Se você está ouvindo o que não gosta é porquê você mesmo escolheu esta seleção, ou pior, tem alguém tomando conta do Seletor no seu lugar. Quer mudar sua vida? Assuma o controle deste Rádio e conecte-se ao que verdadeiramente você quer, deseja, lhe faz feliz e necessita."
Teu maior inimigo não é o mentiroso, nem o invejoso. Teu maior inimigo não é quem te calunia, nem quem te constrange. Teu maior inimigo não é quem te sabota por despeito, nem quem luta pra te desclassificar. Não é quem tenta te diminuir. Teu maior inimigo é a falta de amor-próprio. Quem não alimenta amor por si mesmo não se preserva, vive vulnerável e acredita em rótulos. Quando acreditamos em nós mesmos e no que somos capazes, conceitos alheios se tornam descartáveis, e não voltamos nossa atenção para superficialidades.
"Preferível encarar a Luz da vontade de Deus a permanecer nas trevas da limitada compreensão. Aprendiz de fé sabe desde muito cedo que nada ou ninguém pode mais que Deus. É só esperar pra ver... 'Senhor, que se cumpra a Vossa vontade'. Assim, desbravamos o presente e alcançamos o futuro nessa certa interação. Antes a 'mão de Deus' a nos segurar que os atalhos enganosos do caminho a nos atrasar. No cuidado de Deus somos sempre vitoriosos, ainda que as circunstâncias apontem o contrário. Neste mundo de equivocadas ilusões, só a poderosa bússola da fé para nortear as escolhas de cada dia."
"Para compreender a essência da paz, abra as portas da alma e estabeleça nessa comunicação sua pura essência, assim como o sentir da unidade da vida em todos os seres, desde o mineral até o homem, em suas interdependências e impermanências. Numa lei comum e natural, assim como um arco-íris aparece em locais de tantos sofrimentos e o alecrim e alfazema, transmitem alegria, porque tudo é vida. Regida por um princípio, que apenas na alquimia que apura a alma, irá compreender, sem passar pela razão ou pela busca de uma síntese, que acalmará o coração da existência. É simples por demais quando deixamos de atrair conflitos, exigências compulsivas, até que se sinta num grão de areia o deserto todo. Numa gota o oceano, todo universo com eco de fé. Onde quer que você esteja, esteja por inteiro, aceite que toda falta está na ausência. A paz será seu chão e seu teto!"
Fátima Bittencourt
“Tudo quanto pudermos dizer em louvor de Maria Santíssima é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus.”
"Cada alma emite vibrações harmônicas, notas só percebidas por aqueles que estão na mesma frequência!"
O verdadeiro humilde sempre duvida das próprias virtudes e considera mais seguras as que vê no próximo
"Não ande com medo de punições. Não seja por medo. Se é para temer alguma coisa, tema o cinismo de quem finge que vê, mas é cego, a amargura de quem se resignou na própria loucura e não permite que os outros enxerguem, que se agarra à alguma teoria somente por temer ser punido. Não tenha medo, mas tenha fé."
"Quem entre nós detém a verdade? Quem é o homem ou mulher que entendeu absolutamente tudo, que tem todas as respostas, que não vê contradições, não se inquieta com suas próprias questões, seus medos, suas dúvidas, ainda que sejam mínimas?
Quem disser que está acima disso, ou mente, ou é ingênuo. De um jeito ou de outro estamos todos buscando.
Diante do que somos, a forma como nos rotulamos não faz a menor diferença. Somos o que somos e nossas escolhas sempre refletirão a realidade. É isso que vale.
Esse mundo está lotado de ideias, filosofias, regras a serem seguidas, discursos absolutos, cartilhas, leis, mandamentos, donos da verdade nas igrejas, nas Tvs, no rádio, nas universidades, na política, nas esquinas da vida.
Há sempre alguém defendendo uma ideia que tem cara de definitiva, uma 'tese irrefutável', há fundamentalistas e pacifistas, religiosos, humanistas, esotéricos, místicos, capitalistas, comunistas, intelectuais, ideologias em excesso, construções em demasia, desentendimentos que levam ao mesmo lugar, à confusão, à intolerância, ao desamor.
É assim que permitimos nos condicionar: por medo. Fingimos ser o que nem nós mesmos acreditamos, tudo por medo.
A razão pela qual precisamos desses rótulos está ligada ao fato de não crermos em nada que vá além da superfície, dos discursos, das formas, das fórmulas, das palavras, do que nos dê alguma sensação de segurança. Quem admite perder o controle e dar um salto no escuro em busca da verdade?
Não ande com medo de punições. Não seja por medo. Se é para temer alguma coisa, tema o cinismo de quem finge que vê, mas é cego, a amargura de quem se resignou na própria loucura e não permite que os outros enxerguem, que se agarra à alguma teoria somente por temer ser punido. Não tenha medo, mas tenha fé.
Ter fé não é ser um devoto religioso, mas, sobretudo, é caminhar em gratidão, perplexo muitas vezes, perdido tantas outras, sabendo que a verdade e a liberdade devem se conjugar, que todo aquele que procura em verdade, pacificado, encontrará."