Coleção pessoal de MichellSantana
Descobri que possibilidades reais são ofensivas. Não é preciso desejar o inevitável para se saber a finitude das coisas.
O simbólico é preexistente à realidade. O simbólico é a base lógica do real, pois a noção de realidade não é só dedutível da mera observação empírica.
Pensamento com rédeas é um pensamento escravo de outro tipo de pensamento. Uma mente limitada é uma jaula particular.
Será que o outro se sente bem sabendo que você está bem? Você se sente bem com sua resposta? Ou se sente bem em saber que está se enganando?
Creio eu - creio somente - que o Universo é uma belíssima e misteriosa ilusão, e que o acaso que cerceia sua criação não é um acaso, é proposital. É a atemporalidade da consciência que cria o conflito entre a hipótese e o empirismo.
A ordinariedade julga indigno aquilo que nunca irá entender e traduzir, nem por milagre, tampouco por decadente empatia.
Se o álcool nos desse juízo, viver bêbado seria uma virtude, e não essa indecorosa vergonha que afoga o desvairado em sua própria desonra.
Se cada caso é um caso e tudo é relativo, não devemos generalizar uma experiência que nos é empirica.
A liberdade de expressão deve ter um certo limite. Pois qualquer coisa que se radicaliza (inclusive essa liberdade), se torna bestial, despropositado e estúpido. E o respeito é o limite que estava faltando nessa liberdade.
- Sobre o Charlie Hebdo.