Coleção pessoal de Memento
Nas mais diversas profissões, muitos evitam elogiar as habilidades e a competência de outros colegas. Sentem que o elogio pode colocar em risco a própria ascensão profissional. Uma grande besteira! O tempo possui o poder de dissipar os equívocos do egoísmo, da vaidade e do orgulho. Quando envelhecemos, a aproximação da morte alerta-nos da tolice da amizade perdida em nome da vaidade e da ascensão profissional. Na senilidade, o saber da fraqueza, torna-nos fortes. Na juventude, o saber da fortaleza, torna-nos fracos. Com passar dos anos as certezas são substituídas pela flexibilidade e pelo bom senso. Alguns aprendem mais cedo, outros mais tarde de que a competição vaidosa trará apenas amargura na alma. Devemos preservar o caráter ilibado em qualquer circunstância. Se quer ascender, não queira ser melhor que o outro, mas supere a si mesmo. Não tenha medo de elogiar, nem minta sobre a competência daqueles que julga serem seus adversários, pois muitos deles não lhe consideram um oponente, mas um parceiro e ainda que considerassem, você não obteria bons frutos na vã estratégia de competir a qualquer preço. Já ouvi músicas de Oswaldo Montenegro que homenageiam Zé Ramalho, Alceu Valença, Renato Teixeira... Parabéns ao cantor que não tem nenhuma objeção em expressar sua admiração aos colegas músicos, pois isso não diminuiu sua grandeza como artista.
O hábito de ler proporciona liberdade de expressão e de escolha, e ainda fomenta o nascimento de novas células cerebrais (neurogênese), deixando o cérebro mais eficiente; possibilita clareza na visão de mundo; aumenta o vocabulário e a capacidade de comunicação; fortalece o raciocínio, a memória, a criatividade e o poder de concentração; é prazeroso, mas, sobretudo, emancipa o ser humano cultural e socialmente.
Pedir DITADURA em movimentos democráticos é pura insanidade.
SOBRE OCORRIDO NO PROTESTO "VEMPRARUA" EM 2015
Uma das faces mais relevantes da inteligência é distinguir o ser, do que diz ser e do que pensa ser.
Se você quer produzir as mesmas ações de um político, consuma um mix de paçoquinha, suco de uva e camarão passado. Em poucas horas obterá êxito.
Antes de voar, a borboleta arrastou-se como lagarta. Logo, quando vir alguém no pleno êxito, deve saber que ele perpassou obstáculos e labores"
O neurocientista Antônio Damásio afirmou certa vez que só a arte pode melhorar o ser humano. A arte serve para provocar sonhos, mexer com as emoções e com imaginário, oferecer sentido à existência, e, até mesmo, causar estranheza diante do inusitado. A arte possibilita a recriação de um mundo mais belo e feliz.
Trecho do livro O TEMPLO DE AIAKOS
Não olhe ninguém de cima para baixo, pois, quando morremos, em nossa despedida, ficamos todos na mesma posição e se pudéssemos ver, seria debaixo para cima.
Certos homens, por inveja, desejam tanto ocupar alguns cargos, porque julgam que brilharão tanto quanto os que estão nessas funções, aliás, preocupam-se mais com a luz do que com o próprio ofício. Certo dia, eles conseguem o tão almejado posto profissional, não interessa se por vias éticas ou não. O que importa é substituir quem lhes ofusca a visão e, agora, será sua vez de brilhar, pelo menos é o que pensam; mas, na vida, não basta desejar, tem de ser competente e comprometido. Este tipo de sujeito alimenta a vivacidade de seu antecessor e causa grandes estragos na instituição que o contratou. Se a empresa é privada, perde o dono e o cliente; se a empresa é pública, perde o governante e a população. Homens que procuram status encontram o fracasso, já homens dedicados ao labor encontram o status, mesmo que isso não lhe tenha o menor valor. Termino este texto com o pensamento de Tom Chung: “O comprometimento é que transforma a promessa em realidade, comprometa-se em oferecer o melhor de si em qualquer circunstância, essa é a diferença entre os sapos e os príncipes
A sabedoria é resultante da inteligência, depois de minuciosas observações e pós-experiências traumáticas.