Coleção pessoal de marcusronsoni

121 - 140 do total de 199 pensamentos na coleção de marcusronsoni

Empresas que não valorizam a área de RH, tendem a possuir um gestor de Recursos Humanos fraco, coerentemente gestores de Recursos Humanos despreparados tendem a trabalhar em empresas que não valorizam a área. Abraçados neste pacto de mediocridade, um tende a responsabilizar o outro pelo seu fracasso.

Você não constrói laços estreitos de amizade quando está precisando de alguém. Você constrói muito mais facilmente laços de amizade quando está disponível para ajudar alguém.

Construir notoriedade é construir rótulos positivos. Mais do que ser dedicado e talentoso, você precisa agir de forma de dedicada e talentosa e entregar resultados compatíveis com alguém dedicado e talentoso. E não apenas buscando um resultado que seja o suficiente para você, mas que seja suficiente para todos os interessados. Só assim você será percebido como tal.

Tendemos a propor soluções iguais para problemas semelhantes e isso é muito perigoso em um mundo com mudanças a uma velocidade exponencial. Podemos estar usando paradigmas e modelos de pensamento que não servem mais, mas como aparentemente a situação é a mesma, a solução aplicada continua sendo a mesma. Não é possível mais operar no piloto automático, sendo necessário estarmos constantemente reavaliando a forma como fazemos as coisas.

O mundo contemporâneo caminha para a especialização e ao mesmo tempo exige um profissional especialista generalista, caso contrário, olhará o problema sempre sob um único aspecto, sem contemplar todos os demais fatores que interferem no resultado, ou seja, sem uma visão global.

A visão global é a base de sustentação de toda boa decisão, pois a decisão é acima de tudo uma escolha entre os caminhos possíveis, sendo que escolher um caminho sem nenhum conhecimento prévio e sem ponderar sob os diversos aspectos, é apenas uma tentativa de adivinhação.

Determinação é o grau máximo da motivação.
Por exemplo: Eu estava bem motivado para ir ao cinema hoje, mas choveu e eu resolvi não ir. Isso é bem diferente de eu estar determinado a ir ao cinema. Uma pessoa determinada é aquela que está disposta a enfrentar os obstáculos para chegar ao que se determinou.
Determinação então é a capacidade de superar obstáculos para atingir um objetivo.

A inconstância quase sempre vem seguida de um conjunto de justificativas razoáveis, que no fundo tem suas causas originadas em fatores biológicos, comportamentais ou ambientais, favorecendo a desilusão com os objetivos iniciais e a perda do interesse por objetivos de médio ou longo prazo.
A inconstância revela a imaturidade de uma pessoa. A desilusão inclusive pode encontrar uma razoável justificada na descoberta de outros caminhos mais interessantes, mas uma coisa é certa, quanto mais iludido uma pessoa for, mais ela estará sujeita a uma desilusão.

Autodomínio é a autogestão. É a capacidade de administrar os sentimentos perturbadores e ignorar os caprichos para conseguirmos nos manter focados num objetivo.

As pessoas com vontade de prosperar sentem-se desconfortáveis na zona de conforto e mais confortáveis fora dela. Elas lutam para o seu crescimento e sua prosperidade, enquanto as pessoas que não tem essa vontade de prosperar tendem a ser mais acomodadas.

Enquanto uma pessoa que possui locus de controle externo culpa terceiros pelos seus dilemas e mazelas, aguardando mais passivamente por uma possível solução, as pessoas que possuem locus de controle interno tendem a perguntar-se “e o que eu posso fazer diante dessa situação”, tornando-as mais proativas.

Através do autoconhecimento podemos chegar ao autodomínio e aí então, ao percebermos a forma como um determinado ambiente nos influencia, passamos a decidir sobre a forma com que nossas experiências de vida nos afetam e como reagimos a elas.

Nem todas as suas decisões são completamente racionais, pois muitas vezes o que sente, interfere na forma como pensa e, consequentemente, no modo como age.

É através do autoconhecimento que podemos modificar conscientemente nossos comportamentos indesejáveis e, com isso, nos tornarmos pessoas melhores.

O perfil comportamental é constituído por quatro fatores: a sua carga genética, as experiências que a pessoa teve ao longo da vida, o ambiente em que a pessoa esteve e está inserida e o nível de autoconhecimento que ela conquistou.
De todos, o que está mais sob o controle de cada um de nós é o nível de autoconhecimento.

A liderança não é uma invenção humana, sendo uma premissa da natureza presente nas espécies gregárias com a finalidade de orientar, guiar e dar segurança. Onde se forma um grupo, haverá um líder, mesmo que informal ou em alternância, pois ele é necessário para que o time caminhe, estabeleça suas regras e tenha a segurança psicológica de que precisa.

Quem tem visão inovadora, sente-se estimulado e atraído por renovar e resolver

Se tiver que escolher uma só competência para desenvolver concentre-se no autodomínio, porque sem ele todas as demais serão desperdiçadas e ele todas as demais serão conquistadas.

Ter colaboradores com intensa vontade de prosperar (IVP) é a chance de prosperidade de qualquer empresa. Esse é um jogo ganha-ganha. Se as pessoas são acomodadas na sua carreira e na sua vida, logo a empresa também será. Simples assim.

Se hoje fosse o ultimo dia da minha vida o que eu diria? Pediria desculpas a minhas filhas pelo que fui... fui o que pude ser, não o que idealizei ser. Sinceramente, se tivesse escolha, escolheria ser melhor. Fui o melhor que pude. As minhas filhas são as coisas mais importantes da minha vida, se eu pudesse faria tudo para ser o melhor pai do mundo. Mas sinto que ser o melhor pai do mundo foge do meu controle. Sou o melhor pai que consigo ser.