Coleção pessoal de marcusronsoni
A sabedoria está no âmago de qualquer modalidade de mentoria. Ela é necessária para uma transferência de conhecimento mais eficaz.
"A transformação digital ainda vai levar um tempo para substituir o trabalho que fazemos aqui" - depoimento de um então bem sucedido empresário que levou sua empresa a falência.
Ajudar o mentorado a refinar sua linha de pensamento é sempre mais legítimo do que confrontá-la. Antes de desafiar o mentorado exercite a compreensão empática.
Os insights do mentorado são hierarquicamente superiores as orientações do mentor. Promover reflexão é a melhor forma de orientar.
Ano novo é como um tubo extra de oxigênio que proporciona continuar mergulhando na vida. É uma grande janela de oportunidade de renovação, mais do que uma oportunidade de mudança. Por mais que algumas metas nunca foram atingidas por promessas anteriores, é um novo compromisso consigo e uma chance recomeço.
Antes de ser um bom mentor, a pessoa deve ser um bom investigador. Não existe orientação correta para um problema mal entendido.
Muitos acreditam que no núcleo da mentoria está a orientação, afinal de contas o processo que se resumir a escutar e fazer perguntas deixa de ser um processo de mentoria. Todavia, examinando melhor perceberá que no núcleo da orientação está a escuta. A escuta é fundamental para que haja boas orientações. É o que difere um mentor de um palpiteiro.
" Diversidade é uma palavra que significa diverso, diferente, mas também pode ser utilizada com o sentido de desacordo, contradição e oposição. Sugiro substituí-la por multiplicidade para referir-nos as variáveis dos seres humano. Não somos diversos, somos todos iguais, mas concomitantemente nosso conjunto é variado. "
Nós filtramos, interpretamos, distorcemos e julgamos os atos de outra pessoa segundo o estigma que temos a respeito dela.
A maior parte das competências que são necessárias a um bom mentor estão alicerçadas nos seus valores e são soft skills. Empatia, simplicidade, congruência, saber ouvir, generosidade, estão muito mais ligadas a quem você é do que ao que você sabe.
Talvez esse oceano não seja menos navegável, mas certamente possui uma lógica completamente diferente.
O paradoxo da inovação: na revolução digital a única diferenciação que resistirá é o atendimento ao cliente. Qualquer outra rapidamente virará commodities e disputará mercado disputando margens.
A riqueza começa a passar para a mão de quem tem dados. Para o Google e Facebook não somos seus clientes, somos seu produto.
O grande paradoxo da transformação digital (era das inovações) é que tudo está se transformando em comodities