Coleção pessoal de MarcondesArucuol
Quando você age com tolerância, você agiu de forma corajosa, pois venceu os prazeres de uma conduta violenta.
Decepções podem mostrar lacunas das relações humanas, do convívio social que nós podemos preencher com os nossos dons.
Aceitar uma decepção, no sentido de reconhecê-la é amar a si mesmo de forma mais crível e menos fantasiosa, paralisada.
É por intermédio da educação que você entende um pouco mais das complexidades do mundo, para poder viver de maneira mais simples.
É na educação que os sonhos ganham forma, uma vez que é o uso do conhecimento que torna ideias, talentos e projetos, fenômenos perceptíveis para outras pessoas, além de você.
Educação é um esforço humano de trazer para o mundo sensível, um pouco das delícias do mundo das ideias.
Viver em paz, é ser capaz de ver nas outras pessoas, emoções e ações que oscilam de maneiras nem sempre compreensíveis aos nossos olhos.
Tentar conviver em paz envolve um hábito constante de ver anjos nos outros, mas não libertar os seus próprios demônios.
Em uma época em que a bondade reforça o nosso marketing pessoal, a falsidade é um tipo de princípio inalienável.
A falsidade é uma ferramenta social, muitas vezes responsável por não expandir ainda mais a violência. já que, ela é capaz de adocicar relações, evitar conflitos e alegrar corações entristecidos.
Um domínio minimamente razoável da falsidade envolve um uso hábil e diversificado das palavras, uma memória funcional e muita criatividade.
A virtude da coragem não é anular o medo plenamente. O corajoso é aquele que não vê no medo, uma barreira intransponível.
Ser otimista não é fingir que os conflitos e dores inexistem no mundo, todavia é crer e agir para que a vida seja menos engessada e estressante, do que o senso comum ordena.
O invejoso vive sob o efeito de poderosas ilusões:
Vê em outros seres humanos, deuses;
Vê nas conquistas terrenas dos outros, paraísos transcendentais;
E é invisível para ele mesmo.
A tristeza é um dos estados de espírito mais favoráveis para uma reflexão minuciosa quanto a nós mesmos. E isso acontece por um simples motivo:
Quando nós estamos tristes, os espetáculos do mundo perdem um pouco do seu caráter de ídolos carentes, e nós voltamos os nossos olhos para o nosso ser tão ignorado no dia a dia.
O depressivo é alguém que namora a desistência e tem sonhos eróticos com a morte.Todavia, deseja de forma desesperada ser amante perpétuo da vida.
Um indivíduo feliz é aquele que consegue desfrutar um pouco das suas utopias no seu dia a dia, mesmo com todas as mensagens que censuram tal gesto.