Coleção pessoal de madremastena
"O que quereis que eu vos diga, filhinhas? Rezemos; sejamos boas; façamos silêncio... Mortifiquemo-nos em tudo!...Vivamos o verdadeiro espírito religioso; o espírito tão bonito das Religiosas da Sagrada Face!"
"No terreno da humildade planta a bela oliveira da paz. Paz no teu espírito. Nas agitações recorres a Jesus e depois: paz, paz, paz... A agitação pode ser fruto da fantasia ou arte diabólica para desencorajar-te e te impedir, com pensamentos voltados a perturbar o espírito, os efeitos da divina graça e a união intima com o Celeste Esposo. Procura estabelecê-la, conservá-la, alimentá-la na casa onde moras, com as irmãs, com o teu próximo."
"No terreno da humildade planta a violeta da pobreza. O voto de pobreza é um juramento terrível. Pede sempre licença aos teus Superiores. O pobre é sem exigências, não quer distinções, dispensa o supérfluo, é contente de tudo, agradece gentilmente. Não peças, nunca rejeites nada."
"Deves fazer do teu coração um jardim eleito, onde Jesus, teu Esposo, encontre as suas delicias. O terreno bem adubado seja a humildade: quanto mais te abaixarás no teu nada e te humilharás, mais serás agradável ao Divino Jardineiro."
"Mortificar o desejo do reconhecimento nas obras de caridade é sofrer em união ao Sagradíssimo Coração de Jesus, tratado com tanta ingratidão, toda desatenção que infelizmente quase sempre aparecem depois de uma obra de bem."
"A Sagrada Face de Jesus. Eu a contemplarei sempre: nele se pousam os meus olhares de amor; a Ele as minhas afetuosas reparações."
"Quanto sofro ó Jesus na atual condição de espírito: no entanto não... não quero lamentar-me...Fiat! Sempre Fiat! Obrigada Jesus, sempre obrigada... mas, não me deixes perecer. Obediência ao confessor."
"Ó felicidade! Felicidade suma da vida Religiosa! Quem poderá dar-me uma idéia explicita se essa é uma reflexão da felicidade eterna? Ò felicidade! Felicidade da completa imolação ao Divino Imaculado do Calvário!"
"Beber, beber continuamente lá, na fonte do divino amor. Inebriada pelo precioso Vinho que germina os virgens, sacia na fonte da Imaculada Pureza, como não correr sobre as pegadas do Esposo divino, seguindo-o... Em tudo? Ò Jesus dá-me, dá-me do Teu Vinho; dá-me a água puríssima que jorra do Teu Coração transpassado!!!"
"Jesus, Jesus está ali que me olha! O seu olhar divino é penetrante... Entra, observa tudo o que se passa no meu intimo...Jesus...Jesus, me olha sempre!...Unir-se coração a coração com Jesus. Viver na clausura do seu tabernáculo... Viver ao lado de Jesus... E Jesus, viva em mim... Sempre em mim... Sempre em meu coração!"
"Interesse, amor, avidez dos pequenos sacrifícios. Com esses, o meu Jesus, adornarei a cada instante o teu Coração Eucarístico... A Eucaristia que dom! Que dom! Que dom incompreensível! Obrigada, Obrigada, obrigada! Agradeço-te com o coração de todas as criaturas do céu e da terra."
"S. Tereza costumava dizer que a humildade não é outra que a verdade, a qual ilumina o intelecto e desce a dirigir e a santificar os afetos do coração. Ao esplendor desta lâmpada o homem descobre a grandeza de Deus e o nada de si e das criaturas, e sobre tal cognição regula a estima, o desprezo e o amor de si mesmo."
"A alma amante sabe sacrificar tudo, sofrer tudo e empreender obras extraordinárias por amor de Deus: nada a espanta, impede e bloqueia no fazer aquilo que Deus lhe inspira."
"É sinal de uma alma muito perfeita o saber viver sem conforto, nem humano nem divino, e sofrer de boa vontade o exílio e a solidão do coração pelo serviço a Deus porque assim somos certos de não procurar nós mesmos nisso, mas de trabalhar somente para a glória do Senhor.
"Não pode existir algo mais honroso e mais útil que deixar a Jesus todo o domínio do nosso coração, dos nossos julgamentos, da nossa vontade, das nossas obras, da santidade da vida ou da morte."
"A loucura da cruz é única verdadeira sabedoria; ao encontrá-la, a sabedoria do mundo é a mais insigne loucura."
"O silencio interior é um dos mais nobres exercícios que conduzem à perfeição.. O silencio é o fundamento de toda a vidas espiritual. O silencio produz a devoção, a devoção produz a oração. A oração produz a união com Deus e, portanto a perfeição. Eis a corrente que conduz à perfeição cujo anel é o silencio."
"A porta dos céus não se abre que aos incansáveis nas fadigas, aos contentes nas angústias, aos confiantes na morte... E’ preciso portanto trabalhar e lutar com a consciência de cumprir o próprio dever mesmo se este trabalho devesse custar o sangue e a vida."
"A vida da irmã é vida de amor, a vida de amor é vida de sacrifício. As religiosas feridas de amor deveriam arder, consumir-se por Jesus...; se Jesus pudesse sofrer aflições, muitas destas sofreria pelo pouco amor que tem por Ele as suas esposas."
"Permanecendo fechada naquele amabilíssimo Coração, tenho intenção de oferecer a cada instante tantas vezes quantos são os instantes que constituem a eternidade, o meu coração, o meu corpo, o meu espírito, a minha vontade, colocando tudo entre as ardentíssimas chamas daquele Divino Coração, para que o tudo seja imolado na sua glória e pela salvação de todo o mundo, unindo tal imolação àquela de Vítima do Calvário, e com ela ofereço cotidianamente ao Eterno Divino Padre."