Coleção pessoal de luisAntonioPasito

21 - 40 do total de 26 pensamentos na coleção de luisAntonioPasito

Sonhar

Sonhar é projetar-se através de si próprio,
sair pela tangente por escolha,
poder visualizar inúmeros caminhos,
lícitos ou não.

É ser, ideia, pensamento, mãos, arco, fecha e destino,
ter um alvo a perseguir; Liberdade e Paz.

Sonhar é não impor-se limites,
sejam quais forem.

Sonhar é fazer o possível,
quando sob comando da tua vontade.

Sonhar é poder transmutar o passado,
é vivenciar o futuro no presente.

É ter o que se quer por lucidez,
é despertar dentro de si a totalidade.

É caminhar desperto e nu,
Para sonhar não é imprescindível
haver passado, o presente já o é.

Para sonhar não precisa fazer parte, é preciso ser,
Não é preciso pertencer a grupos organizados ou não,
não é preciso pertencer a partidos,
nem a seguimentos dogmáticos.
É preciso pertencer a ti mesmo.

É preciso confiar.

Sem confiança não há vida, apenas vai e vem,
sonhar é viver em plenitude.

Sonhar não é destinar a mente
ao que parece ser realidade,
mas sim tornar realidade,
o produto de tua mente,
ainda que pareça irreal e contrário.

Sonhar não requer tempo nem lugar, somente despertar.

Autocontrole e Equilíbrio
Qualquer discórdia ou desentendimento com alguém deve ser superado através de uma interpretação mais abrangente e de uma mudança consciente em minha atitude.
Minha função é inspirar, discernir, gerar possibilidades para novos estados de consciência e trabalhar no sentido de aumentar meu tamanho, trabalhar no sentido da integridade, da honestidade e do respeito; procurar não valorizar fatos e circunstâncias que não agreguem utilidade á minha existência.
Não tentar controlar apenas pelo controle, preciso sim, ter autocontrole e equilíbrio sobre meus pensamentos e ações, sobre minhas atitudes, não sobre as ações e atitudes dos outros. Devo aprender a agir e não simplesmente reagir.
Devo ter cautela e vigiar ainda mais atentamente os meus pensamentos, pois de lá provem as palavras, que ecoam e provocam ressonância.
Devo aprender apenas a observar imparcialmente, sem julgamentos e desapaixonadamente.
O que eu digo pode provocar grande impacto, obscurecer a percepção e até interferir no estado de espírito do outro, podendo provocar sentimentos e interpretações que provavelmente não resultará em bons frutos.
Por isso preciso aprender a adequar minhas respostas, preciso ampliar cada vez mais meu entendimento até chegar à compreensão.
Preciso conquistar o estado de paciência, equilíbrio e autocontrole, pois isto leva a um grande princípio; o Respeito.
Preciso aprender a ser mais leve, mais doce e gentil, sem paixões que alimentem a fascinação e a ilusão, e principalmente devo permitir liberdade.
*O grande movimento da vida é o aprendizado consciente; não por imposição, más por decisão própria*.
Seja livre

Sinto falta de uma conversa sadia, realmente útil, sobre como somos, sobre como vemos e interpretamos todas as coisas; sinto a falta de uma conversa que nos ligue a pontos de verdade, de uma conversa que nos tire do ridículo de apenas falar de coisas e o que é pior, falar dos outros.
Sinto falta de uma conversa aberta, não de monólogos, quando por exemplo: do outro lado alguém diz....é, e mais nada vem a seguir após você ter dito algo fora da mesmice.
Já não suporto mais convites para ver coisas, quando da aquisição de casas, apartamentos, carros e até tapetes e utilidades domésticas.
Parece que a vida dessa gente transformou-se em uma vitrine onde ficam expostos somente produtos quebradiços.
Em suas reuniões e encontros importam-se mais com a qualidade da comida e da bebida do que com o evento e o assunto dirigido aos seus convidados.
A troca de inutilidade dos assuntos compara-se somente a hipocrisia dos abraços e beijinhos, desnecessários se houvesse amor maior no coração.
A verdade sobre as coisas raramente é expressa nesses encontros, parecem inverter o papel do filtro cerebral deixando passar apenas efemeridade e superficialidade. Em uma reunião comemorativa ou corriqueira que seja, extrai-se muito pouco, apenas para um bom observador é interessante, porque este busca resultados para seu próprio entendimento.
Mais de noventa por cento dos acontecimentos e circunstancias envolvendo a raça humana são bons, no entanto, as noticias e as mensagens que tentam nos imprimir são de acontecimentos ruins e catastróficos, onde por exemplo, pessoas são homenageadas quando destroem vidas através de suas ilicitudes e continuam sendo prestigiadas por muitos. E parte da história é simplesmente armazenada no depósito do esquecimento.
Não importa a raiz, não importa a ação que provavelmente gerou reações, nada justifica matança e roubalheira em nome de coisa alguma.
Como é que atingiremos estados mais elevados de consciência se a única coisa que fazemos é matar ou compactuar de alguma maneira.
Cometemos estes atos repugnantes contra tudo o que é vivo dentro da natureza.
Guerreamos em nome da paz, matamos para saciar a fome, destruímos e degradamos para podermos ter melhor qualidade de vida.
Atentamos contra a própria vida todos os dias, comendo em excesso, bebendo verdadeiros venenos, ingerindo e inalando substancias tóxicas e cancerígenas.
Ficamos irados, fabricamos nossos próprios venenos em nosso organismo ao ficarmos com raiva e ódio.
Muitos ainda precisam de atividades que ajudam a produzir altas doses de adrenalina, fazendo com que seja mantida a sensação de medo; energia densa.
Se pensamento gera realidade, se atraímos para nós aquilo que pensamos, se o mundo é o reflexo de nossos pensamentos, se realmente desejamos paz e felicidade, porque é que o mundo está tão corrompido, caótico e barulhento.
Porque tanto investimento na preocupação, prevenindo tudo o que pode vir a ser ruim, e tanta preocupação com segurança, com saúde, com educação, com a velhice, e finalmente porque de tanto medo, já que tudo é merecimento.
“Quando prevenimos algo permitimos suporte a esse algo, que poderá ou não se manifestar”.
Inverter a visão será o único caminho para a transformação e para a implantação de uma nova ordem que permita viver em um mundo realmente melhor.

Escolhas

Cada um de nós tem capacidades e potencialidades para eleger inúmeras escolhas e poder a cada momento da vida fazer outras escolhas ou simplesmente descartá-las.
Não precisamos continuar sendo vítimas ou escravos do ambiente em que vivemos se assim desejarmos.
Contudo, se optarmos por encontrar outros caminhos, será necessário trabalhar muito para não dar respostas alicerçadas em nossas experiências e condicionamentos passados.
Podemos escolher olhar para dentro de nós mesmos a cada dia para ver se há vestígios de medo, de julgamento, de ira, de inveja, de avareza, de preguiça ou de ódio.
Se os encontrarmos, podemos escolher transformar, aprimorar nossa mente, deixando de lado os pensamentos inúteis, deixando de lado os julgamentos, os condicionamentos de escassez e de toda bagagem infértil acumulada através dos ensinamentos trazidos pela ignorância programada.
Essas novas escolhas conscientes é que irão nortear verticalmente nossa vida.
Podemos decidir em qualquer momento criar um presente que não seja determinado pelas sombras e amarras do sofrido e doloroso passado.
Podemos escolher um presente que se baseie no amor, no perdão e essencialmente no autoperdão, sem culpas, sem amarras, sem dogmas.

Podemos escolher crer que a paz interior só se tornará realidade quando aprendermos a compreender a nós mesmos, isentos dos julgamentos negativos que enxergamos nos outros; na verdade nossos próprios reflexos.
Não conquistaremos a paz até que tenhamos pelos outros o mesmo interesse que temos por nós mesmos.

Quando enxergarmos a luz real no mundo, o amor se integrará em nossa vida.
Quando isso ocorrer, quando começarmos a mudar nossa mente de maneira integra, nossa vida também irá mudar; começarão a dissipar gradativamente, a violência e a ganância e aos poucos todos darão inicio ao sacro ofício do aprendizado para a felicidade.

“Amar é perceber e entender possibilidades, ainda que a anos luz”

O lado da balança

Em um mundo onde a terra é farta e fértil, a abundância é evidente, homens e mulheres têm a capacidade para articular pensamentos e ideias, há movimentos dos mais diversos para o bom convívio, tudo pode ser produzido e reproduzido em larga escala, principalmente o alimento básico, um mundo onde há condição ideal para se educar uma criança de maneira integra, onde existe a possibilidade de acelerar qualquer tipo de aprendizado e onde há luz e onde há Deus.
É imoral, inconcebível, estúpido, vergonhoso, indecente, animalesco e imprudente a maneira como o futuro de toda humanidade é projetado por ela mesma.
Atitudes dignas da barbárie e da ausência de luz na essência dos homens.
Quem os produziu, os ensinou? Qual é a origem desses homens e mulheres uma vez que vieram à este mundo pelas leis da atração?
São antes de tudo, concebidos todos da mesma maneira, carregam carga genética e predisposição para agregar elementos mais elevados e conduzir a vida de maneira serena e integra.
São herdeiros de algum legado.
Sim, a dualidade do plano permite a atração e a fixação dos opostos, e a escolha cabe a cada um, dadas as condições.
Observando o panorama mundial é fácil saber para que lado a balança está pendendo e cada um sabe muito bem de que lado da balança está.
Não há meio termo, nessa balança não há equilíbrio entre o bem e o mal; há posicionamento.
Esse negócio de equilíbrio entre o bem e o mal ainda não é algo que estamos preparados para experimentar.
Experimentamos apenas algumas fagulhas destes aspectos.
Nem o bem nem o mal se fixaram definitivamente.
Quando isso ocorrer será porque a grande maioria terá se posicionado.
Escolher o lado da balança não é querer, é ser.

SINAIS
Todos os acontecimentos e situações que surgem a todo instante são sinais enviados por um grandioso e inteligente sistema formado a nossa volta, antes mesmo de existirmos.
De acordo com a percepção de cada indivíduo estes sinais são interpretados de diversas maneiras, conforme cada um foi programado a perceber e conforme cada um está preparado para perceber.
A maioria das pessoas interpreta situações e fatos como coisas boas ou más, simplesmente.
Se esquecem de que tudo o que acontece está intimamente ligado a forma como pensa e ao algo que admira e sente atração, gerando assim naturalmente um processo de resultados que na maioria das vezes chega por meio de experiências pelas quais pode-se ou não passar. Isso depende de cada um dadas as condições.
Por esse motivo e essencial desenvolver novas habilidades; por exemplo:
A ampliação sensorial, a observação e a atenção diante dos fatos e se possível sem criticas ou julgamentos, e principalmente observar a natureza; que é a primeira escola de nosso aprendizado.