Coleção pessoal de lourdesduarte

141 - 160 do total de 1065 pensamentos na coleção de lourdesduarte

AFAGUE AS MÁGUAS
Profª Lourdes Duarte


Com olhos sombrios vejo rastro de luz
Tristeza incontida num olhar que chora
Metade sombria da face que lágrimas rolam
Resplandecendo mágoas que ferem a alma
Tristeza que fere e enlouquece alma e coração.



Cruel orgulho que tortura o corpo sofrido
Remoendo mágoas que geram infelicidade
Feridas, Mágoas e Tristezas fazem parte da vida,
É preciso sofrer e as vezes se ferir pra ser feliz
E essas mágoas que o acompanham terminam.



As tristezas são lembranças apenas
O certo é aprender com novas situações
Viver a vida nem sempre está a nosso favor
Console as mágoas que só a ti assiste
Lança fora as mágoas, e apaga cicatrizes
Lave a alma, afague as mágoas, esquece a dor



Por certo, quem feriu, quem o magoou
Vive cego diante das aflições e da dor
Desconsidera a tristeza que vai na alma
De alguém que sofre, ferido de dor.
Pense, que essa mágoa infinda não cabe
No coração de quem tem amor!


*******

Demétrio Sena - Magé-RJ. Escreveu o seguinte:
“Nem sempre o perdão é sinônimo de mágoas passadas. Mesmo assim é gratificante perdoar, pois o íntimo se torna um rio de mágoas calmas e cristalinas. Em suma, o perdão liberta o perdoado e despolui o perdoador”.
Descansa teu coração nas asas suaves de um anjo. Adormece tuas mágoas nas mãos macias de Deus. Apronta tua alma, linda e serena, para um despertar glorioso. Assim funciona o perdão e a fé.

O MAIS VALIOSO DOS BENS DEPOIS DA SAÚDE É A PAZ INTERIOR
Profª Lourdes Duarte

O ser humano pode ter um poder aquisitivo extraordinariamente grande. Os seus bens materiais podem ser incalculáveis, mas o mais valioso dos bens , depois da saúde é a paz interior.

E para ser feliz plenamente é preciso ter essa paz, a paz interior, que muito não tem pois se prendem a coisas supérfluas, sofrem antecipado com problemas ou guardam sentimentos que dificultam alcançar esse estado de paz.

Matheus Rodrigues da Silva, escreveu o seguinte:
“Paz interior, é a felicidade plena, coração leve como uma pena, livre da angústia, da raiva, do sofrimento, e tudo que te reprime, que deixa seu peito apertado”.

Isto significa que a paz interior decorre do amor pela vida e pelo próximo e do desprendimento das coisas banais e dos bens materiais que os sufocam.

Tem um pensamento lindo do " André Luiz "A paz interior é seu maior tesouro. Não deixe que a ansiedade venha roubá-la, nem permita que alguém a destrua. Seja com atitudes ou comentários. Seja você revestido da certeza, de que a noite mais escura vai passar
Se desprenda de tudo que te faz sofrer, dos problemas, ódio, rancores, amarguras, procure ser mais feliz, aceitando as situações da vida e aprendendo com os desafios.

Viva à vida como ela é sem ganância. Olhe para ''VOCÊ'' e siga em frente! Tudo passa,a vida é curta demais para ficar amargurando coisas negativas, não deixe que elas destruam a sua paz interior.

Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves? (Mateus 6:26).

Lembre-se, a paz exterior começa com a paz interior e sem ela pode acarretar inúmeros problemas de saúde.

DEUS PREPARA COISA MELHOR PRA VOCÊ
Autora, Profª Lourdes Duarte

O amor aparece quando menos se espera e de onde menos se imagina. Mas quando isso acontece, não significa que esse amor será eterno ou que será o único amor pra toda vida.
Juras de amor nem sempre significam a existência do verdadeiro amor.
É fácil dizer,” Quero continuar do seu lado, pra sempre meu eterno namorado (a)... Eu vou estar sempre do seu lado te amando pra todo sempre”.
Ou, “O meu amor por ti é tão grande e forte, como uma chama que queima minha alma e esquenta meu coração e será infinito!”.
São tantas juras de amor, umas mais convincentes que as outras, mas na verdade o amor não se prova com palavras, o amor é sentido e compartilhado com gestos, carinhos e atitudes concretas, dias após dias.
Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis e, por mais que a gente pense numa forma de empregá-las, elas parecem não servir. Então a gente não diz, apenas sente. Um desses momentos, é quando acontece uma decepção de amor. O sofrimento bate forte que chega doer na alma e parece não ter fim.
O grande William Shakespeare diz que “Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente.
Se alguém que lhe jurou amor eterno, lhe traiu ou lhe desprezou negando todas as juras de amor que te declarava, procure esquecer e não fique sofrendo na esperança que esse amor volte. Que amor! Se nunca existiu. Quando o amor é verdadeiro pode até adormecer, mas não acaba.
Não adianta desperdiçar sofrimento por quem não lhe merece mas esquecer um amor ou uma grande paixão é difícil, porém sofrer por quem não nos merece é pior.
Anabell Cunha, alerta: " Nunca deixe de amar quem te ama, para sofrer por quem não te merece"
Lembre-se, na vida, a gente passa por momentos difíceis, mas eles são feitos sempre na medida que somos capazes de suportar. Se no presente você sofre por amor, acredite, esse momento você pode suportar e com certeza, Deus prepara coisa melhor pra você. Você vai superar, mas antes Deus vai lhe ensinar a ser forte e a reconhecer quando o verdadeiro amor tocar seu coração. Pense nisso!

NUNCA ESTAMOS SOZINHOS
Autora profª Lourdes Duarte


Se observarmos bem, em todos os momentos de nossas vidas, há sempre alguém, algo ou alguma situação que nos traz uma lição de vida, um ombro amigo para nos apoiar nas horas incertas, uma palavra amiga como se fosse uma receita para passarmos melhor os dias, uma esperança para o futuro, um carinho, um aperto de mão... São esses
gestos, pessoas e momentos que tem um poder enorme de nos impulsionar a seguir nossa árdua caminhada.

Todos temos problemas e desafios a serem superados. O importante é compreendermos que não estamos sozinhos nessa jornada e que é necessário coragem e perseverança para que sejamos cada vez mais humanos para agirmos de maneira adequada, sofrer e lutar com dignidade e quando necessário, ajudar nosso irmão que sofre.

É certo que as dificuldades continuarão a existir por algum tempo, ainda, mas que podemos encará-las de maneiras diferentes, mas a certeza de que não estamos só, é um alento, que nos impulsiona a seguir, como se fossem mãos invisíveis que visam nos colocar num caminho seguro e essas mesmas mãos afagam nossas dores.

Nunca estamos sozinhos! Deus está do nosso lado e nos envia anjos para nos apoiar quando precisamos ou nos transforma em anjos para ajudar o próximo que necessita.

Li certa vez um autor que dizia: “É preciso que os seres humanos voltem a conversar, um respeitando a opinião do outro e sem querer modificá-lo, pois isso é impossível, uma vez que cada um traz características pessoais que o conduzirão pela vida”. Ou seja, o ser humano precisa ser melhor a cada dia é evoluir no caminho do bem. Precisa reencontrar a paz interior para poder viver melhor, ser feliz e fazer o outro feliz.
Se tropeçar e cair, levantar. Não ficar prostrado. É importante não ficar preso ao passado e olhar para frente.

Ao sentir-se orgulhoso, por alguma realização pessoal: sondar suas motivações - olhando para dentro de si mesmo.

Antes que o egoísmo o domine, enquanto seu coração for sensível, socorra os que o cercam. Olhe para os lados pois tem sempre alguém que lhe estende a mão ou alguém que precisa de um abraço ou um aperto de mão para seguir sua caminhada.

Lembre-se, nem todos os anjos tem asas, as vezes eles tem apenas o dom de te fazer sorrir.

AMOR TRANSCENDENTAL
Profª Lourdes Duarte


Quando dois corações se reencontram
Pulsam no mesmo ritmo e intensidade
Numa conexão espiritual de vidas passadas
Um amor forte que venceu a morte.


Quando duas almas se reencontram
O tempo que passou é mera ilusão
Basta se olhar ou falar, um oi, tudo bem?
Inconscientemente reconhecem -se
Como se existisse forte ligação.


Transbordam do cálice de amor
Os pequenos gestos de carinho...
Almas apaixonadas se encontram
Há! vivendo um para o outro
No calor do prazer e do amor.


Elo afetivo, transcendental
Empatia inexplicável surreal
Almas gêmeas que se encontram
Um amor além do tempo
Um forte, um ardente amor!

******

DIFÍCIL SER NATURAL NA SOCIEDADE ATUAL
Autora : Prof Lourdes Duarte


É curioso como é difícil ser natural, nessa sociedade conturbada pelo egoísmo, preconceito, posição social ou status social elevado, pela valorização da beleza física e não da beleza interior. Uma sociedade em que as leis existem, mas difícil ser cumpridadas à risca, quando necessário. Uma sociedade em que os valores e os bons costumes estão sendo esquecidos e que a maioria das pessoas vivem por si, pensando mais em ter do que ser. Vivem , sem pensar no outro, na verdadeira amizade, no verdadeiro amor e no irmão que sofre.

Difícil ser natural, sem se deixar influenciar, vivendo numa sociedade em que todos se acostumaram a rotina e a um único ideal, aqueles que não opinam da mesma ideia ou aqueles que não respeitam essa ideia são massacrados, gerando conflitos, manifestações. Onde o mundo vai parar com tantas crises, corrupção e falta de amor!

Infelizmente, poucos são os que se preocupam com bem estar do próximo, acreditam que fazendo uma única boa ação já é o suficiente, mas não fizera apenas que sua obrigação e se vangloriam por causa disso, esquecendo-se que somos apenas um instrumento de Deus nesse mundo carente de amor.

Hoje, a sociedade família está deixando de lado o que há de mais sagrado, a educação em valores éticos e morais dos seus filhos e muitas vezes entregam seus filhos as escolas como se a elas fossem exclusividade, ensinar e educar. Esquecem-se de que a família deve caminhar lado a lado com as escolas, acompanhando a educação dos filhos e suas aprendizagens.

Então, as pessoas começam a se questionar, por que tantas distorções, por que tanta violência nas sociedades atuais? Tanta corrupção? O devemos fazer? Quando isso vai mudar?

Então, começam elencar uma série de culpados. De uma coisa é certa. Os pais dificilmente ensinaram ou ensinam seus filhos a serem corruptos, preconceituosos, delinquentes ...

Li certa vez um autor desconhecido , ele diz “Somos seres de muitas faces e múltiplas cascas que trocamos no decorrer da vida , buscando o cerne e a essência de nossa humanidade. O que realmente somos”.

Por vezes temos uma grande dificuldade em sermos autênticos, em sermos nós mesmos. Muitas vezes agimos não porque achamos correto, mas para agradar os outros.

O importante é que sejamos Nós! Que sejamos o que pensamos e o que dizemos, sem que isso nos confunda ou engane. Pois a capacidade de acertos é maior que as dos erros.

Martin Luther King diz que “ Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos?”.

Pense nisso!

RENASCER DA ESPERANÇA
Profª Lourdes Duarte


A cada dia renasce a esperança
No ciclo da natureza, Deus nos guia
Neste ir e vir constante, noite e dia
A vida ressurge da escuridão da noite.

No desabrochar de um novo dia
A vida que segue com fé adiante
Com o peito a pulsar e o espírito radiante
A esperança renova-se para mais um dia.


Semear bondade e alegria
No mínimo deve ser nossa missão
Agradecer ao Deus maior, o Deus da vida
Para mais uma chance e mais um dia.

Que o renascer de esperança
Seja para um despertar da paz interior
Que a humildade nos ensine a partilhar amor
Que ergamos a cabeça e sigamos em frente.


************
Renascer é sentir o que nunca foi vivido.
Não é pelo fato de ter havido uma tempestade hoje , que amanhã o sol não vai nascer novamente , não é porque hoje algo ruim nos aconteceu que amanhã não levantemos com a cabeça erguida e seguimos em frente ! Amanhã o dia há de nascer novamente

SOMOS REFLEXOS DE NÓS MESMOS
Profª Lourdes Duarte.


O ser humano muitas vezes é surpreendente em tudo que faz, mas as vezes é preciso perder para dar valor as coisas, as pessoas e a si próprio. Chorar para aprender a amar.
Confiar para se entregar...
O ser humano muitas vezes age sem refletir ou executa sem pensar. Se todos, tivessem a consciência de que somos reflexos de nós mesmos, das nossas ações dos nossos atos, das nossas palavras... Tudo seria diferente.

Isto porque somos as lembranças que guardamos, os objetivos que traçamos as mudanças que nos transformaram.
Somos as coisas que descobrimos, as lições que aprendemos, os amigos que conquistamos, somos os nossos atos errados ou certos, somos a nossa ética os nossos valores.

Somos as conquistas alcançadas, as emoções controladas, cada laço de amizade que criamos e cultivamos.
Somos cada promessa cumprida, cada calúnia sofrida, a indiferença que se formou.
Somos os braços que se ergueram para o trabalho e que muitas vezes abraçou. A mão que muitas vezes não se estendeu para um amigo ou para quem precisava de um aperto de mão ou um afago.
Somos a boca que não se calou quando precisava ou a que falou coisas bonitas e confortáveis.

Somos a nossa memória, a nossa consciência, as dificuldades que superamos.
Somos fruto do amor de Deus, com amor fomos gerados e para o amor vivemos e muitas vezes cultivamos o ódio.
Somos o único ser que tem consciência e que muitas vezes age como animais irracionais.
Somos reflexos de nós e da nossa consciência...

Ter esse discernimento, nos transformaria em seres melhores

MARINHEIRO, NAVEGANTE DO AMOR
Profª Lourdes Duarte


Nos horizontes longínquos
Meus pensamentos voam até lá
Talvez nas águas do mar bravio
Meu marinheiro, hei de te encontrar.


Num mar bravo e revolto
Em ondas de fortes movimentos
Dois amantes se encontraram
No sentido mais romântico.


O brotar de nobres sentimentos
Nesse mar, gigante, imenso!
O viver com esperança
De um grande amor,
Soprado pelo vento.


Como um pássaro cruza os mares
Meu coração te encontrará
Fascinação da minha vida
Sob o céu, ou sobre o mar
Meu amor por ti viverá.


Reinas entre a natureza!
Na imensidão deste mar,
Marinheiro, navegante do amor,
Nas idas e vindas outra vez,
Hei de te encontrar.

***************

Às vezes Deus acalma as tempestades, às vezes Ele acalma o marinheiro. Outras, Ele nos ensina a nadar.
Tem um verso de Guibson Medeiros, que diz assim:




DESTINO

Soprava o vento
na vela de um veleiro
e o marinheiro
aportou em outro cais
fecha os portais
do coração aventureiro
que o verdadeiro
amor não se desfaz.

O amor quando é verdadeiro, vence até os mares!

NOITES FRIAS SEM LUAR
Profª Lourdes Duarte


Quando me sinto tristonho
Em noites frias sem luar
Olho o céu, contemplo as estrelas
Sentindo falta do meu amor e do luar.


Mas, que tristeza repentina
Quando o véu da noite cai,
O relógio bate as horas lentamente
Lembrando a falta que você me faz.


Ouço só meus pensamentos
E o pulsar do meu coração
Ai de mim, tão romântico e triste
Sem meu amor, meu bem!


Lá fora está tão frio e sombrio
E dentro de mim está também
Não há tempo mais dolorido
Ficar longe de você,
Meu amor, meu bem!


**************


Amar alguém verdadeiramente exige dedicação, compreensão, generosidade e vontade. Um amor verdadeiro é aquele que nos faz pessoas melhores, sem no entanto mudar a nossa essência. Um amor verdadeiro nos coloca para cima, nos faz amar mais ainda a nós mesmos.

Este amor nos faz ver o sol quando está chovendo, nos faz sorrir quando queremos chorar, nos faz ver beleza mesmo em paisagens feias. Um amor verdadeiro nos dá as mãos quando precisamos caminhar por caminhos árduos.

Um amor verdadeiro não morre, ele renasce constantemente, mais forte e muito mais bonito.

NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS
Autora: Profª Lourdes Duarte

A vida nos obriga a desenvolver segurança em nós mesmos. Essa segurança nos dá confiança para lutarmos por nossos objetivos. Um homem pode ser tão grande quanto ele queira ser. Para isso deve ter confiança em si mesmo, mudar quando necessário, mergulhar no novo sem medo, em busca dos seus sonhos e objetivos.

Vince Lombardi lembra que: “Se você acredita em si mesmo e tem coragem, determinação, dedicação, iniciativa competitiva e se você está disposto a sacrificar as pequenas coisas da vida e pagar o preço pelas coisas que valem a pena, isso pode ser feito”.

Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida, dos seus sonhos e objetivos. Durante o curto espaço de tempo da nossa vida terrena, precisamos nos encontrar com o nosso próprio eu, nos conhecer melhor, lutar contra os nossos medos, sermos perseverantes e lutar por tudo que almejamos.

Tem um pensamento do Chico Xavier que diz: “Procure descobrir o seu caminho na vida. Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos”. Somos responsáveis por tudo que nos acontece, embora tenhamos o hábito de culpar algo ou alguém.

É importante descobrirmos aquilo que é novo, vivermos como se estivéssemos desbravando mares desconhecidos, aprendendo sempre. Os maiores inimigos que temos para que fracassemos está dentro de nós. Lutemos contra eles, Jesus nos presenteou com a vida para sermos vitoriosos, jamais fracassados.

Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz!

NOSSA HISTÓRIA DE VIDA
Autora; Profª Lourdes Duarte


A cada dia construímos nossa história. Sem pensar conquistamos um lugar no mundo e escrevemos letras por letras de uma história que só acaba com a nossa partida para outro plano. Que ela seja repleta de capítulos com bons exemplos e outros tomem como lição e torne a ler, sempre que for preciso.

Deixamos brilhar a nossa estrela, sejamos como elas, com brilho próprio. Que saibamos construir os nossos caminhos e não apenas, andarmos por caminhos que os outros construíram.
A vida não é feita só de acertos ou vitórias, mas é com a vida que aprendemos mais.

Se o capítulo que escreves no presente, não seja como esperavas, voltes ao passado e penses nas sementes que semeastes ao longo da vida. As de hoje são frutos das que foram semeadas anteriormente.

Tudo que construímos tem objetivos, um deles e quem sabe o mais importante é ser feliz. Se temos de esperar a felicidade ou se temos que espera colher as boas semente que que lançamos hoje no solo da vida, tenhamos o cuidado de selecionar essas sementes antes de ser lançadas ao solo. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade e que os frutos colhidos sejam bons e gere felicidades. Dessa forma, a nossa história diária será marcada por capítulos que merecem ser lidos.

Lembre-se, a caminhada ainda não terminou a realidade te acolhe, sonhas com tua vitória, luta por ela e constrói a tua história com dignidade.

NINGUÉM É PERFEITO
Profª Lourdes Duarte


Fácil é dizer que o outro está errado, difícil é ouvir a sua consciência e apontar seus próprios erros.
Lembre-se Nossos olhos são seletivos, nós "focalizamos" o que queremos ver e deixamos de ver o restante. Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virado para o sol”.
Comece a fazer uma análise de se mesmo, antes de apontar os erros dos outros.
Ninguém é perfeito e a nossa imperfeição muitas vezes nos faz pensar que acertamos sempre, que somos perfeitos, que só o outro erra.
A nossa imperfeição nos torna egoístas. Acenando o tempo todo os erros dos outros não percebemos nossas escolhas erradas, nossas ações, nossas falhar...Fácil é ditar regras, difícil é segui-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção da vida dos outros.
Fácil é ver o que queremos enxergar.
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto, que o que é certo ou errado para mim poderá não ser para o outro.
Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez pelo que vimos é difícil , mas é o mais correto e admitir que erramos e tentar consertar nossos erros é possível e uma ação louvável do ser humano.

NOTAS DE UM AMOR QUE NASCE
Profª Lourdes Duarte



Sinto dentro do meu peito carente
Algo forte que me inebria
Algo grudado junto ao coração,
Uma louca paixão ou amor ardente.


Algo que muda as batidas do meu coração
Ao simples toque das tuas mãos
Ou ver teu olhar me desnudando por completa
Dando- me a certeza que és meu par perfeito.


Algo que muda a direção vento,
A soprar os meus cabelos ,
Algo que mexe comigo por inteira
Deixando minha alma em outra dimensão


Algo que faz meu coração bater como louco
Algo que faz do tufão a maior calmaria.
Como redemoinho dentro de me atordoa
Se isto é amor, é algo que não sentia.


Um sentimento que me faz sentir
O meu peito em verso, arder por dentro
Como o som da mais linda canção
Ou notas de um amor que nasce forte.

********
O amor que existe dentro de nós é como a luz do sol,nasce devagar,permanece resplandecente e difícil de se apagar.
Marcus Vinicius de almeida

MEU BOM JARDIM! BERÇO QUERIDO.
Profª Lourdes Duarte


Meu Bom jardim! Berço querido
De beleza e simplicidade sem igual
Abriga a todos os visitantes
Que se aconchegam nesse lugar.


Meu Bom jardim! Bucólico e verdejante
Serviu de abrigo aos viajantes
Nas sombras floridas dos Ipês, que cobriam os campos
Ou, nos monumentos rochosos meio místicos,
Pedra do Navio, Pedra de Lourdes e do Caboclo.


Meu Bom jardim, de clima ameno
Olho-te e não me canso de contemplar-te
És única, és bela em beleza natural
Quando surge no céu o arco ires a brilhar
Ou o entardecer, anunciando a noite que vai chegar.


Meu Bom jardim, terra abençoada!
Que no alto de uma colina
Ergueu-se a Matriz de Santa Ana
De braços abertos protege a todos
Intercedendo a Deus por seus netos amados.

Meu Bom jardim! Terra abençoada
Com a proteção do Co- padroeiro São Sebastião
Santo Guerreiro e Protetor
Que em anos passados dizimou
A peste bubônica do seu povo
Que nem os doutores os curou.


Meu Bom jardim, esse é o seu nome
Graças aos campos floridos dos Ipês
Em 19 de julho de 1971 se emancipou,
Prosperou, mas seus encantos conservou
Manteve-se hospitaleira e acolhedora
Com uma culinária de vários sabores.

Meu Bom jardim, de superfície ondulada
Onde ocorrem afloramentos rochosos acentuados
Conhecida hoje como terra do granito Imperial
Terra do mais lindo monumento natural,
Pedra do Navio! Ninguém viu outro igual.


Meu Bom jardim de panorama
Tão singular! Tão singular!
É um convite a todos os visitantes
Que conhecem esse lugar
A retornar, a retorna!

ILUSÕES DE AMOR
Profª Lourdes Duarte


Oh! Ilusão que mantive dias a pós dias
Por um amor que só em meu coração existia
Meus olhos embaciados a sonha vivia
Do ímpeto de um imperfeito amor que me invadia.


Como um cristal morto de um espelho antigo
Meus olhos refletiam minhas ilusões e minha dor
Em forma de amor profundo vivia de agonia
Cega de amor por quem não me correspondia.


Com restos de sonhos e propósitos perdidos
Erguei meus olhos e abri meu coração
Não para quem me alimentou de ilusões
Mas para um grande e novo amor
Que aflorou no meu coração.


A ilusão que mantinha a minha esperança se foi,
Reerguendo-me mais forte, prossigo
Pessoas vem e vão, cabe somente a nós,
Distinguir amor de amizade e não nos iludir
Com amor que é mera fantasia da alma
Ou lentidão duma inquietude de amor.


Com meus sonhos prossigo, entretanto
Ilusões, não as deixo dominar meus ser
Embora fruto de um amor ilusório
Florido sentimento permaneceu
Por muito tempo em mim.


Na profundidade do desencanto.
A ilusão aprofundou meu pranto,
foste doçura do meu coração,
Embora hoje, és apenas lembranças
De uma adolescência que se foi.

*******************
Tem um pensamento lindo de France Marialva ela diz que ,

Ah! O amor nos faz perder o juízo!
Torna adolescentes em adultos e velhos em adolescentes: não existe regra, não existe idade, não existe nada além dele. Se é surpresa para corações jovens, para os mais vividos é um presente dos céus, pois chegou na hora em que não acreditava mais no possível. A esse é dado

DEPRESSIVA E TRISTONHA
Profª Lourdes Duarte


Em meio ao dia a dia, vejo o tempo passar
Medos as vezes me atordoam, por covardia,
Me escondo na sombra da vida, para não enfrentar
Ou não enxergar, o que o medo me emudecia,
A vida passou ... Os sonhos o vento levou.


A luta pela sobrevivência me arrebata
A dor da alma que as vezes exalta
Como um vinho quente, desfaz o frio
Minha fé no Deus do universo me guia.


Quando penso haver somente fim
Percebo esperança no Deus maior
É assim que a vida se cura a cada dia
Acaso meu pensamento despiu-se
Do manto negro que me envolvia.


Medos que me distanciavam
Da vida linda que me rodeava
Depressiva e tristonha, não percebia
As sombras que encobriam, como uma névoa
O brilho dos cristais lúcidos da minha alma.


Como uma esplendida luz da aurora clara
A esperança me guia e fortalece
Outros sonhos, outros risos, outro dia
Uma nova vida em Harmonia
Outra chance, vem como alento de felicidade.

******************************

O grande Chico Xavier diz que “Tudo que criamos para nós,
de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em depressão...”

Augusto Cury alerta que
“Nunca despreze as pessoas deprimidas.
A depressão é o último estágio da dor humana”.

VIAGEM AO RECÔNDITO DO MEU SER
Profª Lourdes Duarte

Ergo –me envolto ao desconsolo infinito
Como sombra vejo o tempo a passar
Envolto em meus pensamentos
Ponho-me a imaginar
Vivi ou vi o tempo passar.


Nesses meus olhos de olhar tristonho,
Penetro no mais íntimo do meu ser
Resgato o que vai na minha alma
Cansada e tristes, ainda perdida
Certo brilho no olhar que a ilumina.


Vejo em sorrisos grandes verdade
Em olhares alegrias e felicidades
Embora de relance veja infelicidade,
Uma coisa é certa, afirmo sem pudor
Minha vida foi, regrada por amor.


Minha alma é como as profundezas do mar
Devo viver cada instante com olhar atento
Desbravando o recôndito do meu eu,
Resgatando meus valores, quem sabe!
Ou descobrindo tudo que existe
De mais belo no meu ser.


De certo no Compasso do tempo,
Novas visões, novos pensamentos,irão surgir;
Mesmo que penetre nas ruínas do meu ser
A incógnita da vida não desvendarei,
O futuro a Deus pertence. Importante!
É ter no coração, a paz de um viajante


Angellada Reis, sobre esse tema diz que,
“Às vezes precisamos viajar. Não digo conhecer outros lugares, isso também é bom, refiro-me ao nosso território interno. É preciso mergulhar, descobrir cada lugar, o recôndito mais profundo. É que não devemos nos perder de vista, nossos olhos têm sempre que nos acompanhar, ver onde estamos e o que fazemos”.

NOSTALGIA DE UMA MADRUGADA FRIA
Profª Lourdes Duarte

Envolto em uma nostalgia fatídica,
Ao som de uma longa madrugada
Saudada pela luz do luar que a ilumina
Mesmo nos deleites de uma noite fria
Meus amor por ti, meu coração aquecia


No horizonte o sol a ilumina mais sedo
O que a lua deixou para trás,
Nostálgica e ao mesmo tempo romântica
Almas e corações apaixonados
Que na madrugada fria aquecia.


O amor que me tocou naquele dia
Frente ao mar, no horizonte que o sol brilhava
Desfrutar a noite a luz da lua de seus olhos,
Era a sensação mais bela, que jamais sentia.


Tento seguir este caminho no tempo
No som que paira no ar e nas ondas do mar
Até que venha outra madrugada sombria
A me lembrar, um grande amor,
Que em dois corações fez morada e existia.

********************

Mario Quintana diz que:
“O tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo..”

MEUS DEVANEIOS
Profª Lourdes Duarte


Oscilando entre a fantasia e a realidade
É Hora de ensaiar os meus devaneios,
Tentar me reencontrar nas minhas fantasias
Ou compreender que somos humanos, apenas...

Ainda existem almas para as quais,
O amor é o contato de duas poesias,
Nos meus devaneios te tenho por inteiro
Minha alma gêmea, mais perfeita.

A fusão dos meus devaneios é tão intensa
Vou buscando o que me convém
Um amor profundo correspondido
Um amor que permanecerá até no além.

O sangue ferve no meu corpo em êxtase
Contemplando os olhos brilhantes, apaixonados
Me entrego aos devaneios até acordado,
Então eu desço da solidão, olho no espelho e vejo
Que são apenas desejos, sonhos e meros devaneios.

******************
Flávia Abib diz que , "Cada pessoa tem seu modo de olhar o mundo, suas aspirações, seus devaneios, cada qual com seu discernimento. Mas, quando fala-se de amor, não há vontade nem desejo que explique, não importa o prisma, pois a capacidade de amar é o olhar mais aristocrático que uma pessoa pode ter."