Coleção pessoal de leoramunno

21 - 40 do total de 76 pensamentos na coleção de leoramunno

Seja o teu falar: sim, sim; não, não. O que passa disto é de má procedência.

Eu vim pôr fogo na terra, e quero que esse fogo se alastre e tenho pressa que isto aconteça.

Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar bons frutos. Porventura colhem-se figos de espinheiros ou ervas de urtigas? Toda árvore se conhece pelos frutos.

Fizeram da casa de meu Pai um covil de ladrões.

Quem planta flores, planta beleza e perfumes para alguns dias. Quem planta árvores, planta sombra e frutos por anos, talvez séculos. Quem planta ideias verdadeiras, planta para a eternidade.

É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas.

Sai e busca.

É a própria mente de um homem, e não seu inimigo ou adversário, que o seduz para caminhos maléficos.

Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz.

É capaz quem pensa que é capaz.

A vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido.

O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.

Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas.

O homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder.

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas, depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima.

A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.

Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.

Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte do ser é como olhar os movimentos da dança.
Uma vida é como o brilho de um relâmpago no céu. Levada pela torrente montanha abaixo.

Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele.