Coleção pessoal de leonardomenin

101 - 120 do total de 1758 pensamentos na coleção de leonardomenin

"Só venceremos nossa maldade interior quando compreendermos que a luta não é contra o que fazemos, mas contra o que somos. E nesse combate, ao conhecermos os recursos da graça de Deus, veremos com clareza que somente ela, por meio de suas virtudes e princípios, pode transformar nossa vida interior."⁠

"A sabedoria não reside apenas em deter o conhecimento, mas em vivê-lo e experimentá-lo, permitindo que ele se manifeste em cada ação e transforme a vida a cada instante."⁠

⁠"Quando o amor deixa de ser uma imposição e passa a ser uma expressão de afetividade saudável, percebemos de fato seu poder curador e transformador em nossas vidas."

O amor nunca volta vazio para aquele que decide vivê-lo integralmente e verdadeiramente. Suas virtudes e princípios produzem prosperidade, paz e honra, sendo o único caminho para uma qualidade de vida excelente em todos os sentidos.⁠

A publicidade, ao longo do tempo, expandiu seu escopo, ultrapassando necessidades e utilidades para abarcar felicidade, vaidade, rivalidade, futilidade, juventude, vontade, ansiedade, subjetividade, identidade, liberdade, diversidade...

⁠Quando se vir dividido entre a sua vontade, a dos outros e a de Deus, escolha sempre a de Deus. Só Ele é digno de honra e estará sempre ao seu lado, abençoando e prosperando o seu caminho por toda a vida.

⁠"Assim como o amor produz alegria, paz e prosperidade, o ódio, quando manifestado, produz morte, esterilidade e impede a realização dos nossos propósitos de vida."

"Quando você amar, que esse amor seja proposital, intencional e incondicional. Para que ele não volte vazio para você, mas crie na pessoa que você está amando, uma realidade de afetividade e carisma a ponto de ela se lembrar de você por toda a vida.".

"Quando somos criticados, podemos usar essa crítica para crescer ou podemos nos vitimizar. Na jornada da vida, é comum sermos criticados, e isso pode nos levar a desenvolver resiliência e persistência para crescer em sabedoria e entendimento. Por outro lado, podemos nos deixar abater e menosprezar, impedindo o desenvolvimento de nossas virtudes e talentos."

"Deus é amor, e só quem ama permanece em Sua presença.

Quando amamos com o amor de Deus, Ele Se manifesta em nós e, através de nós, revelando todos os Seus princípios, valores e propósitos santos. Assim, compreendemos que é por meio do Seu amor, graça e bondade que permanecemos inabaláveis em santidade, integridade e retidão. Todo o amor que temos vem primeiramente Dele, sendo transmitido por meio do Espírito Santo, que, através da Sua graça, nos revela quem Ele realmente é e o verdadeiro caminho para conhecê-Lo."⁠

"Nada dói mais do que amar e não ser amado, respeitar e não ser respeitado, fazer o bem e receber sempre o mal em troca. Por isso, quando for fazer algo, faça-o primeiramente sabendo que Deus lhe dará a recompensa devida, e por fim, não espere nada em troca, pois ninguém pode dar o que nunca recebeu; cada um só pode dar o que tem."⁠

"Quando for julgar, julgue a si mesmo. Quando for amar, ame a si mesmo primeiro, para que, quando for fazer o bem, você compreenda que só começará a mudar o mundo quando começar por si mesmo. As pessoas querem exemplos de transformação, e não palavras de comoção."

Três lições devemos considerar em nossas vidas:

A primeira é que o amor que transmitimos jamais volta vazio para nós.
A segunda é que, se queremos ter paz conosco, com Deus e com as pessoas, devemos aprender a perdoar de maneira incondicional e imparcial.
E a terceira é que todo o bem que manifestamos volta para nós, muitas vezes em proporção àquilo que oferecemos.

Se Deus não tirar o pecado da sua presença, a presença do pecado irá tirar você da presença Dele. Por essa razão, devemos compreender que é impossível servir a dois senhores: ou servimos a Deus para vivermos segundo a Sua justiça e santidade, ou, infalivelmente, serviremos ao pecado, e ele irá tirar de nós toda a nossa honra e dignidade.⁠

Não importa o quanto você ame, o quanto se entregue e se torne disponível para as pessoas. Se elas não estiverem dispostas a amá-lo, todo o seu esforço será inútil e totalmente em vão.

Por essa razão, devemos dedicar nosso amor apenas àqueles que, juntamente conosco, decidiram nos amar e caminhar ao nosso lado em todas as nossas adversidades e necessidades.⁠

⁠Porque Deus escolheu a graça como condição para a salvação, o livre-arbítrio como decisão para ela, e o amor para desenvolvê-la e permanecer nela.

Deus escolheu a graça como condição para a salvação para que ninguém se glorie disso, para que todos possam compreender que ela não depende do que fazemos, mas sim do que somos em Deus e do que Ele é em nós. Ele escolheu o livre-arbítrio porque é a maior expressão de liberdade que podemos ter, e por essa razão, Ele nos deixa livres para segui-lo ou não. E Ele escolheu o amor, pois é a expressão mais pura, verdadeira e espontânea de demonstrarmos todo o nosso afeto e carinho por Ele e por tudo que Ele representa para nós.

"A maior lição de nossas vidas aprendemos quando vivenciamos um amor puro, incondicional e imparcial, que se manifesta espontaneamente, sem esperar nada em troca. Nessa experiência, descobrimos que o maior fundamento da vida reside em viver a simplicidade desse amor, adotando seus princípios transformadores como um estilo de vida."

⁠Não cobre amor de quem nunca o conheceu. Não exija paciência de quem nunca a teve, nem espere bondade de quem nunca a praticou. Pelo contrário, ame, seja paciente e bondoso, e vença todo o mal com o bem. Lembre-se de que o amor é o único caminho para convencê-los da ignorância e do engano em que vivem.

"Quando compreendermos que somos em Cristo, e quem Cristo é em nós, e descobrirmos, através da fé, todos os dons, talentos e virtudes da Sua imensurável graça, então começaremos a trazer à existência, para as nossas vidas, o que já temos no plano espiritual."

O Poder Transformador do Arrependimento

O arrependimento não é meramente uma mudança de atitude, mas uma profunda conversão da natureza interior. Quem deseja sinceramente se arrepender precisa compreender que isso implica abandonar a velha natureza pecaminosa e abraçar a nova natureza espiritual, concedida pelo poder do Espírito Santo.

Através dessa nova natureza, nos tornamos co-participantes da vida divina e filhos de Deus por meio da adoção espiritual em Cristo, quando o aceitamos como Senhor e Salvador.

Assim, nosso pensar, agir, sentir e falar passam a refletir a Cristo, e não mais nossos antigos padrões.

Autor: Leonardo Pimentel Menin⁠