Coleção pessoal de leonardomenin
As 10 leis do sucesso relacional:
Ande com todos para transmitir o bem, mas tenha intimidade com poucos.
Ame a todos, mas dedique o seu amor apenas àqueles que o retribuem na mesma intensidade.
Seja leal e fiel a todos, mas estreite o relacionamento apenas com aqueles que o consideram e valorizam nos momentos bons e ruins.
Seja paciente com todos, mas dedique uma porção dobrada àqueles que o entendem e aceitam do jeito que você é.
Seja justo e verdadeiro com todos, mas abra a sua vida apenas àqueles que o têm apoiado na sua dor.
Seja íntegro e misericordioso com todos, mas aprenda a manter projetos, sonhos e desejos apenas com os íntimos que têm a mesma visão e fé que você.
Seja humilde e manso com todos, mas procure amparo e segurança apenas com os mais íntimos.
Seja bom e compassivo com todos, mas demonstre uma benignidade e temperança com poucos.
Seja honesto e espontâneo com todos, mas seja ainda mais prudente com poucos.
Ensine todas as pessoas a suprir sua carência em Deus, porém não dependa delas para se sentir realizado e satisfeito..
"A salvação é um dom da graça de Deus, e todos que buscam salvar a própria vida por suas próprias forças descobrirão, cedo ou tarde, que somente a graça pode nos libertar do poder do pecado que habita em nós, devido à nossa natureza pecaminosa."
Poesia, enquanto houver vida, ainda existirá esperança.
O que é a vida, senão um tempo estimado, dado por nosso Deus e Criador? Ele, através da sua imensurável graça, bondade e amor, nos revelou que esta vida é mais do que um punhado de dias.
Ela é, sim, um prelúdio da eternidade, e nela entrarão aqueles que aprenderam o sentido do verdadeiro arrependimento e transformaram seus erros e fracassos em uma oportunidade de mudar, de dentro para fora, toda a dor e sofrimento que lhes aflora.
Dor e sofrimento que outrora os mantinham presos devido ao preço e às consequências das suas transgressões e iniquidades, que lhes roubavam a paz e a liberdade.
"O que separa a vida da morte, o amor do ódio e a paz da guerra são palavras ditas sem entendimento e discernimento. Por isso, devemos ser sábios e prudentes para não perdermos o que construímos com a imprudência de nossas palavras."
"O arrependimento, nascido da dor, expande nosso discernimento e entendimento. Só então percebemos como falhamos em coisas que poderíamos ter acertado. O medo nos impede de enfrentar os problemas, levando-nos a persistir no erro, ao invés de buscar a verdade libertadora e a vida plena que almejamos."
"A razão pela qual nos tornamos aquilo que pensamos, sentimos e falamos está muito relacionada com as nossas convicções interiores. Dessa maneira, elas podem trazer uma vida próspera ou miserável, podem trazer a bênção ou a maldição."
"Para vencer as adversidades e problemáticas exteriores, primeiro precisamos ser instruídos nos caminhos da verdade, pois somente ela pode nos direcionar ao pleno conhecimento de quem somos. Dessa forma, passaremos a vencer nossos conflitos interiores para, então, podermos prevalecer sobre tudo o que nos afeta."
"A razão pela qual muitos não vencem seus conflitos exteriores está intimamente relacionada ao fato de não se conhecerem interiormente. Devido à ignorância e à falta de entendimento e discernimento sobre si mesmos, acabam sendo vencidos e dominados por aquilo sobre o que poderiam prevalecer."
Poesia, o sentido da vida
Qual a razão de estarmos vivendo neste mundo, senão para trazer alegria em meio à dor, paz em meio à desolação, fazendo com que cada pessoa encontre em Deus, através de nós, uma plena e poderosa redenção?
Podemos fazer a vida ter um verdadeiro sentido para ser vivida, ou podemos cruzar os braços, desiludidos por nossas próprias tristezas e fracassos.
A vida irá passar da mesma forma, mas estaremos perdendo a oportunidade de mostrar que viver vale realmente a pena, quando a esperança não é pequena.
A diferença entre arrependimento e remorso é que o arrependimento produz uma dor que modifica e transforma, enquanto o remorso produz uma dor que deforma e nos mata aos poucos.
A santificação só começará em nós quando aprendermos a andar no caminho do verdadeiro arrependimento, que vai na contramão dos valores e princípios do mundo.
Quando descobrimos nossa identidade em Cristo, e Ele nos molda segundo Seu caráter e personalidade santa, compreendemos que a nossa jornada de arrependimento e despertamento espiritual é conduzida por Ele, através da presença do Espírito Santo, e não por nossa capacidade ou condição humana.
Sabemos que uma pessoa é verdadeiramente sábia quando busca sabedoria, conhecimento e conselhos em Deus e em Sua Palavra. Pois, esta é um alicerce imutável e excelente que nos conduz ao conhecimento e à ciência perfeita de quem Ele é em nós, e de quem somos Nele.
Quem anda com entendimento espiritual e fundamenta suas decisões na sabedoria divina jamais será envergonhado ou confundido. Mas, aquele que se precipita e segue a aparência e os conselhos dos ímpios acabará em ruínas.
A autoresponsabilidade sempre será o melhor caminho para a cura interior dos males da alma. Ela só faz efeito quando aprendemos a assumir os riscos e as consequências de nossas atitudes. E quando compreendemos que somos nós que damos abertura para que o mal nos atinja, também devemos entender que somente nós mesmos podemos nos curar.
"Ao justificarmos nossa incapacidade com impossibilidades, abrimos caminho para que a frustração destrua nossos ideais e sonhos."
"A pessoa invejosa demonstra uma frustração interna, já que a impossibilidade de ser ou ter o que outros possuem a leva a transformar a inveja na principal causa de sua insatisfação."
A prudência é a integridade conduzem ao caminho da sabedoria e do verdadeiro entendimento, mas a insensatez é a ignorância levam rapidamente a destruição.
Na realidade onde a sabedoria habita, o conhecimento e o maior fundamento, o calar-se e a maior virtude e o ouvir atentamente o princípio mais precioso.
A verdade, embora amarga como o pior remédio, é a única capaz de curar e ressignificar e dar um nosso sentido e propósito para as nossas vidas.