Coleção pessoal de leonardomenin
Quando não usamos a sabedoria que vem de Deus para solucionar problemas em cada relacionamento, tanto conosco quanto com as outras pessoas, permitimos que a ignorância e a nossa apatia emocional destruam esses relacionamentos através da nossa falta de sensibilidade com a vontade do outro.
Quando perdemos um relacionamento com alguém, muitas vezes isso nos causa tristeza e sofrimento. No entanto, na direção e vontade de Deus, isso pode ser um livramento, pois Ele conhece o fim das coisas, antes mesmo de elas começarem.
O Verdadeiro Sentido da Vida
A vida é muito mais do que um conjunto de emoções, sensações e desejos. Quando permeada pela graça e pelo amor de Deus, ela se transforma em uma história rica em significado.
Essa breve existência, por vezes árdua e sofrida, nos leva a questionar o propósito de cada dor e sofrimento. Mas são essas mesmas dores que nos impulsionam a buscar a Deus incansavelmente, em busca de paz, alegria e contentamento.
Somente aqueles que se abrem para um relacionamento íntimo com Deus, permitindo que Ele se revele em suas vidas, descobrirão o verdadeiro sentido da vida. Pois, como diz a Escritura, "Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas."
Não deixe para amar amanhã, quem você pode amar intensamente hoje. Não deixe para viver amanhã, os prazeres desta vida que você pode desfrutar hoje. Pois a vida é como um sopro, e no final dela só nos restam as memórias, a saudade e as lembranças dos momentos que transformaram a nossa história.
O Preço do Amadurecimento: O Valor daquilo que se Perde.
Só percebemos o verdadeiro valor e sentido da vida quando, dia após dia, ela escapa por entre nossos dedos, sem que possamos fazer nada para detê-la.
Só percebemos o valor da nossa saúde quando a negligenciamos e a perdemos, esquecendo de cuidar dela a cada instante.
Só percebemos o valor do amor e de ser amado quando somos injustiçados, rejeitados e desprezados por aqueles que mais amamos.
Só percebemos o valor da paz quando estamos imersos em angústias e tribulações que a roubam de nós a cada momento de nossa breve existência.
Só percebemos o valor da felicidade e da alegria quando a tristeza e a depressão ocupam seu lugar, tornando nossa vida vazia e sem propósito.
Só percebemos o valor do afeto e dos afetos sinceros quando sentimos a saudade dilacerante que nos consome a cada dia.
Autor: Leonardo Pimentel Menin
Se queremos aprender a amar e perdoar, a a maior lição que devemos aprender é que o amor suportar todas as coisas de uma forma incondicional, imparcial e cheio de misericórdia e como uma benignidade que tem empatia pelo sofrimento alheio.
Somente aqueles que provaram do amor de Deus em meio às suas transgressões e maldades interiores, e compreendem o quão imperfeitos e limitados são, vão aprender o significado e o sentido de amar de forma incondicional e imparcial a cada pessoa.
Quanto mais nos conhecemos interiormente, mais descobrimos o quão miseráveis, cegos, pobres e despidos do amor e de todas as suas virtudes somos. Mas, mesmo assim, Deus nos ama e nos aceita com um amor incondicional e imparcial.
Em um relacionamento, não espere demais das pessoas. Seja proativo e dê o primeiro passo. Ame primeiro, perdoe primeiro. Demonstre afeto e bondade em cada atitude. Esse é o segredo para cativar e conquistar pessoas, tornando-se inesquecível.
A verdadeira sabedoria só pode ser adquirida por aqueles que aprenderam a caminhar pelos caminhos da humildade, da mansidão e do quebrantamento espiritual e emocional, deixando que esses caminhos os conduzam a um relacionamento íntimo e de qualidade com Deus.
Antes de ter uma identidade bem definida de quem você é, você precisará redefinir e recriar muitas vezes a sua mentalidade, moldando-a através da sabedoria e do conhecimento adquiridos em um relacionamento íntimo com Deus.
As nossas palavras vão criar uma conduta de pensamentos. Esses pensamentos vão criar uma conduta de sentimentos. Esses sentimentos vão criar uma conduta de desejos, e a maneira como interagimos com eles será determinante para criarmos um futuro de prosperidade, honra e vida abundante.
Quando nossa mentalidade não acompanha nossa maturidade espiritual e emocional, vivemos uma vida vazia e estéril. Não conhecemos a verdadeira sabedoria, fruto do conhecimento de quem somos em Deus e de quem Ele é em nós.
A nossa mentalidade, irá determinar a realidade de vida que iremos viver, é impossível ter uma mentalidade miserável e ser prospero.
O amor é uma caminhada solitária, se você deseja amar como Jesus amou. Você terá que passar por tudo que Ele passou e ainda dizer: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem." Pois o verdadeiro amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Quando for fazer algo, nunca faça apenas pelas pessoas, pois elas podem ser ingratas e egoístas. Faça sempre para Deus, pois Jesus amou seus doze discípulos, cuidou deles e transformou a vida deles. E quando foi para a cruz, somente um ficou com Ele.
Você é uma pessoa boa para as pessoas, até começar a falhar muito com elas. Você permanece sendo amado, se continuar amando. Isso só mostra que a maioria das pessoas são superficiais e artificiais, e nunca aprenderam o caminho do verdadeiro amor.
O Obstinado Amor de Deus por Nós
O amor de Deus é rico em misericórdia e graça, pois Ele sabe que somos falhos da cabeça aos pés.
Ele jamais desiste de nós, pois sabe que se estivermos fora do alcance do seu amor e graça, viveremos de desgraça em desgraça, e a nossa natureza pecaminosa nos levará infalivelmente para a perdição eterna.
Sua bondade e fidelidade não encontram barreiras para nos conduzir, a cada momento de nossas mais profundas tristezas e sofrimentos, para o seu consolo e alento. Por isso, Ele colocou o seu Santo Espírito dentro de nós, que clama dia e noite pela nossa redenção e salvação.
Nossos sofrimentos sempre nos conduzirão a dois caminhos. Ou eles nos amadurecem, produzindo frutos de arrependimento que nos levam a uma vida mais sábia e próspera, ou nos envenenam interiormente através da amargura, matando-nos um pouco a cada dia, tornando nossa vida cada vez mais infrutífera e miserável.
Nada destrói mais uma pessoa interiormente do que a amargura e o ressentimento de olhar o sucesso ao seu redor e, a cada dia, contemplar seus próprios fracassos diários sem conseguir progredir.