Coleção pessoal de LeilaSouza
Nesse mundo competitivo e consumista,ou aprendemos a ser seres humanos ou seremos máquinas de trabalhar.
Um Eu saudável e inteligente enxerga que todos os seres humanos são igualmente complexos no processo de construção de pensamentos,embora essa construção tenha diferentes manifestações culturais,velocidade de raciocínio,coerência e sensibilidade.
Todos somos célebres cineastas em nossa mente,ainda que alguns sejam especialistas em produzir filmes de terror.
Quem trai suas palavras com suas ações precisa aumentar o tom de voz e exercer pressão para ser ouvido.
Se pais,educadores e executivos não treinarem seu Eu para se esvaziar de seus preconceitos e aprender a se colocar no lugar dos outros a fim de entendê-los tanto quanto possível,cometerão erros crassos.
Quem acredita ser portador da verdade está preparado para ser um deus,e não um ser humano.Infelizmente,a humanidade está saturada de deuses.
Um Eu líder e maduro não gravita na órbita dos outros nem exige que os outros gravitem na órbita dele.Vive em harmonia.
Quem não souber dar um choque de lucidez em sua emoção e em seus pensamentos jamais poderá dizer que é autor da própria história.
Se o Eu é consciente,se não perdeu os parâmetros da realidade,ele é responsável pelos seus comportamentos e suas consequências,inclusive quando ele mesmo se torna um espectador passivo das mazelas psíquicas.
Quem cobra excessivamente de si pode ser ótimo para a sociedade e para sua empresa,mas certamente será seu próprio algoz.
Quando estudamos o processo de construção de pensamentos,somos iluminados para entender que a loucura e a racionalidade são mais próximas uma da outra do que imaginamos .Por isso,uma pessoa inteligente jamais discrimina ou diminui os outros.
A não ser que alguém esteja em surto psicótico ou sob intenso efeito de uma droga,ou seja uma criança incapaz de ter consciência de seus atos ,o exercício de escolher e utilizar os tijolos da memória está preservado.
A cultura é fundamental para a identidade de um povo, mas, se ela nos impede de nos colocar no lugar outro e pensar antes de reagir, torna-se escravizante.
...quem não é honesto consigo mesmo,quem não tem coragem de se mapear,tem grande chance de ficar intocável,de levar seus conflitos para o túmulo.
Quem não estiver preparado para perder o trivial não é digno de conquistar o essencial.E,se formos amigos da sabedoria,descobriremos que o essencial são as pessoas que amamos...