Coleção pessoal de larissa_minhos

121 - 140 do total de 172 pensamentos na coleção de larissa_minhos

stop
a vida parou
ou foi o automóvel?

Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.

Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer.

Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.

Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.

Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.

Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo.

Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.

Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana.
Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.

Tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: viver não é necessário, o que é necessário é criar.

Para viajar basta existir.

Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.

A arte é o espelho e a crónica da sua época.

A arte é um dos meios que une os homens.

Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida, ajudantes do seu crescimento ou bálsamo dos combates: postulam sempre sofrimento e sofredores.

O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria.

A arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida, e que se desenvolve para suavizá-la.

A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação.

O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar.