Coleção pessoal de LaneLeo

61 - 80 do total de 450 pensamentos na coleção de LaneLeo

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo.

Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer.

A questão não é "eles pensam?" ou "eles falam?", a questão é "eles sofrem?".

Toda a punição é maldade; toda a punição em si é má.

Não há experiência mais profunda para o revolucionário que o ato da guerra.

A reforma agrária radical é a única que pode dar a terra ao camponês.

Se o presente é de luta, o futuro nos pertence.

Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens.

A culpa de muito dos nossos intelectuais e artistas reside em seu pecado original; não são autenticamente revolucionários.

Eu creio que a primeira coisa que deve caracterizar um jovem comunista é a honra que se sente por ser jovem comunista. Essa honra que o leva a mostrar-se a toda gente na sua condição de ser comunista, que não o submete à clandestinidade, que o não reduz a fórmulas, mas que ele manifesta em cada momento que lhe sai do espírito, que tem interesse porque é o símbolo de seu orgulho.

Junta-se a isso um grande sentido do dever para com a sociedade que estamos construindo, para com os nossos semelhantes como seres humanos e para com todos os homens do mundo.

Isso é algo que deve caracterizar o jovem comunista. Paralelamente, uma grande sensibilidade a todos os problemas e uma grande sensibilidade em relação a justiça.

Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos.

O socialismo não é uma sociedade beneficente, não é um regime utópico, baseado na bondade do homem como homem. O socialismo é um regime a que se chega historicamente e que tem por base a socialização dos bens fundamentais de produção e a distribuição equitativa de todas as riquezas da sociedade, numa situação de produção social. Isto é, a produção criada pelo capitalismo: as grandes fábricas, a grande pecuária capitalista, a grande agricultura capitalista, os locais onde o trabalho humano era feito em comunidade, em sociedade; mas naquela época o aproveitamento do fruto do trabalho era feito pelos capitalistas individualmente, pela classe exploradora, pelos proprietários jurídicos dos bens de produção.

Deixe-me dizer-lhe, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor.

O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade; é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade.

Podem morrer as pessoas, mas nunca suas ideias.

Retroceder sim, render-se jamais.

As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.

O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.

Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados.