Coleção pessoal de jsmj

41 - 60 do total de 78 pensamentos na coleção de jsmj

⁠Decomponha o seu pensamento, para que se possa chegar a verdade...

A percepção faz com que o conhecimento fique mais detalhado e expande a visão do homem. A inferência leva o homem a concluir ações com maior habilidade e assertividade. O bom julgamento, amparado nas duas definições anteriores, evita retrabalhos, que podem causar um grande desperdício ou injustiça por falta atitudes coerentes.⁠

⁠Aluno, foi criado e educado por alguém de acordo com a opinião e conhecimentos desse alguém.
Estudante, aquele que estuda, que procura adquirir conhecimento ou recebe conhecimento através do ensino, das pesquisas avançadas e suas comparações.
Em resumo: Aluno é quem assiste aula e estudante é quem estuda e pesquisa.

⁠O ser humano nasce bom, é corrompido pela sociedade. A corrupção traz a desigualdade, e esse ser humano só se manterá no caminho correto se não houver contaminação com tolices e mantiver a sua razão com pensamentos voltados para o seu crescimento profissional e intelectual.

⁠O pensamento do homem é como se fosse uma área quadrada limitada, onde para que haja evolução desse, é necessário ir além dessa limitação, e quando ultrapassar esse limite, enxergará outra limitação e assim, em uma onda de rompimentos consecutivos desses limites encontrará a razão, para o surgimento das soluções, das novas tecnologias, do físico, do pensamento concreto, da realidade. JMOURAJ

⁠Muitos pais se perdem junto com os seus filhos adolescentes, devido o desconhecimento de fatores externos, que tentam extinguir a todo custo, os valores e costumes da família, disseminado por crenças, de pseudos intelectuais, tentando a todo custo incutir no cérebro desses jovens.

⁠A adolescência é um fenômeno recente. Até a Revolução Industrial, não existia esse conceito. Havia as crianças, e havia jovens prontos para trabalhar aos 13 ou 14 anos, ao lado de pais cuja expectativa de vida era de 40 anos. No século XIX, as condições de saúde e segurança melhoraram. As empresas passaram a cuidar melhor de seus trabalhadores (porque detinham o conhecimento técnico), e a vida profissional se prolongou. Os jovens não precisavam mais pegar o lugar de seus pais tão rapidamente. Desde então, não são crianças que precisam ficar protegidas em casa, nem adultos que podem criar sua independência trabalhando. Eram adolescentes, um termo que começou a se popularizar na década de 1940.

⁠O professor é o fator que mais influencia na educação das crianças.
Um professor ruim ensina metade ou menos do que o aluno realmente precisa aprender no ano.

⁠Chegará um dia, entre os seus 40 e 50 anos, onde a sua observação sobre a vida será enxergada, e com certeza, isso possa te levar a outros caminhos, e terá pensamentos do tipo: e se eu tivesse... Talvez, hoje tudo fosse diferente!

Não basta colocar um INDIVÍDUO de frente para o outro e pedir que falem. É preciso desenvolver nas pessoas a capacidade de entender umas às outras e respeitar opiniões divergentes, ⁠dando clareza à razão, através das experiências e hábitos conciliadores, após uma investigação realista da causa. Com isso, o conhecimento só existirá se houver o entendimento.

⁠Aos críticos acéfalos
Muitos criticam um homem em tudo o que ele propõe...
Sem saber direito a finalidade e o resultado da sua proposta.
Muitos criticam um homem em tudo que ele fala.
Sem ao menos prestar a atenção em suas falas.
Muitos chamam esse homem de ...cida, ...cida, cida...
Sem saber ao menos o que isso significa.
Muitos o intitulam de famoso palhaço...
Sem entenderem, que palhaço é sinônimo de alegria.
E sem nexo, saem por aí a fora plantando falsas narrativas.
E não percebem que isso só o fortalece ainda mais.
As críticas são espalhadas com ar pejorativo.
Mas “eles” não entendem o significado e mesmo assim criticam!
Criticam quem o apoia chamando de mínimos da Universal Studios
Mas não entendem, que isso só o faz o mais favorito.
Criticam de rebanho, armento, cabras e carneiros...
E esses conservadores mesmo sendo “marcados”, ainda são felizes...
Criticam sem ter motivo e criam motivos para criticar.
Criticam por raiva e ódio e não entendem, que o árduo existe também.
Levantar cedo, trabalhar na via do próprio esforço é ainda uma solução.
Criticam aqueles por fazerem aquilo que eles deveriam ter feito...
E não enxergam que o maior cego é aquele que não quer enxergar.
Vivem em lugar ou estado imaginário em condições de extrema ignorância
Continuam deitados eternamente em berço esplêndido...
A espera de um “salvador da pátria, que busca ser autêntico e inteiro, mas lhe falta pedaços.
A “Crítica” ao menos por ser “Crítica” deveria fazer uma crítica a si, onde talvez o erro de suas críticas tenha sido criticar sem medidas um crítico autêntico.
Finalizo com uma frase que ouvi muito dos meus pais: Se Deus é por nós! Quem será contra nós? JMOURAJ

⁠Estudantes que fizeram uma faculdade, conseguiram seu diploma e intitulam-se como "intelectuais" são herdeiros de uma educação precária, sem os alicerces necessários para a compreensão e construção dos assuntos complexos, para os exercício que deveriam ocorrer em suas funções. JMOURAJ

⁠Minha filha, que o Nosso Criador.
Faça sempre parte da sua vida.
E sempre ande de cabeça erguida.
Construa uma história, a mais linda.

Antes de você ser concebida.
Eu fazia planos, eu a queria.
Imaginava com quem pareceria.
Mas para minha surpresa adivinha.

E ao nascer olhei bem de pertinho.
Tentando enxergar de mim pouquinho.
Tão inocente ao fazer um biquinho.
Eu só enxergava o meu moranguinho.

Você é um dos meus milagres da vida.
Eu a mantinha no meu colo protegida.
Dos meus braços para o berço seria movida.
Eu já morreria por você, antes da despedida.

Hoje se tornou uma mulher e amiga verdadeira.
Peço que tenha motivos para sempre tentar.
Não transforme o seu coração em uma geladeira.
E encontrar o verdadeiro significado de amar.

Pois isso eu já encontrei quando descobri vocês.
Você a primogênita e seus irmãos, mais três.
Não importa o tempo, o quanto você cresça.
Sempre será minha pequena, isso é certeza.
JMOURAJ

⁠Do meu ponto de vista e de acordo com o artigo de Veiga, Observo, não só no texto, mas também, no dia a dia dos ensinamentos, que a Didática totaliza e promove os conhecimentos teóricos e práticos alcançados nas matérias de formação pedagógica e técnicas práticas, oferecendo o que é comum e obrigatório para o ensino de todas as disciplinas, por isso usa-se o termo "geral". Já a Didática Específica envolve os mesmos princípios da Geral, porém voltados para áreas específicas. A Didática Geral trata da teoria geral do ensino. As Didáticas específicas ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais. Por exemplo: A matemática é ensinada mecanicamente, com suas fórmulas e conceitos teóricos há décadas, dentro da essência da Didática Geral e essa mesma matemática também é ensinada analiticamente, por pouquíssimos, com exercícios práticos de como aplicá-la no dia a dia, moldada por uma didática específica. Quando eu lecionava matemática eu afirmava: “que João só casa com Maria, quando conhece a Maria”. Desta forma, para gostar da matemática teria que conhecer, mas para conhecer, precisa namorar, casar e mesmo assim passaria uma vida toda buscando conhecer... E isso é muito específico! Por isso muitos preferem dizer: “não gosto de matemática!”. Na minha opinião, embora cada uma tenha as suas características, suas funções e objetivos, é salutar entender que a didática geral e as didáticas específicas são recíprocas, uma vez que a finalidade de estudo de ambas é o ensino.


Acredito ainda, que capacitar profissionais para atuar na educação já não é uma missão tão fácil devido as diferenças individuais. Assim, acompanhamos um cenário não apenas envolvendo um panorama educacional desolador no qual, além das já conhecidas péssimas condições de trabalho e remuneração, um índice devastador de evasão de desinteresse pela profissão. Os estudantes que ingressam nas licenciaturas são muitas vezes herdeiros de uma educação precária, sem os alicerces necessários para a compreensão e construção dos conhecimentos complexos, necessários para os exercício que deveriam ocorrer em suas funções diárias. Me perdoe a sinceridade.
JMOURA

⁠Eu nunca quis nada na vida,
onde um dia eu pudesse perder.
Quando percebi já era tarde demais.
Haviam muitos em torno de mim. JMOURAJ

⁠A média da vida de um ser humano é entre 75 e 80 anos. Esse tempo passa galopante e toda sexta feira ouço gritos de alegria, pois ela chegou! Chegaram várias para os nossos antepassados e esses "galopes" já se foram.

Agora fico eu aqui pensando: Será que todos os dias não podem ter o mesmo vigor da sexta? Nem que seja para resgatar galopes que serão necessários em um futuro que vive sextanto em nossa direção frequentemente disfarçado de alegrias... JMOURAJ

⁠1. Seja sincero, em razão da situação que se encontra hoje e diante dessa quarentena obrigatória. Quero fazer uma antiga pergunta voltar ao cenário atual:
Quem você levaria para uma ilha deserta para ficar com você ao seu lado? Espero que desta vez faça sentido a resposta. Apenas para pensarmos. Maio/2021

⁠2. Seja sincero, em razão da situação que se encontra hoje e tudo que viveu na quarentena obrigatória. Quero fazer novamente a mesma pergunta que fiz há um ano:
Quem você levaria para uma ilha deserta para ficar com você ao seu lado? Espero novamente que desta vez faça sentido a resposta. Maio/2022

⁠A fraqueza de um homem está no cansaço, e com isso vem a desistência. A rota certa de um vencedor, ainda é tentar de novo. JMOURAJ

⁠Em algum momento do crescimento
Uma espécie de deficiência auditiva
Eu ou meu filho em desatento
Gerou um relacionamento conflitivo

Esqueci os gritos e as surras que levei
Fui além, e ao invés de surrar brinquei
Me educaram com rigidez, isso eu sei
Eu eduquei olhos nos olhos, conversei

Incentivei a estudar de forma ativa
No meu tempo isso não era comum
Se não fosse o esforço e a disciplina
Talvez ainda estivesse sem rumo

As vezes me pego pensando
Onde foi que eu errei?
Se tentei fazer diferente
Tanto amor, nunca neguei

A educação que eu recebi
Era melhor e eu não notei?
Eu acreditava que sabia
Hoje entendo que nada sei

Eu penso que um dia
Ele vai compreender
E quem sabe entender
Que outro filho vai nascer

E Talvez essa seja a chave
De uma educação em conserto
Para que um dia o acerto
Me tire do peito esse aperto. JMOURAJ

Os pensamentos idealistas iniciados por Platão e desenvolvido por outros epistemólogos no decorrer dos séculos, resultou na formulação das novas ideias do que o outro é ou as coisas são, e distinto da realidade. E como em um grande círculo, tudo retorna e continuam intrínsecos ao mundo das ideias de Platão.

A realidade material é o que existe como matéria e é apreendido pelos órgãos dos nossos sentidos, ou seja, aquilo que é observado, percebido através da visão, tocado, ouvido, tudo que provoca experiências sensoriais. E essa realidade ideal somente pode ser compreendida por meio do raciocino lógico, da razão.

O idealismo é a corrente teórica que coloca nas ideais a centralidade para qualquer entendimento da realidade. O idealismo é uma corrente filosófica que avança ao longo da história.

As características relacionadas pelos principais teóricos são: A existência de um mundo imaterial e possui um grau de abstração, ou seja, não é concreta. Alguns exemplos são valores, crenças, folclore, danças, músicas, artes plásticas, festas e religiosidade. Os patrimônios culturais imateriais envolvem os conhecimentos que são transmitidos de geração a geração.

Outra característica é a ideia ou o exercício racional como únicas formas de se conhecer a realidade ou o entendimento de que os fenômenos da realidade não se apresentam tal como são em-si, ou ainda em termos éticos, compreender que as normas e a ação humana devem ser fundamentadas em princípios racionais.

O que Platão chamou de mundo das ideias seria a dimensão em que o idealismo estaria estabelecido e o único conhecimento verdadeiro e confiável seria o conhecimento racional das ideias e formas. JMOURAJ