Coleção pessoal de JPRSANTOS
A expansão do nosso corpo e da nossa alma só acontece no reencontro desta liberdade em nós de promover o humanismo e a alegria de viver em amor, por amor.
A alegria nasce no amor, logo o silêncio é também ele amor.
Analisar o processo do conflito e compreendê-lo para poder trabalhar sobre ele é o trabalho de quem vive a CNV. Verifica-se que o medo do conflito leva as pessoas à mentira, à hipocrisia, à depressão, à manipulação. A CNV ajuda-nos a entender que por essa via não criamos empatia e um mundo interior e exterior mais sãos, mais sábios, e mais pacíficos.
CNV — Comunicação Não Violenta
A felicidade está num outro lugar desconhecido por ti, dentro de ti mesmo! Então, procura-te noutros lugares felizes de ti.
Tudo de mim devo esperar
E nada aos outros devo exigir
Tudo em mim reside para melhorar
A cada um cabe o caminho a seguir
Ninguém devo transformar
Só eu próprio posso mudar.
O estado de felicidade plena atinge-se com mergulhos profundos na nossa consciência dos nossos erros, as nossas escolhas, as nossas dores e frustrações e medos. E aí, compreendemos o nosso EU. E valorizamos o HOJE que somos, já leves e em paz connosco e com o mundo.
Já só me resta o tempo útil para gente humana. Gente que descobriu a efemeridade, a mortalidade e a bondade. Gente como aquele último quadradinho de chocolate de uma tablete inteira: só aquele último pedacinho tão ansiado... e o mais saboroso de todos. Gente tão preenchida, gente tão profundamente serena e sábia. Gente ainda ávida de partilhar e de aprender; de se dar em dádiva sem retorno. Gente que segue o seu rumo e não se demora na mediocridade do mundo. Já só me resta tempo para Gente com asas nas palavras e no gesto.
Já vivi mais do que me resta ainda viver e só quero gente que vive eternamente. Gente de alma, porque soube que a carne o osso são apenas restos da terra.
Já só preciso de gente que vem da primavera com girassóis na voz e a flor de lótus no olhar.
2019, José Paulo Santos
*Poeta e Autor de Aldeias em Mim
A "falta de tempo" é sempre uma desculpa para quem tem outras prioridades. A boa notícia é que as prioridades oscilam, mudam com o tempo...
CNV — Comunicação Não Violenta
Sim, sejam os poetas da vossa vida.
Atrevam-se em cada dia a colocar
o azul no vosso olhar
cor-de-laranja nos vossos dedos
e também risos arco-íris
no vosso ventre…
Há tanta gente sem cérebro que precisa do cérebro dos outros para poder acreditar que pensa por si mesmo.
Somente o Amor e a Arte tornam a Vida mais suportável. Mergulhar nas suas profundezas é elevar a Alma ao mais alto de si mesmo.
O Beijo
Creio que foi o beijo
Beijo colado na alma
Toque leve e subtil
Feito água e luz
Veio em arrepio
Carícia de azul
Eterna e infinita
Timidez ousada
Tremor de lábios
Murmúrios de calor
Clamor no afago
— creio no beijo
Beijo de sempre
Nascido de nuvem
Floco de sal e sol
Entre lábios soltos
Como cavalos
Ao vento.
Enquanto o mundo ocidental padece sob o ruidoso fenómeno Dunning-Kruger, o mundo oriental vem serpeteando silenciosamente sob o Síndrome do Impostor.
Por que é que uma mulher conhece outra mulher que tenha sido violada, mas nenhum homem conhece outro homem violador?
CNV — Comunicação Não Violenta
Enquanto dezenas de alpinistas fazem fila para alcançar o cume do Evereste, eu ultrapasso corajosamente as mais altas e perigosas montanhas de mim.
2019, José Paulo Santos
*Poeta e Autor de Aldeias em Mim
Abandonei a minha Tese de Doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação em prol de uma causa de vida mais transformadora e elevada: a Comunicação Não Violenta. Escolhi o que faria mais sentido verdadeiro para a minha vida e a dos outros.
CNV — Comunicação Não Violenta
Atualmente, o pior e mais cruel atentado à Paz e ao Bem-estar de um Povo tem origem na falta de confiança na classe política, nos Meios de Comunicação Social, no medíocre funcionamento da Justiça e no domínio e monopólio da economia sobre a Vida.