Coleção pessoal de jose_carlos_fineis

61 - 80 do total de 171 pensamentos na coleção de jose_carlos_fineis

⁠Balanço em 28/9/2023.

Sonhos: incontáveis.
Perspectivas: todas.
Possibilidades: muitas.
Motivação: 100%.
Autoconfiança: 100%.
Esperança: um estoque inesgotável.

Por maior que seja o salário do profissional competente, a incompetência sempre custará mais caro.

⁠Não saber o que se espera da vida pode ser um falso dilema, uma justificativa de si para si. Quase sempre, sabemos sim, intuitiva e racionalmente, o que queremos e devemos fazer. Não fazemos por comodismo ou covardia. Sempre haverá uma boa desculpa para não fazer o que precisa ser feito.

⁠O mau jornalismo se caracteriza não só pelo que noticia e como noticia, mas também, e principalmente, por aquilo que deixa de noticiar.

⁠Leis da Física que nunca foram escritas (3):
- Ao procurar um objeto de que precisa com urgência, encontrará pelo menos três objetos que já havia desistido de procurar e dado como perdidos há dois ou mais anos, porém não aquilo que procura.
- O objeto de que precisa com urgência será encontrado daqui a dois ou mais anos, quando estiver procurando outra coisa; a chance de encontrá-lo será maior à medida que não for mais necessário.

⁠Chega um dia em que nos convencemos de que é mesmo impossível vencer o tempo. E então, quando nos resignamos e deixamos de lutar contra ele, a mágica acontece, e o vencemos.

⁠É surreal o tempo que a TV aberta dedica a programas e reportagens sobre comida. São horas e horas falando sobre molhos, doces, churrascos, bolinhos de frango, tortas e bolos. Isso num país em que um terço da população enfrenta algum grau de insegurança alimentar. É triste, mas parece que, em termos de sensibilidade e criatividade, as emissoras de TV estão na fila do osso.

⁠Leis da Física que nunca foram escritas (2):
- Um comprimido derrubado no chão, se for o último da cartela e sua não ingestão tiver consequências graves para a saúde, nunca mais será encontrado.
- O comprimido será encontrado e ingerido, entretanto, por um animal de estimação; as probabilidades de isso ocorrer crescem na mesma proporção do risco para a vida do animal.

⁠Leis da física que nunca foram escritas:
- Todo parafuso que cai no chão desaparece embaixo de alguma coisa, mesmo que não haja lugar para se esconder num raio de muitos quilômetros.
- O parafuso sumido reaparecerá em lugar bem visível onde já havia sido procurado várias vezes, depois que tiver sido substituído e não for mais necessário.

⁠Tive muitos sonhos que ficaram pelo caminho. Comecei muitos projetos que não foram adiante. Às vezes penso que a única coisa que fiz por inteiro em minha vida foi ser pai.

⁠Não consigo imaginar um paraíso que não tenha pão, café e papel higiênico.

⁠Fico imaginando um programa tipo "No Limite" em que um grupo de milionários tivesse que viver numa casa simples de um bairro periférico, acordar às 6 da manhã, deixar as crianças na escola, pegar três ônibus para ficar 8 horas num trabalho maçante, preparar as próprias refeições, lavar roupa, limpar a casa, fazer compras e pagar todas as despesas com um salário mínimo. Seria o maior sucesso.

⁠Decepcionar-se com um amigo equivale a perdê-lo. A verdadeira amizade jamais decepciona.

⁠Sou neto de imigrantes e filho de operários. Minha mãe foi tecelã por 30 anos. Meu pai tinha uma horta e um galinheiro. Fui criado com amor e generosidade, num lar digno e sem luxo. Simplicidade faz parte do meu DNA. Simplicidade, amor e respeito. Acredito que a humildade é uma virtude, apesar de haver quem a confunda com inferioridade, nestes tempos em que o esnobismo deixou de ser visto como um defeito e se tornou um estilo de vida.

⁠Não existe "se" quando o assunto é o passado. Inútil perder tempo imaginando como teria sido isto ou aquilo se algo tivesse ocorrido de outra maneira. A vida, sempre, é daqui para a frente, e daqui para a frente deve ser vivida.

⁠Conhecer-se a si mesmo, despir-se do ego e dos scripts impostos pela sociedade, não é fácil. Uma vez descoberta a própria essência, porém, ainda mais difícil é viver de acordo com ela, sem fazer concessões.

⁠Ao longo da vida, por necessidade ou conveniência, interpretamos muitos papéis. E, não raras vezes, o papel mais difícil de interpretar é o de nós mesmos.

⁠Tratar a todos com igualdade é extremamente injusto. Os mais vulneráveis merecem sempre especial atenção.

⁠Sabemos quando alguém é grande de verdade quando os que estão à sua volta sentem-se grandes também. Diminuir os demais para sentir-se grande é coisa de gente pequena.

⁠A sabedoria, enquanto restrita ao plano racional, é um adorno vistoso e inútil, guardado numa caixinha dentro de uma gaveta. Aliás, há pouca sabedoria em acumular sabedoria, se não permitirmos que ela inunde os sentimentos e, sem hesitação, comande nossa atitude perante a vida e cada uma de nossas ações.