Coleção pessoal de jorge_oliveira_psicanalista
O centro do pensamento de Freud era que a subjetividade do homem é, de fato, determinada pelos fatores objetivos – Objetivos na medida em que se relacionam à própria consciência do homem – e que agem a revelia dele, por assim dizer, determinando-lhe pensamentos e sentimentos, e assim, indiretamente, seus atos. O homem, tão zeloso de sua liberdade de pensar e escolher, é na realidade, uma marionete movida pelos cordéis, atrás e acima dele, e que por sua vez são dirigidos por fatores desconhecido de sua consciência.
Para dar-se a ilusão de que age segundo sua vontade, o homem inventa racionalizações que lhe dão a impressão de agir como age, por ter escolhido livremente a sua atitude, movido por motivos racionais ou morais. Mas Freud não conclui com uma nota de fatalismo, confirmando a incapacidade do homem em relação às forças que o determinam, e sim, que o homem pode adquirir consciência dessas forças que atuam a sua revelia – e com isso ampliar o âmbito de sua liberdade e transforma-se de um joguete movimentado por forças inconscientes, num homem livre e consciente, determinando seu próprio destino. Freud expressou esse objetivo nas palavras “ONDE HOUVER ID, HAVERÁ EGO”.
Habitualmente, o ingrato permanece vinculado nalgum interesse unicamente próprio, e naquilo que por ventura não houve uma oportuna possibilidade de você fazê-lo! Por certo, nunca no que você se predispõe e queira empreender. A pessoa ingrata tem uma amnésia manifesta, pois ela jamais lembrará do que em outras circunstâncias em favor dela, você fez alguma coisa.
Estudar a psiquê humana tem sido uma prática tão íngreme quanto explorar o universo. Muitos homens tentam transmutar a natureza influenciando-a através de atributos superficiais. Estes, asseveram seus estímulos com destino a agirem consoante o meio com o qual interagem.
Outros, independentemente disso! Despertam sua consciência inclinada para o próprio homem.
Em comunhão, a lealdade é um preceito fundamental numa relevante vinculação de amizade. No entanto, há momentos em que percebemos o quanto somos obrigado a agir com mais sutilidade. Muito provavelmente, todos nós já censuramos algum episódio de maneira mais amena, no intuito justamente de satirizarmos tal situação.
À medida em que a pessoa vivencia resolutas circunstâncias, ela naturalmente verte numa transmutação. Não é que a pessoa torna-se estranha, enigmática, distanciada ou cética! É que o tempo decorre irrefletidamente, aí o indivíduo desembrutece, e subitamente amadurece. Logo, como resultado, vai se desapegando de todas as coisas que não sejam mútuas e apropriadas.
É um tormento manter-se calmo sempre que uma pessoa teima com querelas que nos deixa enlouquecidos. De fato, o equilíbrio nessa hora é um predicado considerado sublime! Porém, que nem todo mundo alcança esse exercício em sua vivência, visto que, é essencial um demasiado controle para permanecermos tolerantes quando algo nos transtorna, ou porventura alguma questão exposta não seja exatamente do modo como compreendemos e inferimos.
Sustentar a autoestima é uma das características mais estável do amor-próprio é manter-se aprazível, confiável e feliz! Para sobrestimar outra pessoa e praticar por ela o fascínio, temos que ser afáveis primeiramente com nós mesmo.
O laço através da relação de "Pai e Filha" é incomparável e esplêndido; sobremodo, intensamente Divino. Visto que, o Pai eternamente será um ídolo para sua progênita Princesa. Tal qual, ela perpetuamente também será aos olhos dele, sua primordial Princesinha graciosa, e seu real amor genuíno.
Nutrir reflexões de negações, mágoas, ausências, desilusões, entre outras coisas mais! Provavelmente essas sensações lhe transportarão para um estado de angústia. No entanto, tudo que for antagônico a esses sentimentos, lhe transformará numa pessoa louçã, saudável, desperta, consciente, ativa, objetiva e confiável!
Sou extremamente grato ao universo por ter me presenteado com à companhia cotidiana de duas "anjas" em imagens de cadelas, nesta minha trajetória de vida. (Sahrab e Nalla)
LAST BUT NOT LEAST! Assim também o sou por alguns humanos!
À medida em que eu vou ficando mais velho, com a mesma intensidade compreendo seguramente que não necessito de mais bulhufas nenhuma.
De certeza, quando eu me for, consequentemente tudo será jogado fora ou doado para alguém! À vista disso, eu fico a refletir: Para que acumular muitos pertences se não careço de nada?
A psicossíntese é um método terapêutico que auxilia na resolução de conflitos. Com a psicossíntese, é possível obter uma visão mais clara sobre as hostilidades do ego.
O que somos significativamente em toda a nossa exterioridade, nossa dádiva e características, nossa finalidade efetiva na vivência e nossa concepção da inteligência e do desenvolvimento compassivo.
É avivado e direcionado com uma melhor elucidação, na terapia em PSICOSSINTESE.
NAE - Núcleo de Apoio do Ego, Núcleo de Autoestima: Você se cura quando há um protetor dentro de você. O NAE só ele ouve a sua voz, não ouve a voz de ninguém. Ele tira você do estado subjetivo para o estado objetivo, tornando-o livre. Pois o estado subjetivo é um estado confusional e nebuloso, já o estado objetivo, é um estado louçã mais saudável, no NAE você é livre tem auto-suficiência e independência. Sem NAE, o Ego não vai a lugar algum.
É interessante procurar um profissional de saúde mental! Tão logo uma pessoa esteja experienciando alguma forma de angústia, ou deseja aperfeiçoar o seu crescimento pessoal e o conhecimento de si próprio.
Certamente imaginamos que em determinadas circunstâncias o NOJO não tem justificativa. Mas não é bem assim! ele manifesta-se gradualmente e tão logo você note já está desenvolvendo um sentimento de repulsa por uma pessoa, lugares, alimentos etc...
A emoção NOJO além do desgosto e a repulsa, trás alguns aspectos como o ceticismo por exemplo, fazendo com que a pessoa desenvolva receio por coisas que imagine ser insalubre ou culturalmente desagradável.
O NOJO influencia a preocupação, ele é um basilar fator para potencializar a ansiedade, sendo assim, são semelhantes! De acordo com análises teóricas, a densidade da ansiedade tem como análogo a cor verde, por desenvolver a emoção NOJO. Então! com tal característica, no filme "Divertida Mente" a NOJINHO é perfeitamente verde, dando todo o sentido a personagem.
A ANSIEDADE é uma inquietude espontânea e conduz-se associada, por exemplo, com limitações ou por uma atividade exigida na labuta. Porém, de maneira inconsciente muitas das vezes a pessoa se ocupa em atividades que lhe fazem fugir de si mesma, agindo como se estivésse fazendo alguma coisa simplesmente pelo fato de se mobilizar, mas se ocupa tão somente para disfarçar a ANSIEDADE, como se estando ocupada fosse uma provação de seu valor. Isso transtorna na mente do indivíduo uma previsão de aflição, presteza, amedrontamento e instabilidade.
Das emoções a INVEJA é um sentimento muitíssimo devastador e que tem o poder profuso de nos prejudicar em determinadas ocorrências. Compulsoriamente juntamente com a INVEJA, pormenor que seja, trazemos a mentira, a maledicência, a futilidade e a rejeição. Decerto, todas as pessoas já foram tocadas pela INVEJA em determinado momento, evidentemente com atitudes distintas de sentimentos que não detêm nenhuma bondade à exemplo da INVEJA, que nada mais é do que um hábito desprezível e vergonhoso, ela é um mal que só maleficia a indivíduo que a possui.