Coleção pessoal de JorgeGuerraPires
Eu não acredito que Harvard necessariamente seleciona os melhores, mas sair da Harvard te coloca com maiores chances de conseguir ser considerado um. Eu chamo isso de “inteligência por osmose”
Estudos apontam que podemos concentrar em torno de 4 horas no máximo por dia, com trabalhos altamente demandantes intelectualmente. Mas…alguém decidiu que a carga de trabalho de trabalhos tradicionais pode ser usada para profissionais do conhecimento, genial, merece o prêmio Nobel da estupidez.
Apesar das necessidades serem universais, eu acredito que as necessidades ativadas dependem do ambiente e momento das nossas vidas. Isso inclui nossa rede de pessoas e ambientes
Ao estudar o assunto para esse livro, notei que as pessoas em grupos de Facebook™ repetem a parte utópica e idealizada do processo, como se nunca tivessem participado realmente de um processo de revisão, ou se participaram, estavam tão alienadas que não refletiram sobre as rachaduras nas paredes
Doutoramento é um processo, não algo enlatado. Tirando o diploma como resultado final, tudo pode acontecer como resultado final. Errar, adaptar, mudar, tudo isso faz parte do processo, acima de tudo: aprender com os erros, ganhar resiliência. Ganhar musculatura em enfrentar adversidades em pesquisas de longo prazo.
Passamos metade das nossas vidas atrás de títulos, a outra metade lutando para esses títulos ter validade.
Depois de um certo ponto na sua carreira científica, as coisas deixam de ser uma questão de inteligência, e se torna uma questão de escolhas
Não confunda inteligência com poder: poder é dado, passado; inteligência é conquista, trabalhada. Uma é meritocracia, outra é aristocracia, uma é não-violenta, a outra é violenta. Sempre use inteligência, nunca use poder.
Eu gosto de ver a CNV como uma ferramenta de reflexão, do que um manual de como viver sua vida. Alguns criaram o conceito de "naturalização da CNV": que seria adaptar a CNV à sua realidade.
A maioria das pessoas fogem de conflitos, exceto...pessoas de alto conflito. Elas amplificam atritos, vivem do atrito. Regras tradicionais não funcionam, desculpas somente confirmam a suspeita: tenho contribuição zero no atrito. A CULPA É TODA SUA, minha é zero!
Não aceite nenhuma afirmação sem ponderar muito, especialmente as entre com emoções às alturas. Questione, pense, recuse, aceite. Seja uma pensador ativo, seja um cientista! 👩🔬👩🔬
A pessoa que entra no doutorado procurando certezas, e sai com elas, para mim não aprendeu nada. Quanto mais aprendo, mais percebo que não existem certezas.
Alguns se gabam se serem coerentes, de serem exatamente o que eram anos atrás. Isso para mim é a definição de estupidez, de rigidez e ignorância.
Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto por que eles são pobres, chamam-me de comunista