Coleção pessoal de JorgeGuerraPires

81 - 100 do total de 295 pensamentos na coleção de JorgeGuerraPires

⁠É nosso trabalho e dever como escritores escrevermos mesmo quando o mundo está melhorado em uma loucura coletiva, embriagados pela falta de clareza nas ideias.
No futuro, quando a lucidez iluminar mesmo os cantos mais remotos da nossa inteligência coletiva, pessoas poderão ler e refletir sobre a loucura coletiva de uma sociedade.

⁠“Se você conseguisse ser racional com pessoas religiosas, elas não seriam religiosas”

Quando as pessoas acreditam que uma conclusão é verdadeira, também ficam muito propensas a acreditar nos argumentos que parecem sustentá-la, mesmo que esses argumentos não sejam confiáveis.

Deus me proteja de mim
e da maldade de gente boa
da bondade da pessoa ruim
deus me governe, guarde
ilumine e zele assim.

⁠No ensino médio havia um exercício que fazíamos muito: você tinha de ler o título de um texto e adivinhar o conteúdo, e depois ler. Atualmente, a pessoas se comunicam por prints. O prints tem um título, e o artigo na página. Raramente as pessoas estão lendo o conteúdo dos textos.

⁠Eu tenho mais medo dos religiosos do que de Deus. As "leis de Deus" são somente humanos agindo em nome de Deus, fazendo valer sua vontade, que eles estão seguros de saber.

⁠Religião é a morfina do pobre.

⁠Um país que não conhece o próprio passado está fadada a cometer os mesmos erros repetidamente.
O fascismo brasileiros data de 1930, com o mesmo lema do fascismo moderno.

⁠Uma das maiores lições que aprendi no meu doutorado é que não há nenhum problema ir em um caminho, quando a maioria vai em outro.

⁠Mantenha suas qualidades
Seu valores
Mesmo quando as pessoas não as percebam
Não te recompense por elas
Valores são a nossa identidade
Valores nos tornam únicos

⁠A ficha não cai, ela despenca
Ganhar consciência do tempo parece-me como ganhar consciência da altura que estamos.

⁠Entre o conforto da mente religiosa que não muda nem com fatos, e a mente do pesquisador, que responde a fatos, nossa política vai de trancos a barrancos.

⁠Apesar do sistema de métricas, que vamos criticar aqui, valorizar a padronização: a beleza da inteligência nasce da diversidade. Nenhuma métrica atual consegue pegar isso: toda métrica reduz algo em torno de algo que não é em nome de relatórios e tentativas de usar discursos generalistas, sem embasamento.

⁠“Não perca tempo publicando livros, nem divulgando ciência.
Cientistas de verdade somente publicam artigos em revistas de impacto”

⁠Imagine que não há países
Não é difícil de fazer
Nada pelo qual matar ou morrer
E também nenhuma religião

⁠Quando o povo da luz pratica na frente das câmeras um dos maiores genocídios da humanidade, não consigo parar de me perguntar: para que serve a religião? Para que serve Deus? Não consigo parar de concluir: para nada, além de para justificar genocídio, racismo, machismo, tudo aquilo que já deveríamos ter superado, mas a religião insiste em manter. Ninguém mata em nome do diabo. O diabo serve para as pessoas não assumirem responsabilidade por suas atrocidades.

⁠O maior problema do Brasil não são os políticos, é a população. A população possui certas formas de pensar, e os políticos exploram isso. Essas formas de pensar atrasam o país, impede o progresso, nos torna prisioneiros do passado, do fracasso.

Para mim, uma das coisas mais libertadoras na vida é quando nos treinamos para não precisarmos de aprovação das pessoas.

⁠Muitas pessoas parecem cultivarem essa ideia de que pesquisadores são inocentes por quererem proteger vidas, mesmo de animais. Seria nossa inocência ou seria ignorância de quem acusa? Vamos lembrar que apesar de que pesquisadores criaram a bomba atômica, quem puxou o gatilho foram políticos.

⁠Abandonar uma argumentação sem sentido não é sinal de fraqueza, é sinal de sensatez. A inteligência tem seus limites, mas a estupidez não.