Coleção pessoal de JonataRodrigues
A felicidade daqueles que querem ser populares depende dos outros; a felicidade daqueles que buscam o prazer flutua com humores fora de seu controle; mas a felicidade dos sábios surge de seus próprios atos livres.
Ao deter-te diante de cada coisa que se apresenta sob teu olhar, pensa que já se encontra em processo de dissolução, que está em transformação e como que em processo de putrefação ou dispersão, ou, alternativamente, que cada coisa nasce e se desenvolve para perecer.
Em uma conversa, devemos dar atenção ao que é dito, assim como refletir sobre o efeito de cada ato.
Dificilmente se vê como algo que resulta em infelicidade não examinar o que se passa na alma alheia; contudo, aquele que não acompanha de perto os movimentos de sua alma é necessariamente infeliz.
Se és atingido por um acontecimento que és capaz de suportar naturalmente, não fiques contrariado com isso; mas na medida de tua capacidade natural, suporta-o.
Apressa-te, portanto, na direção de uma meta, abandonando vãs esperanças, e auxilia a ti mesmo, se é que te encontras ainda em condição de cuidares de ti mesmo.
Previna a si mesmo ao amanhecer: vou encontrar um intrometido, um mal-agradecido, um insolente, um astucioso, um invejoso, um avaro.
Limpe sua mente e se recomponha e, quando despertar e perceber que tudo não passou de um sonho ruim que lhe perturbou, acorde e veja tudo o que existe lá fora que é como esse sonho.
Não sejam tuas opiniões aquela que o insolente adota ou quer que tu adotes, mas verifica se, em si mesmas, se conformam com a verdade.
Eu tenho o necessário em minha alma para manter afastado qualquer mal, desejo ou qualquer distúrbio.
Tudo o que você precisa é isto: certeza de julgamento no momento presente; ação para o bem comum no momento presente; e uma atitude de gratidão no momento presente para tudo o que aparecer no seu caminho
Escolha não ser prejudicado – e você não se sentirá prejudicado.
Não se sinta prejudicado – e você não será.
É verdade que alguém pode impedir nossas ações, mas ninguém pode impedir nossas intenções ou atitudes porque essas têm o poder de ser condicionais e adaptáveis. Porque a mente se adapta e converte qualquer obstáculo para sua ação em uma forma de alcançá-la. Aquilo que impede a ação incentiva a ação.