Coleção pessoal de janilton_silva
COLEÇÕES
Tenho colecionado tantas coisas ao longo da vida. Cartões telefônicos, moedas e cédulas antigas, papéis de cartas, filmes que não terminei de assistir, revistas e livros que não acabei de ler. São tantas coleções, cada uma com a sua importância, mas as maiores de todas elas são as DECEPÇÕES!
Você não precisa se retirar da vida de uma pessoa de uma vez. Vá saindo aos poucos. Quando esse alguém te convidar para sair, dê uma desculpa, diga que estás ocupado, que tens um compromisso. Quando ela ligar, não atenda. Quando esse alguém mandar mensagem, não responda no mesmo instante, ainda que estejas com o celular nas mãos. Vá ignorando aos poucos e quando você se der conta, terás saído de uma vez da vida dela. Nesse momento, ela lembrará das vezes em que você mandou mensagens e ela mesmo online, te ignorou. Recordará das ligações que você fez mas ela não atendeu, dos momentos em que você queria apenas desabafar, mas ela disse que estava muito atarefada e que não tinha tempo para você. Melhor ser assim do que continuar em um lugar onde não há mais espaço para você!
A vida é muito curta para perdoar e pedir perdão depois. Para amar pouco e para não deixar claro o que sentimos. A vida passa depressa e leva consigo aquilo que não tivemos coragem de dizer ou de fazer.
Sempre adíamos a nossa felicidade. Deixamos para realizar algo quando tivermos um tempo livre na agenda, quando não estivermos tão cheios de afazeres, sempre para um outro momento.
Muitas vezes, quando nos damos conta, o tempo passou e não realizamos aquilo que tanto queríamos e sonhávamos.
Nos privamos de tantas coisas. Não cuidamos da nossa saúde e nem de quem amamos. Não fazemos aquela viagem que temos vontade. Não visitamos os familiares há muito tempo, não nos reunimos com aquele grupo de amigos de infância. O tempo, na maioria das vezes, a desculpa é a falta dele.
Sabe quando arrumamos um tempo? Quando alguém está no leito da enfermidade ou um ente querido se vai sem dizer adeus. Neste último caso não há mais nada a se fazer. Não adiantará chorar, pedir desculpas ou perdão, dizer que ama ou que sente falta, porque acabou. É triste, mas real.
Ela é uma mulher que não abaixa mais a cabeça, que segue firme apesar das marcas que a vida deixou em seu ser. São muitos os efeitos colaterais dos relacionamentos abusivos que ela teve. Ela sofreu bastante, suportou muitas dores. Lágrimas foram derramadas, crises e mais crises ocasionadas. Decepção atrás de decepção, noites sem dormir, dias sem se alegrar. Mas nada disso foi capaz de
fazê-la desistir. Não foi fácil tudo o que ela passou. Hoje, ela trilha o seu caminho e quando olha para trás examina o seu passado com serenidade e tem convicção que todos os erros foram aprendizados e que não poderão se repetir novamente.
O sorriso nos lábios mostra que ela superou e que Deus nunca a abandonou.
Pensei em ligar, em mandar mensagens ou quem sabe ir até você e te convidar para tomarmos um bom vinho, conversarmos como dois adultos e para me desculpar por ontem e pelas outras vezes em que nos desgastamos por meras bobagens, mas refleti e cheguei à conclusão que estás conseguindo viver sem mim, que não sentes mais falta da minha companhia. O seu orgulho fez com que você se distanciasse. Não recebo mais as ligações frequentes e nem as mensagens de antes. É, talvez hoje eu não passe de um estranho, uma pessoa qualquer. Tudo bem, deixarei você no seu mundo e quem sabe um dia, quando a ficha cair, darás conta que tudo não passou de um mal entendido e que eu te amei como nunca amei alguém antes.
Não adianta postar mensagens bíblicas, de gratidão, de bênçãos nas redes sociais para fazer média e ganhar mídia se na vida real fala mal e puxa o tapete dos outros, se sente inveja quando alguém conquista algo, se não ajuda ao próximo. De nada adianta tentar mostrar ser uma boa pessoa se no fundo não passa de um ser podre!
Não me arrependo de ter sido quem eu fui, de ter me entregado por completo, de ter amado verdadeiramente. Nada do que eu fiz me arrependo. Se eu faria tudo novamente? Não sei, talvez sim, até porque foi muito bom tudo o que eu vivi ao lado dela. Foram momentos que sempre lembrarei com carinho, cada um com o seu significado especial. Cada detalhe ficará eternizado em minha memória.
Às vezes alguns indivíduos simulam que você é uma má pessoa para que eles não se sintam culpados pelo que fizeram contigo.
Tenho lutado arduamente por muitas coisas que estão dentro de mim, mas não tenho forças suficientes para expulsá-las. Algumas vezes, sei do que se trata, outras, prefiro não saber.
Os dias passam e eu tento ir esquecendo aos poucos. Quando acho que me livrei, as lembranças insistem em reaparecer.
Tudo parece perdido, sem uma explicação concreta. Eu sei que não devo carregar isso para sempre. Sinto que já deveria ter abandonado.
Parece simples, fácil de se livrar, mas não é. As memórias me atormentam a todo instante. Elas teimam em me visitar mesmo eu não as convidando.
Mas eu sei que algo melhor em breve chegará.
As malas estão arrumadas, só me falta coragem para despachá-las
Eu não errei quando decidi te amar, mas sim, no momento em que insisti em permanecer num lugar onde não tinha mais espaço para mim.
RELAÇÕES TÓXICAS
Sabe aquele ser escroto que só te procura quando precisa de algo ou quando está se sentindo sozinho e carente, que faz fofocas e intrigas com o seu nome para se dar bem com outras pessoas, que distorce as coisas que você fala, que te machuca com palavras e atitudes, que faz de tudo para obter vantagens através de você, que sempre te faz se sentir mal, que sente inveja quando tu conquistas algo, que está ao seu lado mas não torce por você? Pois é, risque-o imediatamente da sua vida! Não mantenha ao seu lado pessoas que tiram a sua paz, que mais te fazem ficar triste do que se alegrar. Seres tóxicos, que sugam a sua energia não merecem te ter por perto, por isso, afaste-se o quanto antes deles.
AS CARTAS QUE EU ESCREVI E VOCÊ NÃO LEU
Aquelas cartas que eu escrevi deveriam ter sido o ponto final de tudo. Todas as palavras que estavam escritas naquelas folhas eu sentia naquele momento e é o que eu sinto até hoje. Você não me quer de verdade, por inteiro, sou apenas uma pessoa que satisfaz o teu ego, um alguém que você só procura quando os outros não te dão atenção, quando estás se sentindo carente e solitária, é neste momento que vens correndo para os meus braços. Por que você não leu as cartas que eu escrevi? Se tivesses lido, com certeza verias o que elas representam e que eram o ponto final de tudo.
EU NÃO PRECISO ME DESCULPAR:
Por me doar por inteiro;
Por estar sempre disponível;
Por te amar demais da conta;
Por causa da minha intensidade;
Por sempre te desejar mais e mais;
Por te querer ao meu lado a todo instante;
Eu não preciso me desculpar por ser essa pessoa que eu sou!
Decidi não mais permanecer onde não tinha mais espaço para mim, num ambiente onde eu era apenas tolerado ao invés de amado. Preferi me retirar e não apenas ocupar um espaço, um lugar em que antes era prazeroso estar, onde a minha presença era valorizada, mas que hoje só traz incertezas e desilusão. Resolvi abandonar tudo o que tira a minha saúde mental e a minha paz de espírito, pois ambas são mais importantes para mim. Partirei sem mágoas e sem ressentimentos. Escolhi guardar as boas lembranças no coração e levar comigo somente os bons momentos.
Foram poucas as vezes em que você esteve em meu quarto, mas elas foram suficientes para que o seu cheiro ficasse entranhado nele e nos lençóis da minha cama. Em cada canto o seu perfume ficou. Sempre quando volto de algum lugar, ao abri-lo, esbarro no seu doce aroma, é como se você tivesse estado nele outra vez. Ah, aquele Gabriela Sabatini que ficava grudado em mim todas as vezes que você me abraçava, como eu queria aquele abraço apertado para que o teu cheiro grudasse em mim novamente, como eu queria que você voltasse a frequentar o meu quarto para que o seu perfume se fixasse eternamente.
Às vezes a vida nos presenteia com pessoas especiais, maravilhosas e encantadoras. Não escolhemos o lugar ou a ocasião, mas o acaso é quem se encarrega. São pessoas que nos surpreendem, nos marcam, parece que já a conhecemos há muito tempo. É algo sobrenatural, nos identificamos só de olhá-las, sentimos a química rolar desde o início, o santo bate de primeira, o clima pinta e é só se entregar.
Passamos a conversar por horas sem parar, nos tornamos íntimos um do outro, é tudo surpreendente. A cada conversa a gente se apaixona, se apega, se entrega. Esses seres podem ser considerados anjos que apareceram em nossa vida para nos alegrar quando tudo estava escuro, triste e sombrio.
ESSENCIAL
Há coisas na vida que são essenciais, fundamentais para que tenhamos paz de espírito. Uma delas é abandonar tudo o que nos faz mal. Difícil, eu sei. Há coisas que guardamos achando que são boas, mas na verdade não são, só nos trazem sofrimentos.
Aquele amor antigo que ainda temos esperança que volte, uma pessoa que achávamos que era nossa amiga mas que nos abandonou, um sentimento ruim que guardamos dentro de nós. Sempre temos algo armazenado em um baú, a sete chaves, mas que já deveríamos ter jogado no mar do esquecimento.
Às vezes achamos que depende dos outros para que sejamos libertos, mas não, só depende de nós, por isso, vamos nos tornar livres de tudo o que nos perturba, machuca, nos aprisiona e tira o nosso sossego.
Não me considero um garanhão, um alguém que tenha se relacionado com tantas mulheres como você afirma. Foram poucas as pessoas com quem tive relações amorosas, mas nenhuma delas me tocou da maneira que você tocou. Posso dizer que a maioria foi caso passageiro, sem emoção, sem razão. Não vivi com nenhuma delas as emoções que vivenciei quando estive com você. Ninguém chegou tão no íntimo do meu ser, nenhuma pessoa conseguiu fazer com que eu conhecesse o verdadeiro significado do amor a não ser você. De todas a bocas que eu beijei, nenhuma tinha o gosto que a sua tem. De todas as peles que toquei, nenhuma era tão aveludada quanto a sua. De todos os cheiros que senti, nenhum se compara ao seu. Você foi e continua sendo a mulher dos meus sonhos, a mulher que me tira o sono, que me enlouquece, que faz o meu coração acelerar quando lembro dos maravilhosos e emocionantes momentos que passei ao seu lado. Eu tento te tirar da memória, mas é inevitável porque não há outro ser mais espetacular do que você.
PARTIDA
A partida às vezes é extremamente necessária. Arrumar as malas e sair como se nada tivesse acontecido não é ser egoísta, é se resguardar e não deixar que o outro te machuque ainda mais. Talvez o outro nem sofra tanto pela sua partida, uma vez que, quando estava contigo, não fazia por merecer. Vá, leve somente os bons momentos em sua memória e deixe apenas saudades.