Coleção pessoal de JaniaraLimaMedeiros

101 - 120 do total de 169 pensamentos na coleção de JaniaraLimaMedeiros

Os discursos são poderosos e manipuladores: o falante convence o ouvinte e também passa a acreditar no seu discurso como verdade legitimada.

Cuidado com os discursos!
Primeiramente o falante conquista propositalmente a confiança e, em seguida, contorce a realidade. Com um pouco de fantasia e de forma gradual, o falante convence o ouvinte das suas razões contraditórias.

Ouvi dizer que as histórias são a mestra das nossas ações e, sobretudo, dos príncipes, e o mundo foi sempre de algum modo habitado por homens que tiveram sempre as mesmas paixões, e sempre houve quem servisse e quem mandasse, e quem se revoltasse e fosse oprimido.



Extraído do livro "Maquiavel - o revolucionário", de Fabio Frosini.
Del modo di trattare i popoli della Valdichiana ribellati, v. 1, p. 24.

Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É o mesmo que fazer parte de um corpo. É saber a parte sem o corpo torna-se desimportante.

A negociação é uma forma sensata de resistência.

Desejo relacionar-me com quem me tira sorrisos e não com quem tira a minha paz.

[...]a prática pode ser vista como um processo de aprendizagem por intermédio do qual os professores retraduzem sua formação e a adaptam à profissão [...].

A experiência provoca, assim, um efeito de retomada crítica (retroalimentação) dos saberes adquiridos antes ou fora da prática profissional.


TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 53.

"a realidade de muitas profissões não pode ser totalmente controlada através de um planejamento cuidadoso. Há um lugar para a prática disruptiva em que o destino e a sorte jogam um papel maior, e é nesse lugar que são tomadas decisões e são levadas a cabo ações à luz da sabedoria prática do profissional."


SMITH, K. em conferência: Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da Vida. Lisboa, 2007.

A comunicação profissional e pessoal cotidiana é a finalidade do ensino de português para estrangeiros. Portanto, torna-se necessária a ambientação linguística em todo o contexto social do indivíduo.

É desafiador para o docente que o seu olhar no ensino de português para militares estrangeiros esteja no reconhecimento quanto ao ensino de português não como língua materna, mas como segunda língua para um público já formado profissionalmente e, principalmente com valores e cultura fortemente enraizados.

A educação popular é um instrumento de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica a fim de constituir um novo direcionamento à classe trabalhadora. Portanto na educação popular está a necessidade de sua elevação cultural.

A autoculpabilização dos indivíduos na permissão do ócio é consequência da indústria produtivista nas diversas áreas de conhecimento ou de atuação.

Atualmente o ócio, ainda que seja o ócio criativo, tem trazido sentimento de culpa diante da indústria por produtividade (ou produtivismo) nas diversas áreas de conhecimento ou de atuação.

A sexualidade é a autêntica expressão da formação do indivíduo. Portanto, este autoconhecimento contribui para produção de uma subjetividade agregadora, enriquecendo as relações humanas e suas atividades exteriorizadas na sociedade em geral.

A saudade racional controla impulsos desnecessários.

Prefiro os bastidores aos holofotes.

Não sou aversa ao capitalismo, à moda ou ao marketing. Sou contrária às suas desmedidas que resultam na inconsciência e alienação dos indivíduos.

Saímos de uma sociedade de controle gerada pelo movimento capitalista e migramos para uma era social em que o capital está sofrendo metamorfose intelectual e tecnológica.

Inexistem pessoas normais.
Logo, ser anormal é normal.

As verdades são temporais.