Coleção pessoal de ivan_teorilang
PONDERAÇÕES 02
Muitas vezes até nos sentimos fracos e inferiores, pois estamos sempre nos desviando de situações onde nossa atitude teria que ser testada. Esteja certo, porém, de que, neste momento, onde as escolhas deixam de ser uma opção, é que nos surpreendemos, pois, frente à necessidade deste confronto, percebemos o nosso poder ali, adormecido. Muitos aproveitam tal revelação e vão em frente com aquele novo ânimo encontrado, porém outros relevarão, continuando naquela mesma inercia vazia de sempre.
Alguns se limitam a reclamarem da vida, achando que o mundo é que esta errado, sem a noção de que, para que o mundo dele mude, irá depender apenas do seu primeiro passo. Nossas atitudes sempre serão mais fracas do que nossos pensamentos, cabe somente a nós, pelo menos, manter este equilíbrio, e de preferencia superarmos tais pensamentos, pois estes são invisíveis, e sempre culparão as atitudes por seus deslizes. Use sempre a sabedoria da natureza onde um curso de água se desvia de todos os obstáculos à frente sem qualquer constrangimento, dúvida ou discussão. É muito importante vencer, porém lutar sempre, mesmo sem vitórias, te deixará mais resiliente, confiante e preparado para a próxima batalha que poderá ser acirrada. Você também poderá mudar suas opiniões, isto será entendido como humildade e aprendizado, porém nunca perca seus princípios, pois estes serão sempre sua essência. Não acredite demais nas aparências para entender os motivos nas ações das pessoas, pois mesmo atrás de um sorriso, pode existir lá uma lagrima furtiva para cair. Não procure só defeitos, pois irá encontrá-los, sempre, procure apenas por soluções adequadas para o problema. Não procure por perfeição, pois estas só a deus pertencem.
(teorilang)
DICAS DE SUPERAÇÃO
Temos em nosso íntimo rejeições e suplícios causados por terríveis chagas que nos enfraquecem o físico e a mente, porém continuam a serem açoitadas, por todos, como castigos desmerecidos, pela falta deste conhecimento. Portanto vigie suas atitudes frente a quem quer que seja, pois poderás estar condenando-as, até por motivos fúteis. O mais importante para você não será a sua companhia na torcida, nos bares ou das superfestas em alto som, mas sim aqueles que estarão contigo quando a tua saúde debilitar. Propostas oferecidas só serão dignas de ti quando for para assumir um destino melhor, porém quando for indigna de seu merecimento, releve-a, pois juntamente com ela poderá estar vinculada sua submissão com a sua falta de liberdade. Mude sempre que lhe for necessário, mas para progredir e não para impressionar, pois a impressão é passageira, porém o seu progresso poderá te acompanhará pela vida toda. Não sejas cego e nem insensível aos problemas alheios, o bem que puderes praticar hoje até poderá te sugerir sentimentos de ingratidão ou apenas cair no esquecimento, porém tais condutas só terão validade entre você e seu Pai, o Criador. Aquilo que fora a ti predestinado, esta muito além de tua compreensão, mas não da sapiência Divina, sempre alerta às nossas deficiências. Agradeça sempre, pois toda esta epopeia por ti vivida te ajudou a chegar até aqui e te fortaleceu a cada dura prova, apesar de todos os seus descaminhos. Ter fé em Deus não é agradecer apenas a cada nova graça alcançada, isto é gratidão, ter fé vai além, é agradecer muito antes de acontecer, pela certeza da concretização. Quando se junta fé com ação e determinação, nada mais irá faltar para que já antecipe sua merecida comemoração.
(teorilang)
CAINDO EM SI
Já fui de reclamar muito da vida, injustamente, pela falta,
e pelo excesso, pelas dores e pelos prazeres, pelas vitórias
e derrotas, pelos tombos e pelos voos, sem satisfazer-me. Nunca percebia as aflições ao lado, daqueles em situação de desespero, mas que, pouco ou quase nada manifestavam algum motivo de revolta. Foram tantas as indiferenças ao próximo, e menos favorecidos, aos humildes e suas tantas deficiências, que passei breve pela vida sem que ela tivesse passado por mim. Foi preciso uma catástrofe vitimar o mundo para que suas consequências me trouxessem à tona. Somente desta forma, pela vitimização da humanidade, foi possível perceber o rumo anterior totalmente errado. Atônito passei a perceber o quanto havia sido insensato com todos aqueles que são meus irmãos, sem me dar conta. Foram tantas as minhas falhas que agora, mesmo à beira do precipício, tentarei reverter, por Ele, de alguma forma. Que Ele, do alto de sua bondade ainda conceda a mim seu perdão, acompanhado de ações para que eu possa reverter tantas barbáries em benefício da minha alma, a procura de paz. Portanto, se premiado por Deus, tiver chance de conseguir mais este despertar, acredito que eu já esteja além do lucro a caminho deste perdão. Se o ano acabar e eu não, então serei eterno, pois meu agradecimento será proporcional à minha perpetuação. Partindo deste princípio, se já tinha me colocado à disposição dEle antes de todas estas certezas, agora Ele me terá por inteiro à sua disposição, pois minha vida já nem me pertence mais, e apenas o espírito me acompanhará, como empréstimo divino a me envolver. E que Ele seja eternamente louvado por suas criaturas.
(teorilang)
TEIMAR SEMPRE
Sua teimosia nem sempre será prejudicial a ti, pois ela, sendo muito bem administrada, poderá ser a salvação de uma vida inteira. Você que é reconhecido por fazer valer suas opiniões sobre qualquer pretexto, tens nas mãos a chave que poderá abrir qualquer porta. Nesta fase, onde a sua teimosia impera, você realizara qualquer coisa, mesmo até sabendo ser impossível, e, principalmente, se não souber. É no despertar de qualquer dia que nos abre uma nova chance de superação, se finalmente entendermos que o que nos limitava, deixou de ter sentido. Quando aquela over dose, teimosa de obstinação, nos invade, tudo passa a ser visto com clareza, como é possível e realizável. É como se fosse uma droga do bem nos inspirando e instigando á conclusão daquele desejo. Portanto entenda que, sua vida só poderá começar a fazer efeito, após sair de sua comodidade. Se quiser realizar seus sonhos, acorde antes, pois se continuar nele, só te restará um grande pesadelo em forma de derrota. Comece entendendo de vez, que o novo sempre te levará às ideias menos surradas e viciadas, pois normalmente naquele velho caminho, tão percorrido, nenhuma nova porta existirá. Dê liberdade para que sua teimosia prospere ou estarás fadado ao conformismo. Procure dentro de ti sua própria validação para iniciar qualquer projeto, antes de se influenciar por opções negativas externas. Acredite, somente você, de posse de tua persistência implacável, enxergará o melhor caminho nunca saberemos, qual será o melhor momento para que a nossa superação aconteça, portanto não desperdice nenhum amanhecer, pois este será o seu melhor ponto de partida. Atente-se apenas para o fato de que, se de repente as coisas começarem a ficar muito fáceis, desconfiar, pois este poderá ser um péssimo caminho. As maiores dificuldades sempre te levarão aos maiores sucessos, e estes só serão destinados aos grandes idealizadores. Aproveite o poder “teimoso” que tens adormecido, para transformar seu passado e dar uma nova perspectiva vencedora ao seu futuro, e com ele ainda, deixar este mundo totalmente acessível a esta sua nova realidade.
(teorilang)
A MORTE 03
Tem gente que nem deveria ter o direito de reclamar tanto da vida, pois são estes os mesmos que pouco, ou quase nada fazem para que tais reclamações tornem-se infundadas. Viver na mesmice de sempre, acomodando-se em sua zona de conforto, que direitos poderiam ter sem nenhum, dever cumprido? Estes irão merecer sim, e com louvor, um epitáfio em seu túmulo com a seguinte frase: “aqui jaz aquele que, mesmo não tendo vivido, pois nada criou por aqui, persistiu bravamente em existir pelo resto de seus enfadonhos dias” Porém para aqueles que trocam suas reclamações por realizações, nunca terão tempo para preocuparem-se com uma morte prematura, pois esta não conseguirá espaço para caminhar por este mesmo caminho repleto de ambições, determinações, suor, entusiasmo e vitórias. Eu sempre soube que a “certeza” de tudo seria um sentimento negativo e irresponsável, porém, ai está a morte como uma clara e única exceção a esta regra. Pense bem, mesmo porque, ao temermos a morte estaríamos desejando a vida eterna, a realização deste desejo, diante os valores que conhecemos, seria no mínimo, tão tedioso, que passaríamos a sonhar com a morte. Se temos a certeza de que todos os relacionamentos que não se acabam com a separação, terminarão com a morte, porque não facilitarmos, um convívio clamoroso para este intervalo? Se já temos ao nosso lado a companhia derradeira desta jornada, seremos sempre milionários de um destino onde podemos contar com a troca de cuidados e ternura, sem nenhuma dúvida a ser questionada. Se da inevitável morte, só levarmos mesmo aquilo que estava conosco no parto, ou seja, nossos sonhos, qualquer intenção de engrandecimento, cairá por terra. Então apenas viva da melhor maneira que puderes, para ti e para outros, fazendo todo o possível para que a sua morte não tenha sido em vão.
(teorilang)
A MORTE 02
Se em sua maturidade, a caminho de seu epílogo, quiser saber se seus propósitos por aqui foram todos alcançados, apenas respire fundo, se conseguir é porque sua missão ainda continua. Porém sua falta de inspiração poderá levar-te à certeza de seu fim, mesmo muito antes dele ser oficialmente promulgado. Temos sempre muitas oportunidades batendo, à nossa porta, porém se desperdiçarmos todas, não mais serão recuperadas, pois seria como a morte em vida, passaríamos apenas a existir. Se fossemos levar a morte a sério, nem teríamos porque dela nos preocupar, nasci há pouco tempo, passando quase uma eternidade sem vida e isto não me impediu dela me encontrar. Uma coisa é incontestável é mais fácil acreditarmos na morte enquanto vivemos do que antes ou depois dela acontecer. Que importância teria, para nós, a morte, se na presença da vida ela não aparece e na presença dela já fomos até embora? Porém esta é maior batalha travada, mas perdida por todos, pois ao respirarmos acuamos a morte, esta por sua vez, apenas retrocederá para voltar com mais ímpeto e objetividade. O que podemos fazer é nos preocupar com ela sim, porém não na véspera, mas muito antes, com todas as nossas realizações pessoais sendo colocadas em dia. Desta forma, cientes de uma missão cumprida, sentiremos muito menos tal desfecho do que aqueles que sempre prezaram a ociosidade como única escolha. Para muitos pessimistas, porém, o maior castigo nem seria pena de morte, mas sim de vida. Se tudo que se tenta, mesmo sem resultados positivos, é muito mais nobre e útil do que se nada tentarmos, então porque não tentarmos ser imortais, pois ai, dependendo do conteúdo empregado, teremos a chance desta vitória, pelo menos na memória de muitos. Portanto prepare seu espírito para este momento único de despedida de sua vida, acreditando mais, agindo mais, realizando mais, pois é melhor sentir-se, quase vivo além da morte, do que morto antes dela.
(teorilang)
PONDERAÇÕES
Não se iluda, a vida não distribui prêmios, ela apenas encaminha as recompensas, faça sempre por merecê-las. Esperar as oportunidades é atrasar-se na comemoração. Vá de encontro aos seus objetivos agilizando seu futuro. Você não pode desviar dos seus obstáculos, mas esta em tuas mãos decidir o tamanho conveniente de cada um deles. Você também terá seu fim como todos à sua volta, porém sua qualidade de vida será sempre proporcional à maneira como a encarar, você aceita o inevitável naturalmente ou deixe por conta do estresse do inconformismo e da rejeição. Serás sempre senhor de suas escolhas, boas ou ruins, porém se não escolher nada, nada se acrescentará ao nada. A paciência ou a atenção comedida equilibrada te ajudará na conclusão de todas as suas ideias, pois sem paciência, nada concluirá e com paciência demais, muito menos ainda. A vida dependerá muito do ritmo que imprimires a ela, portanto trace suas prioridades para não se perder com ela. Limitar-se é respirar com dificuldades, encha seus pulmões e esbanje todo seu alento, pois sua ânsia de sucesso sempre superará qualquer possível limitação auto imposta. Comece decidindo, continue acrescentando, expanda-se multiplicando, priorize suas ações e comemore as intenções. Ter conhecimento de quando ou como daqui partiremos, Em nada nos acrescentará, porém fará muita diferença sabermos sim, mas, o quanto melhor por aqui viveremos. Uma coisa é certa, no final de sua vida poderá haver alguns arrependimentos, porém não pelo que deu certo ou errado, mas sim pelo que jamais foi tentado, pois sua duvida sempre irá fazer dela a melhor oportunidade perdida de sua vida. Então obtenha resultados de suas ideias e aspirações e faça deles o espirito da paz que acompanhará seu descanso final.
(teorilang)
ANALISE SUAS ATITUDES
Tudo de melhor nesta vida só se consegue com grandes esforços, porém isto tem o seu lado bom, pois não perderemos tempo para saber se o caminho é o certo, basta depararmo-nos com os obstáculos. Podemos analisar nosso percurso pelas vitórias, porém mais valioso é sabermos quem nos tornamos
e de quem herdamos as estratégias desta batalha. Não se iluda tanto com grandes guerras, pois serão as pequenas conquistas que irão determinar sua satisfação final. Não te resuma aos seus sonhos, eles só determinarão o que você quer, porém somente suas ações em ação, poderão concretizá-los. Comece decidindo por tentar, depois agilize suas ações, tempere tudo com fé e determinação e os resultados virão. Se quiseres conseguir algo que nunca teve, de uma coisa você não poderá se desviar, tentar todos os caminhos que nunca tentou. Valorize suas dificuldades, serão elas as responsáveis diretas pelo aprendizado e por sua satisfação final. Se nossos sonhos, normalmente, antecedem nossas conquistas, a fé e a persistência os fazem reais.
Conseguir aquilo que se deseja, é obter sucesso, porém a felicidade só será alcançada se gostar do resultado deste sucesso, pois uma coisa é realizar seus próprios sonhos, mesclados com ideais, e outra é concluir os sonhos alheios. Não se esqueças porém, não tem como festejar suas conquistas para sempre. Apenas o fracasso poderá estender sua longevidade.
(teorilang)
TOQUES DE REFLEXÃO
Aprenda a ouvir e discurse com os sábios, pois estes só reconhecem a opinião de quem teve seu conteúdo criado no silêncio. Sua razão sempre será o resultado de um confronto entre a opinião e o veredito final. Se você não entender o princípio da ascensão nada justificará sua pretendida conquista do topo. Sua felicidade plena não consiste apenas nas vitórias alcançadas, mas também nunca ter humilhado alguém como escada. Se sentes que sua vida não esta sendo como pretendias, reflita e perceba que isto clama por mudanças, porém não físicas e nem radical, mas na qualidade especial de seus pensamentos.
Na mudança desta sua jornada, pense diferente e se preciso for, mude tudo, menos os motivos de sua caminhada, pois a desistência só te causará um epílogo prematuro. Não se iludas com limitações, pois esta só com a morte terá. Se realmente somos o que pensamos, porque perdemos tanto tempo pensado negativamente? Se tivermos medo da altura, seria certo sonhar em voar, ou limitar-se a arrastar-se? Nunca adie o inadiável, como sua paz, saúde, declaração de amor, perdão, agradecimentos e a realizações de seus sonhos, isto abreviará sua vida. Surpreendido sim, decepcionado, nunca, são os resultados de quem espera e crê, ou do impaciente que desiste, pois se o tempo é de Deus só a Ele compete eleger o melhor momento, nunca antes ou depois.
(teorilang)
VOCÊ É MAIS IMPORTANTE
Estamos passando por uma fase da vida que relevar ou assumir alguém em nosso meio passa a fazer todas as diferenças. Se as dificuldades estão presentes, negar-lhes a importância é o mesmo que passarmos por cima delas ignorando-as, e assim provocarmos o seu acúmulo. Para que qualquer situação se resolva, por mais complicado que possa parecer, só teremos uma saída, começar. O incrível é perceber que após removermos o primeiro entulho, a imagem resultante já se modificará sensivelmente dando-nos a inspiração que procurávamos para sua conclusão final. O mesmo acontece com nossas vidas, pois vamos prorrogando tantas diferenças que, quando nos damos conta, estamos infelizes e deprimidos sem forças para nos organizarmos. Como evitar estas armadilhas que preparamos para nós mesmos? Começar priorizando suas importâncias, classificando e apagando aquilo que chega até você, sem nenhuma necessidade de aceitação por simpatia ou amizade. Existem aqueles que se aproveitarão de suas gentilezas e se acomodarão às suas custas, sentimentais ou físicas, outros tomarão seu precioso tempo com a própria perda do tempo deles, quanto que alguns, imaturos, ainda tentarão te escravizar transferindo a ti seus próprios afazeres e até suas angustias. Temos um limite para tudo. Muitas vezes, nem damos conta de nossas próprias limitações, e somos sobrecarregados com os problemas alheios, entrando em colapso. Por mais considerações que possamos ter por alguém, isto não quer dizer que temos obrigação em assumí-los, acima de nossas forças. Escutar, por educação e consideração aquilo que um amigo quer nos passar é uma coisa, porém resolver seus problemas, não, isto é uma questão que diz respeito apenas á ele. Se além de nossas adversidades formos assimilar e tentar resolver às de outros também, só nos restarão a apatia, melancolia e a depressão.
A resposta aqui, a uma pergunta crucial seria muito importante para sabermos neste meio, até onde achamos ter alguma importância para alguns, por sermos o endereço desta procura impiedosa. E se fosse você a procurá-los, que reações sinceras, esperaria deles? Acredite, infelizmente as pessoas não teriam nenhum interesse em seus problemas, e ainda haveria aqueles que ficariam felizes em saber que eles existem. A maneira das pessoas te tratarem será sempre responsabilidade delas, quanto à sua reação, esta sim poderá ditar os resultados de seus enganos. Acorde para a vida, fazendo dela um lugar melhor, porem, priorizando o que te faz feliz, para que nesta química, sua felicidade também deixe os outros felizes, sem que a tua própria vida e razão de ser, perca o seu verdadeiro brilho original.
(teorilang)
AINDA SOMOS HUMANOS?
Como podemos ser tão iguais, mesma espécie na natureza,
mesma raça humana, mesmo planeta e tão diferentes?
Somos até “parecidos” com os da mesma cor, religião, posição social, porém, apesar da ciência provar, somos diferentes. Somos “parecidos” com aqueles que dividem o nosso mesmo espaço, mesmo pais, mesma família, mesmo lar, porém bem diferentes, no íntimo, até de um próprio irmão gêmeo. Sempre existirão as raridades que se identificam, adaptam-se, habituam-se, acostumam-se, ajustam-se e até se atraem, porém a tal igualdade nunca será plena. Quando mais acreditamos estar sendo simpáticos e até demonstrando algum sinal de cultura a ser valorizado, na realidade estamos sendo alvo de motivos de críticas, inveja, e até expostos ao ridículo. Quanto mais nos esforçamos para agradar, ou discernir, isto jamais será entendido a todos como uma unanimidade. È a partir deste preceito que acabo por entender, que tal situação, além de muito mais complexa do que poderíamos imaginar, ainda é perigosa, pois nos faz chegar a uma certeza. Se tudo neste mundo deixar de ser aquilo que teríamos que aceitar como possível, plausível, viável e até lógico, os antônimos serão reforçados e também passarão a ter posição de destaques, como o mais certo a se pensar e realizar. Ou seja, se tudo pode-se mudar e passar a ser possível, até nossas diferenças mais básicas, aí nada mais será impossível.
Neste dilema até onde poderiam evoluir estas características nas pessoas em seus relacionamentos, já, conturbados? Parece que realmente perdemos nossa identidade, baseada no antigo conjunto humanitário, transformando-nos em um mini universo particular, onde cada um de nós evoluirá apenas para seus próprios valores adquiridos, e suas conclusões.
(teorilang)
DESCUBRA O SEU OPODER
Você sempre terá a força que precisa para realizar o que quiser, basta refletir para, finalmente, acreditar. Com seu crédito em ação a palavra “obstáculo” some. O que poderia ser considerado impossível, se além de tua autoconfiança ainda cultivares sua fè como razão? Coloque a intencidade em seus dias, e a evolução será sua realidade. Deixe qualquer sentimento de limitação afastado, pois seu mundo ainda conseguirá ser muito maior que todas as suas simples e humildes aspirações. Se tua carga estiver sendo insuportável, naquele momento, anime-se, pois é chegada a melhor hora para que a suportes com toda a energia que conseguires reunir em ti, isto só acontece na véspera do sucesso. Você sempre será o senhor de seu mundo, pois seu criador assim determinou, portanto não o inssulte com migalhas de sonhos incertos, pois ele é muito maior que qualquer probleminha mundano, infundado e corriqueiro seu. Descubra todo seu potencial, colecionando aprendizados com suas experiência conseguidas nos erros, porém sem repetí-los. Deixe de se restringir somente por aquilo que achas que pode, e passe a realizar aquilo que quer. Nossa vida sempre será um campo para muitas batalhas, e isto é que a faz maravilhosa, pois sem ter motivos para se festejar as vitórias, teríamos o tédio como nosso algoz. Se conseguires trocar todos os seus mêdos por sonhos, só restarão as verdadeiras possibilidades concretizando suas esperanças. Se acreditas que o resultado final valerá a pena, realize-se até onde quiser, pelo tempo que decidir, sem prorrogar e sem se limitar, pois desta forma até sua vida deixará de ser apenas um sopro, com dizem certos pensadores, e se perderá pela sua eternidade.
(teorilang)
INCONSEQUENTES DA PANDEMIA
Demorou demais, mas como tudo que tem começo haverá de ter fim, não poderia ser diferente com este fatídico ano, em agonia. Não é minha intenção, neste momento, exprimir aqui o resultado de alguma reflexão aprofundada sobre este assunto, mas apenas e tão somente prestar meus agradecimentos e, sobretudo, os meus protestos. Um alívio também é sentido por este sinal de fim de uma era ruim. E entendam bem, “fim de uma era ruim” e não desta situação, que, apesar dos anúncios da proximidade da vacina, esteja solucionado. Mesmo porque nem sabemos seu resultado final, e a longo prazo. Quero aqui prestar meus mais profundos agradecimentos àqueles profissionais competentes desta área, que ainda não passaram de salvadores para vítimas, vestindo sua pele humana, e colocando a vida de outros desconhecidos acima das suas, incondicionalmente. Agradecer igualmente também aos nossos irmãos comuns do dia a dia, respeitadores de todos à sua volta, aplicando os devidos cuidados divulgados, pela sua própria vida e a vida dos outros. Mas, principalmente para dirigir minha total indignação e revolta mesmo, aos outros, uma segunda espécie de gente, que de forma simplesmente absurda, não fazem uso destes cuidados, deixando a entender claramente e rudemente que, se nem para eles acham necessário tantos cuidados, porque facilitariam para os outros? Confesso aqui, que foi esta segunda espécie de “gente” que me levou a este mini texto, depois de várias situações constrangedoras. Se estivermos vivendo sob o ataque de um vírus e suas consequências ainda desconhecidas, até para os maiores especialistas do mundo, que não sabem nem até onde isto poderá chegar, pois só contam com especulações a respeito, como podem existir tantos insensatos e inconsequentes prontos a complicarem mais tal situação critica? Coloco aqui, com tristeza, nestes irresponsáveis, dos carnavais, das praias lotadas, das compras no Braz, e outras aglomerações possíveis, todo o agravamento desta catástrofe, onde milhares, mesmo tomando todo o cuidado possível, pagaram com a vida.
(teorilang)
PANDEMIA
Que este ano nos sirva, pelo menos de lição, a ser assimilada e colocada em prática, não só para este ano, mas pelas décadas futuras, pois as aulas assistidas até sem o direito de corpo presente, jamais irão cair no esquecimento da humanidade. Uma situação de extrema importância, porém, já teremos que levar em conta, ao dirigimos à memória de nosso Criador. Aquela necessidade básica e, jamais indispensável de um perdão, de joelhos ao solo e braços ao alto, por tantas blasfêmias por muitos de nós proferidos, frente aos desgastes desta pandemia, chegando ao sacrilégio de culpa-Lo, por Ele não ter evitado tamanha crueldade. Nós, ao ocuparmos este lado ignorante da situação, com uma visão tão desprivilegiada da realidade divina, deveríamos relevar totalmente este entendimento equivocado e passarmos a elevar somente o que nos foi ensinado com base nas Sagradas Escrituras, onde tudo se explicaria, simplesmente pelo fato dEle, tudo ter nos prometido em troca do mínimo possível, nossa confiança inabalável a Ele, porém nem isto a Ele nós estamos retribuímos, perdidos nesta apocalíptica situação. Que pretensão doentia é esta de querermos entender a nível de Sua eterna, onisciência, onipotência e onipresença, de posse desta nossa ignorância, comparado a um grão de poeira cósmico recém-criado e já perdido no universo? Só uma pergunta, também leiga, porém com intenção, mesmo que superficial, de esclarecimento, acompanhado por um Pedido de desculpas a Ele, caso esteja eu sendo, até blasfêmico:
_Tal situação não poderia estar sendo manipulada por Ele mesmo, mas no sentido de se fazer uma renovação espiritual para o bem da humanidade, e que nossas vítimas fatais, nada mais são do que as primeiras privilegiadas a assumirem aquela posição de destaque no paraíso prometido, e pela eternidade e em Sua companhia????
(teorilang)
PREVINA-SE PARA A VIDA
Realçar aquilo que você acredita serem virtudes suas, não significa ignorar, ou julgar os outros, expondo-lhes seus defeitos, inferioridades ou fraquezas, pois assim estarás desvalorizando os atributos que pensas possuir. Da mesma forma, ser vítima de quem, valor algum percebe em você, só explica tua própria superioridade sobre ela. Portanto, reflita bem se esta na companhia certa e jamais permita que simples palavras negativas, identifiquem sua verdadeira personalidade. Aquele que o critica, no fundo tem inveja daquilo que ele não conseguiu ser, e em seu desespero, fará de tudo para desvalorizá-lo também e assim, poder chegar ao seu nível. Ninguém nasce e cresce em condições totalmente iguais aos outros, sempre acontecem diferenças, por menores que sejam, inclusive com gêmeos. E isto irá definir sua essência, onde será formada uma identidade distinta para cada um, o que deixará claro que nada tem a ver em ser inferior ou superior a quem quer que seja, mas, apenas, “diferente”. Abstenha-se também ao excesso de segurança, onde acabamos por respeitar mais a quem nos amedronta e nos magoa do que aqueles que nos amam e respeitam. Diante disto tudo, concentre-se em seu amor próprio, para não cair nestas armadilhas psicológicas que nos cercam, exercitando possíveis defesas para situações frustrantes de isolamento, quando ficares para traz.
Conscientize-se, finalmente, de que seu melhor momento é este, assuma-o definitivamente, pois a vida é arrebatadora e não pode esperar por qualquer indecisão desnecessária.
(teorilang)
RECURSOS PARA A VIDA 02
Vivemos num dilema interessante, pelo fato de aceitarmos ou não a vida como ela é, pois se acreditarmos que nada poderá ser entendido totalmente como certo, só nos resta então aceitarmos a certeza de que tudo poderá ser possível. Diante desta clara premissa, qualquer pretexto que antes usávamos como desculpa na realização de qualquer coisa, passa a ser infundada. Abrimos ai um leque de opções para seguir em frente por qualquer caminho, pois já sabemos, com antecedência, o que, certamente, iremos lá encontrar. Esta em nossa resistência a certeza que nada é impossível, basta que continuemos acreditando. Livre-se daquela sensação de vazio e renasça para fora de sua existência alcançando assim, seu direito à vida propriamente dita. Viver é muito simples, é só manter sempre a serenidade, naquele equilíbrio entre a aspiração e a expiração, pois ai você já terá cumprido por aqui, com louvor, esta etapa. Haja, execute as ações que te faltaram para cumprir suas inspirações, tais ações sendo bem praticadas poderão proporcionar-lhes resultados, antes imprevisíveis, por sua falta de fé. Será somente após o seu primeiro impulso para o alto, que passarás a ter mais chance para seu primeiro voo. Acredite sempre e serás capacitado para qualquer coisa. Tenha certeza absoluta que o impossível é apenas uma das mais funestas invenções dos derrotistas e dos pessimistas. O simples fato de eu estar amanhecendo outra vez, com este novo dia, já me credencia favorável, para vencer as novas oportunidades que irão desafiar a minha competência, ávida por ação, determinação e superação e conclusão.
(teorilang)
RECURSOS DA VIDA 01
Nossa vida é constituída de altos, médios, e baixos momentos, num gráfico de qualidade, cabe somente a nós manter um equilíbrio, pois nenhum dos três momentos ao se tornarem rotineiros, será agradável. Para que tenhamos prazer naquilo que fazemos, basta não evitarmos realizar ou aprender com todos os desafios, estes serão seus melhores instantes. Observe bem o caminho que trilhas neste momento, estar no caminho certo é uma coisa, porém achar que ele é o único é outra, pois existem muitos. Críticas virão, e as mais desanimadoras possíveis, porém quem esta na direção de sua vida é você.
Dê sentido à sua vida planejando-a, acreditando, com empenho e muita ação, expurgue qualquer comodismo como se fosse o seu pior vício. Se não tiveres o hábito do planejamento, seu futuro estará sempre em aberto para qualquer explorador. O seu orgulho poderá ser positivo, porém terá que ser bem administrado, se de menos, pode ser entendido como submissão e conformismo, quanto que no exagero, passa a ser pura arrogância, o que o afastará de muitos pela antipatia. Sua mente estará sempre em pleno desenvolvimento ao aceitar e assumir novas ideias, descartando-se daquelas repetitivas que não tem te levado a nada ou à quase nada, ultimamente. Não se empenhe tanto para realizar a vontade dos outros, esquecendo-se das tuas, pois se para clarear o rumo dos outros, você antes terá que clarear as suas, porque não assumi-las de vez? Estamos todos expostos aos tombos, porém esta situação nunca deveria ser desesperadora, o mais difícil mesmo seria o levantar, pois nem todos irão conseguir. Perca muito mais tempo mudando suas atitudes do que suas circunstâncias, pois estas já estão viciadas e inoperantes.
(teorilang)
POUPE SEU CÉREBRO
Muitas vezes as irritações acompanhadas da falta de paciência deverão ser entendidas como um alarme a nos avisar que esta na hora de nos afastarmos, refletirmos e até modificarmos nossa conduta para recomeçarmos. Um pouco de solidão nestes momentos inflamados nada terá a ver com a ausência daqueles que dividem seu espaço, apenas diminuir o ritmo de sua atividade cerebral. A paciência, quando bem administrada, é o juízo em ação, pois a pressa acirrada, nunca foi sinônimo de perfeição. Se exercermos a paciência naqueles momentos de raiva, o arrependimento perderá totalmente sua razão de ser.
Irritarmo-nos com alguma ofensa é darmos razão ao ofensor, por isto exerça sempre seu direito de perdoar, não porque alguém mereça, mas a sua própria paz sim. Porém nem sempre poderemos conseguir esta façanha, Por isto torna-se muito valioso exercitarmos nosso discernimento procurando o equilíbrio entre os nossos melhores sentimentos e aquilo que
a razão nos mostra. Ao desfrutarmos nossas conquistas sem ostentá-las, já estaremos comemorando nosso merecimento, então porque deixarmos que a inveja nos tire este mérito, além das criticas que poderão irar e exaltar nossa serenidade? O fato de sermos gratos por tudo também é uma forma de tranquilidade, porem mesmo que quase tudo em nos se defina em gratidão, pode estar certo que o que restar também terá que ser, para que esta gratidão se complete.
(teorilang)
PARE DE EXISTIR E COMECE A VIVER
Ficar sentado á espera das boas oportunidades é o mesmo que plantar sem adubar, acelerar sem combustível, ou bronzear-se, contando apenas com a claridade da lua cheia. O mundo ferve com ideias e perspectivas, mas só com ação, determinação e procura, tais oportunidades serão visíveis. O comodismo vivido hoje será seu próprio algoz no futuro, ele vai tirar teu sossego, e te amargurar muito com aquele inevitável e sofrido arrependimento. Pare de existir e comece a viver, pois apenas existir qualquer ameba consegue. Se acreditares que teus problemas são apenas frutos de sua imaginação, procure bem por lá a moradia das soluções, pois estes dois são inseparáveis e dividem a mesma residência. Se formos aquilo que praticamos repetidamente, porque insistirmos em repetir as mesmas situações de derrotas? Acomodar-se com a ideia de que o tempo resolve tudo, pode ser um risco para a vida toda, pois ai nesta premissa, não especifica quanto tempo isto irá levar para acontecer. Se não mudares suas atitudes, jamais mudarás os resultados de sua conduta. Atente-se para o rumo que tens seguido, pois não adianta ter pressa indo para o caminho errado. A desconfiança e a prudência são irmãs gêmeas, pratique-as e terás menos surpresas negativas. Se precisamos conhecer o lado ruim para dar mais valor ao lado bom, até você, que tens conhecido apenas derrotas, já esta com meio caminho andado, portanto dê sequencia a este raciocínio e sua vitória estará próxima. Juntando-se, ainda a tudo isto, ação, determinação e fé, e isentando a descrença, o desânimo e o derrotismo esta vitória tomará conta de vez, de seu destino.
(teorilang)
CONSULTE SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA
Na minha humildade eu nunca tento ser diferente de nada
e nem de ninguém, é que muitas vezes, simplesmente, não consigo me distinguir com as situações que me envolvem. Serei, quase sempre, aquele que se identifica comigo mesmo, dependendo apenas de mim para aperfeiçoar e melhorar.
Nunca associo ninguém ás minhas vitórias ou derrotas, pois elas só acontecerão pelas minhas próprias escolhas. Não, a vida não é apenas um sopro, mas sim portadora do conteúdo que nós a abastecermos, e chega a ser eterna se soubermos aproveitar todas as oportunidades oferecidas. Porém sem conteúdo, nunca deixe para viver apenas amanhã, poderá ser tarde demais. Não precisamos nem procurar A felicidade, pois ela poderá ser construída às margens daquele caminho que escolhemos percorrer, projetado com critérios baseados em nossos próprios valores adquiridos. Às vezes tenho que dar uma pausa no meu ritmo para adaptar uma extensão às minhas asas, pois com sonhos tão grandes, elas não serão suficientes para alcança-los todos. Porém nestes sonhos, nunca incluo riquezas terrenas, estes são limitados, priorizo apenas aqueles que se perderão comigo em companhia do criador, pela eternidade afora. Riqueza legítima é o conchego do calor de nossa família, e o merecimento conseguido aqui, para a eternidade com ele. Se constituirmos uma família numa descendência casual, não será somente o acaso que a fará permanecer serena e intacta. Se trouxer em seu coração a virtude do amor e a fé para vencer, pouca coisa te restará para a conquista de sua felicidade. Nossa vida é um eterno aprendizado a caminho da evolução. Nada acontece por acaso, se estamos aprendendo hoje, como alunos, nas dificuldades, amanhã seremos os professores.
(teorilang)