Coleção pessoal de heluyssa_correa

41 - 60 do total de 430 pensamentos na coleção de heluyssa_correa

As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física.

O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum, aos outros.

“As memórias mais marcantes de um homem não são aquelas que se consolidam ao longo do tempo, mas aquelas que são subitamente recordadas, por alguma razão, como que puxadas de um abismo.”

O casamento descansa sobre o fato de que não é possível, ao mesmo tempo, guardar a torta e comê-la. Não se pode dar o coração e ficar com ele.

Ter o direito de fazer uma coisa não é, em absoluto, estar certo em fazê-la.

O miserável receio de ser sentimental é o mais vil de todos os receios modernos.

Segundo Bert Hellinger o pai é quem nos dá a segurança e nos prepara para o mundo, da mesma forma a mãe nos prepara para a vida e para o sucesso. Entendendo as leis do amor que regem as constelações e as nossas vidas é possível compreender que se você não tem um relacionamento de honra para com os pais, você afasta de você tanto as possibilidades de sentir-se preparado para lidar com o mundo quanto as possibilidades de alcançar o sucesso. Honre seus pais!

⁠"Quem se faz de vítima não procura ajuda, procura aliados." Bert Hellinger

“O papel de vítima é a mais refinada forma de vingança!”
Bert Hellinger

Pessoas ou grupos , quando se vitimizam, fazendo-se de incapazes, se tornam os oprimidos bonzinhos, tirando, assim, toda a responsabilidade de seus próprios ombros.
Quem assume o papel de vítima está dizendo para o mundo que tem uma condição intrinsecamente desfavorável e desprivilegiada, em relação aos demais, ou seja, quer passar a ideia de que não faz porque não pode. Então, isso mobiliza pessoas a fazerem, por ele, o que ele mesmo deveria estar fazendo.
Aquele que se vitimiza lança um olhar de cobrança sobre todos, o que faz os demais se sentirem culpados e devedores. A vítima se coloca no lugar de "poder" tudo, pois o outro é "devedor" dela sempre. Afinal, o mundo lhe deve!
Além disso, o “coitadinho”, ao se colocar nesse lugar, nesse papel, nessa condição, põe, no outro, o rótulo também de opressor, mau, culpado.
No papel de vítima, ele se sente como a pessoa boa, injustiçada e o outro é o mau. Pois o outro só poderá ser o opressor ou devedor e vai sempre ser olhado como alguém pequeno.
Essa é a vingança velada.

Toda pessoa que lamenta, não quer agir. Todo consolo para alguém que se lamenta apóia a sua não-ação.

As chamadas “ovelhas negras” da família são, na verdade, caçadores natos de caminhos de libertação para a árvore genealógica.

Os membros de uma árvore que não se adaptam às normas ou tradições do sistema familiar, aqueles que desde pequenos procuravam constantemente revolucionar as crenças, indo na contramão dos caminhos marcados pelas tradições familiares, aqueles criticados, julgados e mesmo rejeitados, esses, geralmente são os chamados a libertar a árvore de histórias repetitivas que frustram gerações inteiras.

As “ovelhas negras”, as que não se adaptam, as que gritam rebeldia, cumprem um papel básico dentro de cada sistema familiar, elas reparam, apanham e criam o novo e desabrocham ramos na árvore genealógica.

Graças a estes membros, as nossas árvores renovam as suas raízes. Sua rebeldia é terra fértil, sua loucura é água que nutre, sua teimosia é novo ar, sua paixão é fogo que volta a acender o coração dos ancestrais.

Incontáveis desejos reprimidos, sonhos não realizados, talentos frustrados de nossos ancestrais se manifestam na rebeldia dessas ovelhas negras procurando realizar-se. A árvore genealógica, por inércia quererá continuar a manter o curso castrador e tóxico do seu tronco, o que faz a tarefa das nossas ovelhas um trabalho difícil e conflituoso.

No entanto, quem traria novas flores para a nossa árvore se não fosse por elas? Quem criaria novos ramos? Sem elas, os sonhos não realizados daqueles que sustentam a árvore gerações atrás, morreriam enterrados sob as suas próprias raízes.

Que ninguém te faça duvidar, cuida da tua”raridade” como a flor mais preciosa da tua árvore. Tu és o sonho de todos os teus antepassados.

Bert Hellinger

⁠Em cem por cento dos casos, o analfabetismo funcional vem junto com falta de caráter.

O homem medíocre não acredita no que vê, mas no que aprende a dizer.

– Quem estará nas trincheiras ao teu lado?
– E isso importa?
– Mais do que a própria guerra.

There is nothing noble in being superior to your fellow man; true nobility is being superior to your former self.

São necessários dois anos para aprendermos a falar e sessenta para aprendermos a calar.

O homem nunca deve se pôr em posição de perder o que não pode se dar ao luxo de perder.

Nunca confunda movimento com ação.

Quanto mais um pessoa pode fazer, mais se pode motivá-la.

Mais penosas são as consequências da ira do que as suas causas.