Coleção pessoal de h4yllon
Sensibilidade
.
Tudo é muito mais do que vejo, e tolo eu seria em confiar só no que está diante dos meus olhos, às vezes penso que sou sensitivo, não mágico, mas em um estado de profunda sensibilidade, tentando me conectar ao máximo com as coisas que estão à minha volta.
.
As vezes acho que meus sentidos são mais aguçados que os das pessoas comuns, não porque sou o escolhido, mas porque escolhi ser assim, deixei o caminho para minha alma aberto, para que a brisa do vento a toque e o gosto do fruto das árvores adoce o meu coração. .
Em alguns momentos sinto que vejo e ouço coisas que ninguém consegue, e o mais estranho é que elas não estão escondidas, só esperam que você olhe para elas, e então eu digo, como assim você não ver e não sente?
.
Não consigo explicar, é como um instinto, são sinais que vejo e interpreto, está tudo nas entrelinhas, como se eu conseguisse ler os pequenos bilhetes que o universo deixa pra nós, como a respiração que muda quando as pessoas mentem e o seus olhos entregam toda a verdade. Já não sou mais facilmente enganado, nem acredito em mentiras tão frágeis, pois sei que há algo diante de mim, esperando para ser visto.
O mundo enlouqueceu, e em casa eu fiquei preso, enjaulado em um labirinto colorido. “Há cores em tudo que vejo”, pois tenho em mim olhos de pintor e mente de poeta, ai de mim se não fosse a arte que há nos átrios do meu coração, fico encantado com as paredes multicoloridas de minha casa, feliz por viver em uma vida colorida, me encanta o azul do céu, e me sinto extremamente sortudo por ter oportunidade de vê-lo. .
Como sou apaixonado pelos fins de tarde, como é mágico ver suas cores, paro uns cinco minutos e agradeço, pelo privilégio de contemplá-lo e sempre me despeço dele, digo um até logo, porque espero voltar a vê-lo por muitos dias, mas se o amanhã chegar e eu não estiver aqui para assisti-lo, ficarei satisfeito com meu espetáculo de quinze minutos.
.
Sei que a vida pode ser como as cinzas de uma fogueira que há muito tempo se apagou, mas eu escolhi viver uma vida colorida, com uma infinidade de tons que eu nem sei os nomes. E digo com toda certeza do mundo que eu amo o branco das paredes da sala, o amarelo da cozinha, o vermelho do quarto, cada cômodo com uma cor diferente fazendo assim um incrível mosaico, como uma pintura de Picasso.
.
Há arte em tudo que vejo, estou rodeado por uma infinidade de cores e formas e permaneço a reparar em diversas outras novas, a vida pode ser cinza pra quem não consegue reparar nas belezas que lhe cercam. Talvez seja eu, que tenho a felicidade fácil, mas não mudo, porque assim é mais fácil ser feliz, pois até o que é simples me agrada.
Se descarreguei os meu vagões,
não foi acidente, quem tem a coragem de
fazer o seu próprio caminho
não precisa seguir trilho algum
Feliz dia dos apaixonados
.
Eu poderia aproveitar essa data especial e comercial para escrever mais um texto impessoal, profundo e emocionante, uma prosa daquelas que não se referem a ninguém em específico e de fácil identificação, um textinho fofo em que eu falaria sobre amores, casais de namorados, beijos, flores e como é mágico ter alguém por perto nesse dia, mas não dessa vez, quem sabe ano que vem.
.
Como um bom solteiro que sou, não posso deixar o meu povo desassistido, e embora solteiro, sou perdidamente apaixonado por esse dia.
.
Quero desejar a todos um feliz dia dos apaixonados, a todos eles, não importa quais sejam suas paixões, se você ama algo intensamente, hoje também é seu dia de comemorar. Então, que comemoremos todos, aos que namoram e aos que não, feliz dia dos apaixonados para aqueles que são apaixonados pela vida, que amam gatinhos, apaixonados pelos amigos, por café, por pizza e livros. Não me interprete mal, não quero ressignificar o dia dos namorados, é que pra mim ele tem um significado diferente.
.
Hoje é o dia daqueles que amam com todas as suas forças, que são dedicados ao outro e que cuidam com todo zelo, escolhendo livremente viver os amores que surgem em seu caminho. Feliz dia de todas as relações duradouras de confiança e toda cumplicidade, feliz dia da liberdade e do amor próprio para aqueles que se namoram há anos, são 24horas e nelas há um espacinho pra cada um de nós comemorarmos. Feliz dia dos namorados e feliz dia dos apaixonados.
A coragem de ser humilde
.
É preciso coragem para ser humilde, porque humildade nada mais é do que aceitar o fato de que somos pequenos demais, é entender que mesmo com todos os seus diplomas, alguém sempre terá algo novo pra te ensinar, é dizer que toda ajuda é bem vida, ainda que você saiba muito bem se virar sozinho. .
Humildade é entender que quando nos sentirmos altos, é graças a montanha que conseguimos escalar, e que cada um de nós está enfrentando a sua própria subida. Ter humildade é lançar-se no vai e vem de um balanço e não reclamar quando for sua vez de empurrar o outro.
.
Eu sei que ser humilde talvez seja nossa maior dificuldade, pois queremos a todo o custo ser grandes e subimos a montanha que for pra isso, sem saber que lá no alto do orgulho, ficaremos sozinhos. .
Quanta tolice, é tão mais fácil ser humilde, ter um coração agradecido e ceder parte da sua luz para que o outros possam aparecer, mas nós humanos, com nossa natureza egoísta, sempre gastamos nossas energia fazendo o possível para superarmos os outros, quando somos nós mesmos que precisamos ser superados.
.
Estendemos as duas mãos, uma para ajudar e outra para receber algo em troca, não percebendo que ser ruim demanda mais esforço do que ser bom, pena que isso já faz parte da nossa natureza, mas não devemos nos importar com a nossa natureza, quando escolhemos ser naturalmente bons.
Sobre julgamentos
.
Tenho minha teoria de quê, talvez, os nossos sentidos nos enganam muito mais do que pensamos. Não é seguro confiar na nossa percepção das coisas, somos tão acostumados a mentir que o nosso corpo aprendeu a mentir pra nós mesmos, por isso nem tudo que olhamos é da forma que vemos, nem tudo que escutamos pode ser ouvido e o sabor das nossas palavras variam para cada língua. .
Temos que nos assistir mais vezes, parar para se ouvir, processar cada palavra que sai da nossa boca, e saber que tudo que dizemos vai parar em algum lugar, mesmo que você ache que não, palavras mal ditas nunca desaparecem, elas são sempre revisitadas pela memória de alguém. .
Devemos sair de nós mesmos, ficar refém dos nossos sentidos é perigoso, porque tudo que dizemos e fazemos pode ser justificado, todos os nossos erros são acompanhados de desculpas convincentes e que conhecemos de cor, enquanto condenamos os erros “injustificáveis” dos outros.
.
Convenhamos que sempre vamos amenizar os nossos atos e não há nenhum problema em ser bondoso consigo mesmo, é até saudável. Mas precisamos entender que os nossos erros não são menores que os dos outros e que se temos justificativas para errar, o outro também terá, é preciso compreender que a balança que usamos para comparar os nossos erros com os de outras pessoas não é justa. Então não peça que aceitem suas justificativas, quando você é impassível para as razões dos erros que não são seus.
Cartas vivas
.
Nascemos, tão simples como papel de pergaminho, amarelado e limpo, e conforme crescemos, eles vão escrevendo coisas em nós, verdades e mentiras, crenças e mitos, certezas e dúvidas. .
Até que um dia, finalmente tomamos posse da nossa caneta tinteiro, e desfrutamos da liberdade de escrever o que quisermos com nossas letras cheias de curvas e enfeitadas. Nos damos conta de que nem tudo que em nós foi escrito, diz respeito a quem realmente somos. .
Quantas rasuras há em você? Quantas palavras foram escritas por sobre as outras, quantos riscos foram feitos para cobrir os erros que não podem ser apagados? O quão difícil é, conviver com os pontos e vírgulas colocados no lugar errado por alguém que não foi você, com as frases transcritas da carta de outros?
.
Nós somos cartas vivas, que andam, falam, riem e choram, que se expressam além de letras de tinta presas em papel. Cartas sem destinatário e que podem ser lidas por qualquer pessoa, mesmo que esta sofra com alguns problemas de interpretação. .
Escrevemos nossa mensagem neste mundo, sabendo que o mais importante é o que foi feito e não o que foi dito.
.
Não é só armasse de discursos vazios, é torná-los palpáveis. Somos cartas vivas, nossos atos são frases e nossas conversas parágrafos, que se juntam como um grande texto. Espero do fundo do coração, que no fim da sua vida, você tenha escolhido as palavras certas, e não se arrependa da mensagem que escolheu passar.
ouça antes que eu vá
.
“Me leve para o telhado” foi a última coisa que pedi a você, eu só queria ver o mundo mais uma vez, antes que o ar abandonasse meus pulmões. Tu sempre soube que eu amava ver o azul do céu se tornando cada vez mais escuro. Queria ouvir as coisas que só você sabe dizer, vamos “Diga-me que o amor é infinito”. Não seja tão pretensioso, mesmo que te queira aqui, sei que vai me deixar, como sempre faz.
.
Mas se precisar de mim, se ainda quiser me ver mais uma vez, por favor, é melhor se apressar. Já arrumei tudo, pois em breve irei embora. Não se culpe, não há como me salvar agora, nem eu sei como fazer isso. Estou aqui no telhado, olhando o céu sozinha, sem outra saída a não ser cair.
.
Conheço bem o gosto dessas lágrimas que molham minhas bochechas, “é isso que uma dor de cabeça de um ano faz com uma pessoa”. Não estou no meu melhor momento, me sinto fora de mim a maior parte do tempo. Evite dizer que eu sou tudo que importa quando você vai me deixar sozinha no telhado, já vi isso antes. Se for falar algo, apenas diga a todos que sentirei saudades, que os amo, mas já arrumei todas as minhas coisas. Escute isso enquanto estou caindo, ouça isso antes que eu vá.
Meu antigo eu
.
Nem sei se tenho direito de falar por ele, já que essa pessoa deixou de ser eu há tanto tempo, que guardo tão poucas recordações comigo, tem anos que não o vejo. É um alívio, para ser sincero. Penso que meu antigo eu não teria tanto orgulho de mim agora, quem sabe até me odiaria, afinal, me tornei tão diferente dele.
.
Meus ideais mudaram, expandiram e evoluíram, eu fui para longe demais da pequena borda em que me encontrava, me distanciando de mim mesmo. Digo com certeza que ele não se orgulharia de mim, mas eu também não me orgulho dele, meu eu do passado com todos os seus tabus que pareciam inquebráveis, sua mente rodeada por grades de ferro, as crenças que o impedia de tecer seu pensamento crítico e com todos os seus preconceitos, me causa uma grande aversão.
.
Caso meu antigo eu me encontrasse hoje, não nos daríamos tão bem, o crescimento é o distanciamento de nós mesmos, o abandono de vestes que não nos servem mais, o livramento de coisas que já não nos convém. Não posso pedir perdão por quem já fui no passado, pois já não sou mais aquela pessoa, felizmente é preciso coragem para assumir não ser mais o mesmo, e isso não é vergonha alguma, medo tenho eu de permanecer o mesmo pra sempre.
O UNIVERSO DEVE ME ODIAR
.
Tenho minhas suspeitas de que o universo deve me detestar, eu sigo arruinando os planos dele para mim, uma verdadeira pedra no sapato de toda essa energia cósmica.Para falar a verdade, sinto até que ele já desistiu do meu caso, cansado de reclamar que eu não faço nada certo e se nem os seus melhores planos eu sigo, então ele nem se daria o trabalho de tramar contra mim.
.
Sendo assim, eu não o culpo em nada que tenha dado errado na minha vida, não estou seguindo a novela que ele escreveu pra mim, e assumo os riscos, viver como quero é uma escolha, e foram as minhas decisões que me trouxeram até aqui, nem me atreveria a jogar a culpa no pobre do destino.
.
Sou eu quem sempre me prendo nas teias de palavras ditas por mim mesmo, eu nunca fujo ao menor sinal de perigo e só volto para casa depois das duas da manhã, sigo andando nos mesmos lugares desde sempre, acho que minha história poderia ser outra, caso eu me preocupasse em fazer as coisas diferentes, só que eu não me preocupo.
.
É universo, nunca nos demos bem mesmo, você até tentou me ajudar, mas eu sempre quis fazer as coisas sozinha, a maiorias das pessoas caminham no escuro, mas eu escolhi correr ao invés de marchar devagarzinho e cuidadosamente, por isso, tenho de aprender a lidar com todas as vezes que dou com a cara na parede, não peço que ninguém tire nada de mim, quero viver sabendo que até os meus erros são realmente meus, não vou jogar a culpa em ninguém, muito menos em você, universo.
O QUE VI EM VOCÊ!
Detesto quando as pessoas me perguntam o que eu vi em você, chega a ser engraçado, porque isso deveria ser óbvio, a pergunta certa seria o que eu não vi em ti. Sei que tu não é a pessoa mais paciente do mundo, nem a mais organizada, mas eu te encontrei na tua linda bagunça e você sempre me disse “pra que arrumar tudo se eu sei exatamente onde cada coisa está? ”.
Os outros insistem em me dizer coisas como, “tu certamente conseguiria algo melhor”, ‘você é tão mais bonita que fulano”, “acho que vocês não combinam”. Todo mundo quer colocar pilha no relacionamento alheio, e eu sinto muito se as pessoas baseiam seus relacionamentos em coisas tão vazias assim, por isso se frustram, e se não deu certo para elas, tem de dar errado para todo mundo também.
Eu tenho a consciência de que o que eu encontrei de mais valioso em ti nunca se tratou de beleza, apesar de que para mim você é o ser mais bonito que eu tive a sorte de conhecer. Belos corpos, ombros largos, ou qualquer fator estético, nunca me importaram, o que a gente conseguiu foi muito além disso.
Entramos no campo metafísico, uma verdadeira questão de energia, química pura, ninguém antes de você me fez arrepiar com um único toque, pura eletricidade correndo em minhas veias, transformou meu corpo em um condutor de 220 volts.
Tu me permitiu que eu me abrisse por completo, falasse coisas que ninguém nunca quis ouvir, o que eu vi em você, não vi em mais ninguém e quer saber? fico feliz que as pessoas não te enxerguem como eu enxergo, para os outro você é só uma lasca de carvão, mas pra mim é um verdadeiro diamante, meu achado arqueológico mais valioso.
Quando as pessoas perguntam o que eu vi em ti, eu sempre respondo a elas, você veria o que vejo se olhasse para o lugar certo.
Para onde caminha a vida?
Qual o objetivo da vida? A resposta para essa pergunta não será encontrada nesse texto, afinal, são tantas possibilidades que seria um pecado escolher apenas uma delas. Do ponto de vista teológico (do grego telos, finalidade) afirma que tudo pode ser explicado de acordo com a sua finalidade. E a finalidade de todas as coisas é nos trazer felicidade.
Já dizia Platão que "Uma vida não questionada não merece ser vívida", então, se há questionamentos, existem incertezas, e quando se trata da nossa existência, muitas dúvidas esperam por respostas, e todas essas dubiedades nos tornam inseguros e infelizes, pois internalizamos em nós o pensamento de que devemos estar seguros o tempo todo e sempre saber o que estamos fazendo com nossas vidas. .
Nos alertam que não devemos cultivar incertezas e seguir sempre verdades absolutas, sendo que o que é absoluto pra você é relativo para outra pessoa. No fim, viver é não ter certeza de nada. Vivemos sem saber qual é o verdadeira propósito de nossas vidas.
O segredo de uma boa vida ninguém te conta, você terá de descobrir isso sozinho! Estamos fadados a um fim iminente, mas vidas bem vividas jamais chegam ao fim. Vivemos para sermos felizes, mas existem mentiras disfarçadas de felicidade e as vezes não somos capazes de fugir delas. Então se não há como sabermos a real finalidade da vida, Lulu Santos já dizia "vamos viver tudo que há pra viver"
No fim a maior dificuldade em encontrarmos o real propósito da vida acontece por que são muitas vidas e pra cada vida há um propósito diferente.
Falsa solidão
So▪︎li▪︎dão (substantivo feminino)
1. Estado de quem está só, retirado do mundo ou de quem se sente desta forma.
E as vezes nos sentimos mesmo solitários, como a última xícara de porcelana em um conjunto onde todas as outras já se despedaçaram.
Algumas noites parecem que adormecêssemos sobre cristais de gelo, presumimos o quão insignificantes somos ao vislumbrar tantas estrelas em um céu escuro, nos imaginando o último passarinho da ninhada que não aprendeu a voar.
Embora não estejamos verdadeiramente sozinhos, nunca foi sobre estar, mas sim sobre sentir, e cá entre nós, os nossos sentimentos são trapaceiros.
Quem sabe não sejamos tão solitários como pensamos ser, solidão é gelo que queima a pele, mas pode ser confundida com uma singela nevasca.
O problema é que estamos acostumados com gente demais ao nosso redor e nos esquecemos que algumas coisas devem ser feitas sozinho, e estar sozinho é essencial. Dizem que o bom sinal de uma amizade genuína é quando o silêncio entre as pessoas não é incômodo, então por que estar em silêncio consigo nos incomoda tanto?
Queremos a todo custo fugir da nossa companhia, sempre preenchendo o espaço vazio na agenda com festas, encontros com os amigos e saidinhas noturnas. Nos sentimos solitários porque somos os primeiros a nos abandonar.
Somos passíveis a confundir insatisfação com solidão, solidão mesmo é não se conformar que estamos sozinhos em nossas cabeças. Por fim, chego a conclusão de que a maioria de nós não somos solitários, só caprichosos demais e inconformados por não ser o centro das atenções.
Adeus
Percebi, muito antes de me dar conta, cair na real não é tão doloroso quando já se espera pela queda. E era tão óbvio pra mim que nós nunca fomos um casal ideal, daqueles que protagonizam os filmes de comédia romântica, que são perfeitos um para o outro, a verdade é que isso não me incomodava, porque essas coisas não pareciam ser possíveis.
Acredito que ficamos juntos todo esse tempo apenas por conveniência, pois era conveniente pra mim acreditar que o amor era algo fantasioso e tu me oferecia o conforto da razão, com toda a sua inteligência e discursos prontos.
Nosso relacionamento era ótimo, mas não era o que eu queria ter, eu me dei conta disso a cada despedida em que você não me pedia pra ficar mais uns minutinhos, minha ausência nunca te incomodou tanto assim. Eu tinha certeza que você não me amava, quando eu lhe contava dos meus filmes favoritos e você nunca se interessou em assistir nenhum deles, esse não era o amor que eu queria ter, mas talvez eu tenha tido bastante medo não merecer algo maior, pensar que nunca encontraria alguém que se interessasse pelas minhas conversas sem algoritmos e repletas de informações irrelevantes, alguém que tomasse café comigo nos dias chuvosos.
Nós estávamos juntos, mas não nos amávamos, ficamos juntos por não acreditar que existia outro alguém pra nós, e por isso fomos infelizes, não é culpa sua e nem minha, a verdade é que é melhor ficar sozinho, do que aceitar menos amor do que achamos merecer, por isso te digo adeus, pois sei que não sou a melhor companhia pra você.
EU TE PERDOO
Relatei aos nossos amigos todas as coisas ruins que você me fez e falou, e o engraçado é que eles sempre reagiam da mesma forma, surpresos, me olhavam como a ex louca, porque nunca imaginaram que você faria o que fez e me trataria de forma tão desleal, afinal tu sempre aparentou ser um verdadeiro príncipe. Minhas lágrimas eram tão delgadas e incessantes que poderiam facilmente causar um dilúvio no meu quarto, e dia após dia eu repetia a mesma história para um desconhecido qualquer na rua.
Contei daquela vez que você me... não importa, os vizinhos sabiam, minha mãe começou a te odiar, e eu listava tudo que havia de errado conosco, mas os os dias foram passando e eu continuava perecendo, relembrar o que você me fez era sofrer de novo e em dobro, entrando em um looping infinito, e sabe? por que eu fazia isso comigo mesma, te carregando comigo para onde quer eu fosse.
Você foi embora e me deixou, mas eu continuava falando sobre você e a ferida nunca cicatrizava, já que eu a machucava todos os dias, fazia questão de manter vivo o ódio que sentia de ti. Hoje eu não sou mais assim, por que viver esgotada mentalmente podia me destruir a qualquer momento. Te desejei as piores coisas e o procurava nas redes sociais para saber se a lei do retorno realmente funcionava. .
Demorei um tempo, mas hoje se me perguntarem o que deu errado entre nós, eu nem me esforçarei para listar os motivos, porque eu decidi não carregar mais essa dor comigo, deixa-la para trás. Eu te perdoei antes de você me pedir perdão, por que te desculpar não foi um favor que eu fiz a ti, pelo contrário eu estava me libertando das amarras que tu colou em meus pulsos, não iria viver o resto da minha vida lamentando as cicatrizes, pelo contrario, levantei para celebrar que sobrevivi, te perdoar foi o estopim de toda minha guerra interna, deixei de te carregar comigo para finalmente te deixar ir. E depois de todo esse tempo, é tão bom estar livre de ti.
.
ME PERDOE
Em mim foi tatuado toda maldade que causei a você, cada palavra pronunciada em algumas oitavas abaixo, meus gritos ainda ressonam em minha mente, não me permitindo esquecer de como eu fui mesquinho, você me disse diversas vezes que a sua confiança era como uma cumprida e fina linha rubra e frágil, eu prometi que nunca a partiria, mas a puxei em um solavanco e você desmoronou, te deixei em ruínas, estraguei tudo, fui na sua vida como chuva nas estradas do campo, cheguei manso, mas fui violento o suficiente para lhe causar grandes erosões. Eu sei que já faz bastante tempo, só que hoje me tornei capaz de te pedir perdão, pois para mim sempre foi muito difícil pronunciar essa palavras, pedir desculpas era assumir que eu estava errado, e eu estava mesmo, as consequências das minhas atitudes me perseguiam e eu achei que se não assumisse a culpa, elas nunca me encontrariam, infelizmente, agora estou encurralado por elas, angustiado até a garganta, sufocado, me sentindo umas das piores pessoas do mundo, e talvez eu seja, sigo carregando em mim o a mal que fiz a ti, o destino se certificou de acertar as contas comigo. Eu sei que duas palavrinhas não serão o suficiente para te ressarcir do prejuízo que te causei, e isso nem se quer é possível, mas preciso do teu perdão e isso me consome. Entendo se você recusar o meu pedido de desculpas e largar-me aqui sozinho em meio a minha aflição, eu não fui honesto com você e nem espero que seja condescendente comigo. Mas não cometa o mesmo erro que eu, a maldade que guardamos dentro de nós se tornam vermes que corroem a nossa alma.