Coleção pessoal de guilherme_novaes
A vida cristã é diferente, mais difícil e mais fácil. Cristo diz: “Dê-me tudo. Eu não quero um tanto do seu tempo, tanto do seu dinheiro, tanto do seu trabalho. Quero você. Eu não vim para atormentar o seu ego natural, mas para matá-lo. Meias medidas não trazem nenhum bem.
Eu não quero podar um galho aqui e outro ali, mas quero derrubar a árvore inteira. Entregue todo o seu ego natural, todos os desejos que você julga inocentes, bem como os que você julga iníquos – todo o seu ser.
Eu lhe darei um novo eu. Na verdade eu lhe darei o meu próprio eu; a minha vontade se tornará a sua vontade".
Deus sussurra em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; este é seu megafone para despertar o homem surdo.
Deus sussurra a nós na saúde e prosperidade, mas, sendo maus ouvintes, deixamos de ouvir a voz de Deus. Então Ele gira o botão do amplificador por meio do sofrimento. Aí então ouvimos o ribombar de Sua voz.
A Amizade é desnecessária - como a filosofia, como a arte, como o próprio universo (pois Deus não precisava criar). Ela não tem valor de sobrevivência; ela é, antes, uma das coisas que dão valor à sobrevivência.
Longe de mim, longe do coração de teu servo, Senhor, que a ti se confessa, a ideia de encontrar a felicidade não importa em que alegria! A felicidade é uma alegriaque não é concedida aos ímpios, mas àqueles que te servem por puro amor: tu ésessa alegria! Alegrar-se de ti, em ti e por ti: isso é felicidade. E não há outra. Osque imaginam outra felicidade, apegam-se a uma alegria que não é a verdadeira.Contudo, sempre há uma imagem da alegria da qual sua vontade não se afasta.
"Sabes por que os animais selvagens temem e rosnam e guincham em tua presença? Porque sabem que nos desentendemos com o Mestre deles!"
As pessoas o tratam como se aquele Ser altíssimo e incompreensível, que está além do alcance do pensamento, fosse seu igual. Não fosse assim, não diriam 'o Senhor Deus, o querido Deus, o bom Deus'. Esta expressão para eles se torna, especialmente para o clero, que a traz diariamente na boca, uma mera frase, um nome vazio, ao qual não relacionam qualquer pensamento. Se estivessem impressionados por sua grandeza, ficariam mudos e em reverência sequer o nomeariam.
[...] a autoconfiança dos cristãos modernos, a leviandade despreocupada presente em tantos de nossos eventos religiosos e o chocante desrespeito pela Pessoa de Deus são evidências conclusivas de uma profunda cegueira de coração. Muitos chamam a si próprios pelo nome de Cristo, falam constantemente sobre Deus e oram a ele de vez em quando, mas evidentemente não têm ideia de quem ele é. "O temor do Senhor é uma fonte de vida", mas este temor saudável é bastante raro entre os cristãos atuais.
Senhor de todos os seres, entronizado de longe,
Tua glória incandesce desde o sol e das estrelas;
Centro e alma de toda a esfera.
Mas tão próximo de cada coração amoroso!
Senhor de toda vida, acima e abaixo,
Cuja luz é verdade, cujo calor é amor;
Diante de teu trono de fogo
Não buscamos brilho algum em nós mesmos.
Deus não se curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo, muito tempo.
Duas coisas eu te peço, ó Deus: a verdade e a felicidade, mas se eu não puder ter ambas, aqui na terra, dá-me então a verdade, pois terei toda a eternidade para ser feliz no céu.
A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.