Coleção pessoal de Gracaleal
A Eleição de 22
Democracia é isso. É poder ter opinião e expressá-la. É ter o direito de achar uma palhaçada um brasileiro dizer que sente vergonha de vestir o verde e o amarelo. É o brasileiro, que diz sentir vergonha de vestir o verde e o amarelo, ter a liberdade de poder sentir esta vergonha, principalmente quando, o país foi transformado num circo verde e amarelo.
Liberdade de opinião é tudoooooo....
VIVA A DEMOCRACIA!
Porque, no final, tudo se encaixa. Afinal, não existe circo sem palhaços.
Somos todos feitos de palhaços pelos políticos corruptos. E pior, somos capazes de reeleger políticos que, sabidamente, são corruptos, porque, simplesmente, são corruptos admirados, por alguns, pelas suas covardias, vaidades, mentiras, ignorâncias, violências e incompetências. Democracia é, também, respeitar as afinidades entre eleitores e políticos, mas não, necessariamente, aplaudir como um "respeitável público", diante das suas afinidades destrutivas. É, também, respeitar as limitações das pessoas na compreensão das arbitrariedades, notoriamente, praticadas em favor dos interesses pessoais destes farsantes.
O lado bom, e mais valioso da democracia, desta liberdade que ela nos proporciona, é que podemos escolher ser intelectualmente livres ou adestrados, independentemente da cor que gostamos de usar nas roupas.
Sou uma palhaça privilegiada, pois não associo voto à idolatria. E por mais que eu sinta vergonha de me expor com as cores da bandeira do meu país, depois que este governo falsário e demoníaco se instalou no poder, tentando mascarar o seu instinto ditador, me sinto muito mais patriota do que muitos que se dizem patriotas, pois não me limito às cores que limitam valores. É o arco-íris que representa a DEMOCRACIA, pela sua diversidade, alegria e colorido. Porque ele não é seletivo e se apresenta para todos, basta qualquer um olhar para o céu. Todos os olhares são bem-vindos. O arco-íris é democrático e, depois da tempestade, não abandona ninguém pelo contrário, disponibiliza a esperança no recomeço, para todos.
Falam de Jesus ao mesmo tempo que dedicam apoio à segregação com a justificativa da preservação da família e dos bons costumes. E ainda agregam o apoio ao armamento e a discriminação, neste pacote tão incoerente quanto hipócrita.
Palhaça sim, de verde, amarelo e vermelho. Marionete não.
Democracia acima de tudo!
P. S. : todos os ditadores encantaram, hipnotizaram e mobilizaram uma grande massa antes de promoverem a desgraça da sua nação. Vide a história.
A ilustração mais hipócrita do conservadorismo é ser contra o aborto de um embrião. Porém, apoia o armamento indiscriminado de civis. Ou seja - ter a vida interrompida, antes de ser formar e nascer, não pode, mesmo que seja uma opção pessoal de quem concebeu e terá que cuidar pelo resto da vida. Contudo, depois de nascer, e se tornar um indivíduo transeunte do planeta, pode, pois morrer, faz parte da vida, seja de morte natural, seja de bala perdida, advinda de bandidos ou agentes da segurança, seja pelas mãos dos que não se incomodam em usar e exibir um instrumento cuja a única finalidade funcional, pela qual o mesmo foi inventado, é matar. Mas, neste último caso, grande parte do conservador cristão apoia.
O corporativismo, nutrido pela hipocrisia, me enoja.
Sobre a convivência
Às vezes a outra parte não quer. Outras vezes, somos nós que não queremos. E tudo bem se tiver que ser assim. Apesar de não ser o objetivo maior de estarmos todos transitando nesta esfera azul. Por outro lado, há tanta gente falsa, golpista, malandrinha demais, egoísta, arbitrária, covarde, mascarada e do mal que realmente não vale à pena manter por perto.
A afinidade não é uma obrigação humana. É uma benção, quando ela acontece espontaneamente.
Nada, no contexto do trato com os nossos semelhantes, é perfeito. Não somos perfeitos. Nem sempre agimos perfeitamente, diante de todas as experiências as quais compõem o nosso processo de aprendizado, frente ao nosso aprimoramento, na condição de indivíduos.
Contudo, o que mais frustra é quando as partes querem, se afinam de cabeça, alma e coração, mas não superam os desafios para se manterem próximas a fim de usufruírem da alegria da convivência. Para multiplicarem os bons momentos, sinceros, que passam quando têm a chance de estarem juntas. E esta proximidade não significa, exclusivamente, física, já que as relações virtuais são uma nova realidade.
O que enfraquece é a prioridade ao desperdício de oportunidades que são capazes de proporcionar prazer às partes que se querem bem. O que desanima é perceber que a pauta, em muitas convivências, é o esforço, quase que generalizado, pela manutenção das relações incompatíveis, interesseiras, doentias, hipócritas, manipuladoras e desgastadas, porque, de alguma forma, elas se tornaram uma zona de conforto.
Mudar, recomeçar, se libertar, investir naquilo que realmente nos faz bem, incluindo pessoas que estão distantes, em geral, mexe com o nosso tempo e com o orgulho, que são valores os quais não gostamos de sacrificar. Não gostamos de abrir mão. Mudar, às vezes, dá medo e/ou insegurança e/ou preguiça. Sem falar que em algumas situações de mudanças não há a garantia imediata de que teremos supridas algumas das nossas necessidades mais concretas. Mais palpáveis. Então é melhor continuar como está. Mesmo que as partes fiquem emocionalmente frágeis e virem prisioneiras da saudade.
Até que um dia...
A certeza de que estamos no térreo, com prazo de validade, muda muito pouco ou nada.
Porém, até a falta de conscientização efetiva das consequências sentimentais, nas perdas definitivas, fazem parte do universo complexo da alma humana. Nos adaptamos a tudo.
Ser gente, muitas vezes, é, também, agir como animal acuado.
Uma das maneiras mais eficientes de fazer algumas pessoas refletirem sobre as verdades absolutas que alguns segmentos plantam em seus pensamentos é provocando raiva nelas
Hipocrisia é: viver exaltando a família, Deus e Jesus e ter relações extraconjugais.
Corporativismo é: viver exaltando a família, Deus e Jesus e acobertar a hipocrisia dos seus iguais.
Incoerência é: achar que a pessoa que é livre e desimpedida, sem compromisso conjugal, que não vive exaltando os valores dos hipócritas e corporativistas, tem a "OBRIGAÇÃO" de respeitar (até pode e, em geral, respeita mais do que quem deveria) o casamento alheio esquecendo que esta atribuição cabe ao cônjuge traíra.
Quem merece mais o reino dos céus?
A paz interior sustentável que o ser humano busca, está nas mentiras convenientes não contadas. Na coerência entre a pregação e a ação. Na certeza que a sua vida oculta não é dotada de impedimentos para que, se necessário, ela se torne transparente
Político sempre pensa como político. Nunca como um cidadão comum, praticante da sua rotina de sobrevivência, com deveres e horários a serem cumpridos
A democracia tem as suas falhas, mas não é a culpada pelos danos à uma nação nem ao seu povo. O problema está no caráter dos indivíduos que causam malefícios à sociedade descumprindo as regras do direito democrático e da liberdade de todos. Já a ditadura, por si só, pelas suas leis, é um regime político que faz o mal até aos cidadãos de bem e cumpridores das regras da boa convivência social, sendo este mal potencializado pelos seus adeptos e dirigentes.
Reciprocidade perfeita é quando as nossas prioridades atendem as nossas necessidades. Se, por ventura, a prioridade é fútil, de pouco ou nenhum valor real e verdadeiro, apenas uma fuga, uma massagem no ego, ou se há um excesso no investimento da prioridade em situações que apenas elevam a nossa vaidade e o nosso egoísmo, bem como investida em pessos que, notoriamente, só querem se beneficiar do extremo valor que a ela atribuímos confortemo-nos, pois foi uma escolha pessoal. Ou revejamos as nossas prioridades.
Temos diversas opções valiosas ao redor que talvez merecessem um pouco mais da nossa atenção prioritária. Contudo, inevitavelmente, com o passar do tempo, dada as evidências dos equívocos que cometemos investindo demais no que poderia ser secundário, elas tomarão a nossa consciência promovendo uma reflexão cujo propósito principal é fazer com que a gente examine melhor as nossas prioridades futuras.
Porque a vida é movimento. A vida é vida. A vida deve ser vivida em busca do crescimento e da qualidade de vida, dentro da vida. Voar faz parte da vida. Voltar também. E a vida segue. 05.08.2022. Muito amor, apoio e saudade, em vida e, por toda a eternidade, assim será.
Não supervalorize os bons momentos, apenas viva-os com maturidade, na intimidade do bem que eles causam. Controle o ímpeto de atender ao "excesso" de exposição estimulado pelo marketing que vive da nossa falta de limites, da nossa infantilidade, do nosso ridículo e da nossa pouca noção de bom senso, especialmente, nas redes sociais. Não se esqueça que a vida é uma roda-gigante em movimento contínuo e que, enquanto vivos, nós estaremos sempre acomodados em uma das suas cadeiras.
Amadurecimento nada tem a ver com idade. E nos poupa de muitos vexames com potencial para um futuro arrependimento.
Se você não tem, como eu, o objetivo de se desnudar, de alfinetar a hipocrisia e, especialmente, provocar o outro a fim de despertar nele uma reflexão sobre o que de fato é estar neste mundo cheio de armadilhas, contenha-se para não se deprimir quando a realidade se fundir com o seu despertar diante da essência humana, bem como do verdadeiro sentido material da vida que, em geral, atende aos poderosos mais discretos.
Sem querer generalizar.
Desembargadores, vereadores, médicos, enfermeiros, administradores, juízes, advogados, professores, policiais, jogadores de futebol, modelos, artistas, padres, pastores, pais de santo, delegados, deputados, influencer digital, prefeitos, governadores, presidentes da república, empresários, cidadãos comuns etc. Diariamente, novos e velhos personagens se destacam nas mídias, nas páginas policiais como criminosos - tráfico, assassinatos, violência doméstica, estupros, sequestros, roubos, estelionato, corrupção, furtos etc.
Pela quantidade de indivíduos vivendo no ilícito, na maldade, na covardia, na monstruosidade se não fossem pegos muitos continuariam disfarçados de seres bons, seres do bem. Seres tranquilos, sociáveis e educados. Já pensou se fossem humanos vivendo na nossa sociedade terráquea no Brasil, em especial?
Ainda bem que são ET's que moram em Marte. A civilização atual do Planeta Azul está salva. Ufa!
Que bom que não corremos o risco de eleger políticos destes naipes e que a nossa espécie, dita como racional, é dotada de um alto nível de humanidade. De amor e respeito ao próximo como prega por ser, na sua grande maioria, cristã.
Pele Preta
Sobre o racismo - o problema do ser humano racista, nunca foi a pele preta, mas a sua própria alma negra e sem luz que promove a escuridão no seu intelecto, bem como um breu profundo no seu coração, pois a carne que o sustenta é desvitaminada de humanidade.
O maior problema do racismo está nas pessoas sem potencial para reluzirem, espontaneamente, no espaço que as abriga quanto gente. São seres, escancaradamente, opostos às estrelas que, diferentemente dos animais ditos como racionais é, justamente no breu, neste palco que enfatizam a sua luz, a sua beleza, o seu encanto e a sua democrática mensagem de paz e harmonia entre si, porque sabem que há lugar para todos brilharem. Que todos têm os mesmos recursos individuais para contribuirem com a magia da união e do direito de acuparem o firmamento.
Considerando a tecnologia, o acesso à informação, o testemunho ocular de muitos de nós, frente a história real vivida full time, mas que ainda assim as Fakes News continuam sendo tratadas como verdades por muita gente, fico imaginando o estrago, além do meu alcance de percepção, que as Fakes News, que ultrapassaram séculos sem recursos para serem avaliadas na sua autenticidade, e que continuam sendo compartilhadas como verdade absoluta até hoje, tem promovido por este mundo a fora.
Sigamos no lazer que salvar mentes que não se entregam, que lutam pela sua sanidade, que não são dotadas de carências que lhes obrigam a ser alienadas, bem como resistem ao chamado da hipocrisia que lhe oferece respaldo através das suas crenças praticadas no tablado cênico da sociedade.
Porém, Jesus as salvará!
Mentira
Difícil viver sem ela.
Complicado viver com ela.
Frustrante quando só existe ela.
Doentio quando só optamos por ela.
Fundamental no mundo construido com ela.
Essencial na manutenção da sedução dele e dela.
Triste quando a liberdade está pautada nela.
Decepcionante quando ser feliz é tê-la.
Revoltante quando a justiça se baseia nela.
Desesperador quando a verdade se rende à ela.
Descontrolador quando o pensamento se norteia por ela.
No sorriso, nas palavras, no sentimento, nas ações e até no coração há lugar para ela.
Na condução dos caminhos, na luta pelas conquistas e até nas lágrimas pelas dores e derrotas pode haver sinais dela.
Incorporada à vida, ao meio, à sobrevivência, às desculpas, às fraquezas, ao amor, às amizades ela, a mentira, só não consegue atuar quando, na prestação de contas com a consciência, a verdade se apresenta para nos sentenciar pelo uso dela.
Pessoa amiga, bem intencionada na relação, se cansa e se afasta sim, especialmente quando a outra parte se mostra ser alguém desqualificada demais para receber o seu melhor. Amizade sincera não é para qualquer um. Um dia a gente aprende a valorizar o nosso mais valioso sentimento disponível para os não sanguíneos
Depois de um tempo de vida vivida, já não precisamos de muito. A qualidade do pouco é valiosa demais