Coleção pessoal de glauberlimadesouza
Subitamente confuso
"Tenho tanta coisa pra dizer, tantas coisas que não são muitas tampouco inúteis, mas não encontro palavras, palavras essas que não me encontram - desencontradas são as mesmas que eu disse anteriormente - a mente desfaz o que eu quero expressar. O 'Tudo' se torna um tanto nada e o 'Nada' se torna o quanto tudo. A verdade é tão pequena nessa massa de mentiras. A mentira e a verdade são irmãs siamesas que foram separadas mas criadas juntas. O que eu quero dizer com isso? Não sei. Não sei se omito a verdade ou a escondo, não sei se escrevo verdadeiras mentiras ou mentiras verdadeiras. Estou sem ação. Porém, acredito que essas mesmas palavras escritas são só um conjunto de letras - escritas ou proferidas - são só palavras vagas se não vierem juntas de um sentimento ou de atitudes. Confuso? Confuso estou comigo mesmo, as palavras surgem e somem subitamente, aproveito um descuido da mente, resta-me uma ou duas palavras, não consigo mais e paro... Continuo querendo dizer algo, mas o 'Nada' me vem com tudo e tudo me escapa. Contudo, tudo isso falo mas não me declaro e nem sei mais o que dizer, não estou sendo sucintamente claro, indubitavelmente confuso. A equação das variáveis não expressa matematicamente a minha mente. Mente? A minha não mente, não pra mim mesmo, mas agora..."
Agora...
Não tenho mais nada a declarar.
Fui claro?
"Procuro me adaptar a quase tudo e me encaixar em quase nada. Adapto-me por necessidade, encaixo-me por escolha."
"A natureza nos mostra há muito tempo que, entre todos os animais, a fêmea é dominante ou líder alfa de seu habitat; quem tem a força nem sempre é quem predomina. Mas nós, homens, escrevemos um livro em que rebaixamos, humilhamos, condenamos à submissão a fêmea e, o pior, fizemos com que a fêmea acreditasse que foi ordem de uma divindade, ou castigo."
"O milagre da vida é ser mãe, que, embora ela tenha visto o médico cortar o cordão umbilical do seu filho, jamais acreditou que foram separados."
"Você pode até começar sempre com o pé direito, mas não esqueça que é o pé esquerdo que te dar o equilíbrio."
"A palavra escrita é só um conjunto de letras. A palavra escrita ou proferida é apenas uma palavra vaga se não vier junto de um sentimento ou de atitudes."
"A escassez de água está tão grande nessa nossa era que vai chegar um dia em que, quem estiver no fundo do poço, será o mais rico dos homens."
"Na minha cidade, quando se ver o rastro de lixo espalhado, percebe-se que o caminhão da 'coleta' de lixo acabou de passar."
"O tempo passa, dias, anos, sem que a gente note. De repente, tudo vira passado, é a ordem natural da vida. Somos jovens e aprendemos com os mais velhos, somos velhos e ensinamos os mais jovens. Somos filhos levando esporro dos pais, de repente somos pais levando esporro dos filhos. Tudo passa, tudo mesmo, o amor, o ódio, a angústia, o rancor, a tristeza, a felicidade; e tudo se renova, basta escolhermos o que queremos renovar. Renove o que te faz feliz, renove o que te renova..."
Pink Star
No meu destino havia alguém, uma menina, uma moça, uma mulher, três em uma.
No encanto dos seus olhos havia um encanto, uma raridade, brilho raro, joia rara, um Pink Star.
No seu sorriso meio meiguice, meio mordaz, meio tímido, havia algo de perspicaz para os entendidos, incompreendido para os insensíveis.
Sua timidez era escudo, uma carapaça para esconder o seu lado de mulher fatal, aguerrida, inteligente, destemida.
Não me deu um 'aviso prévio', não me informou antes, não me deu chance, foi logo surpreendendo, foi evasiva e me arrematou por dentro.
O destino foi desleal, eu não estava preparado. E foi acontecendo, envolvendo, remexendo.
Não há nada que eu possa fazer, desfazer, inverter. É em vão, na sua mão fui me vendo, no estalar dos dedos venho correndo.
O idiota que pensou em ser o sabichão, o homem maduro que pensou que sabia demais, experiente, foi fisgado, humilhado, por alguém que talvez me ouça, ouvinte moça. Pôs ele no bolso como um chaveiro, fez do homem maduro um moleque, um 'leva e traz', um capataz, que descarta assim que não servir mais.
Não me importo. Não me queixo. Nada a reclamar. Só quero viver isso, amar, aproveitar os momentos bons. Sem compromisso, talvez; sendo submisso, nem toda vez. Deixo que ela escolha, deixo que diga sim ou não, que pode ou não pode. O meu destino foi traçado, já conformado, já estou na sua. Enfim, por onde anda? Qual é a tua?...
"Somos pinturas impressionistas e, algumas vezes, abstratas vivas e só tornamos pinturas concretas quando morremos."
"Tudo e todos são tão passageiros, previsíveis e, ao mesmo tempo, imutáveis, quando acreditam piamente no destino."
“Queria ter a coragem dos irmãos metralhas, a determinação do Coronel Cintra, a fortuna do tio Patinhas e a fama do Mickey Mouse. Será que isso é pedir demais?” ...