Coleção pessoal de Gladstonjunior
“Vou à lona, e volto à tona; não fico à toa tampouco à mercê. Titubeio sim, mas só às vezes... À parte todos os medos e hesitações, considero-me bem à beça. Vou à forra devagar, sem pressa.”
“Caminha-se com fé no destino que está à frente , pois, na verdade, não se sabe o que a sorte reserva pela proa.”
“Doravante... não credes mais no poder do amor? Eita! Sinto muito, amigo leitor... lamento demais, amistosa leitora. Até conhecer o meu... Até tocá-lo... Até senti-lo... Até vivê-lo... Também, como vocês, não acreditava. Honestamente, sequer o procurava. Penso que não o encontrei. Na verdade, fui solenemente encontrado por ele. Aliás, ele não. Helena.”
“Há quem diga, sem titubear, que o amor é uma flor roxa que nasce no coração dos trouxas. Posso-lhes afirmar que o amor, em simples palavras, é um jardim multicolorido que vive no coração dos sabidos. E, diante de abundantes exemplos, trouxa de verdade é aquele que não sabe diferençar a flor do amor e tampouco este daquela.”
“Os corações tristonhos com cujos respectivos donos já conversei, simplesmente, não sabem o significado da palavra adeus.”
“A felicidade inexorável tem endereço definido: seu colo. O desalento de não poder frequentá-lo corriqueiramente tem nome determinado: Saudade.”
“Aos corações apaixonados resta aprender o enigma da paciência. Às lembranças inolvidáveis cabe transmutar-se em realidade.”
“Como se consegue dourar, com tamanhas tergiversações, os problemas reais e fingir que estes, a rigor, não existem? Deus! Que tipo funesto de insensatez é esta que não os permite ver o fulcro da questão, sob o pretexto falacioso de estar se protegendo o aluno, impinge-se toda sorte de retórica baldia e inóxia.”
“Reuniões inócuas, sem qualquer sentido prático, que saem de lugar nenhum e sempre chegam a lugar algum”
“Trabalho em uma escola que despreza peremptoriamente a educação, visto que sequer tenho ou conto com qualquer mínimo apoio para seguir meus desígnios universitários. Faço tenra ideia, ainda que ínfima, sendo eu professor simplesmente não há nenhum suporte aos meus estudos; o que se dizer então quanto aos alunos tão indefesos intelectualmente, inermes cognitivamente e tão vulneráveis financeiramente? Definitivamente, estão alijados à sua própria sorte.”
“Não! Não quero encontrar atalhos percorrendo o caminho de seu corpo. Quero esbarrar em cada obstáculo. Quero derrapar em cada sinuosa curva. Quero procrastinar, ad aeternum, os deslizes em seu latifúndio intelectual. Quero doravante não perder absolutamente nada.”
"Vive-se em uma realidade labiríntica e difusa, quando menos. Às vezes, encontrar apenas um caminho já é mais do que o bastante; se se conseguir atalhá-lo ao invés de postergá-lo, sem dúvidas, é o melhor dos Mundos."
“Como conviver entre hipocrisia e despreparo? Como sair incólume desse intento? Como evitar o contágio?”
É estupefaciente, de modo geral, como pessoas com energia negativa detém o condão de solapar toda a nossa vivacidade.”
“Mas que saudade daquele glicêmico beijo... Vez em quando, ainda que rapidinho, venha visitar-me em meus sonhos.”
“Há certos professores com cujos métodos simplesmente não concordo. Malgrado sejam tidos e havidos por mestres, nem este nem aquele substantivo lhes são bem empregados, vez que embora se jactem de sê-los, em verdade clarividente, sequer se aproximam de tal emprego.”
“Embora não saiba o melhor caminho que possa conduzir-me ao seu coração, tomarei aquele que aprendi com o tempo: paciência.”