Coleção pessoal de Gladstonjunior
“Paira no ar uma dúvida, tão grandiosa quanto Júpiter, que o país do jeitinho não tenha mais jeito”.
“não faço vistas grossas nem ouvidos moucos aos descalabros protagonizados, diuturnamente, seja na educação, seja em qualquer outra ambiência do serviço público. O estado deplorável de tudo que aí está, acredite, só seria transformado com a obrigação inexorável de quem se coloca como servidor público, também ter de utilizá-lo.” Gladston Ribeiro Jr.
“Preservam-se, de uma só vez, a sanidade mental e o equilíbrio cognitivo o simples fato de tê-la junto a mim; destroem-se, a um só tempo, meus desígnios e consecuções quando deixas de orbitar meu reino e, sem plausibilidade, foges desabridamente de mim.”
“Transformaste uma simples subvenção aos meus auspícios na mais dolorosa subversão que já sentira. Ainda que quisesse, subitamente, para além dos meus desejos, lançar mão da subsunção tão decantada sem sequer resvalar na submissão tão desprezada, ainda assim, desolado estaria sem poder lhe tocar.”
“Façamos o seguinte concerto acerca de consertos: você conserta o que há de errado em mim, ainda que para tanto fique desconsertada ao fazê-lo. Aceita meu repto? Não sei o que é pior: u rapto da mulher amada ou sua fuga.
“A inocência, às voltas de seu sorriso, não teria mais tão inebriante gosto. Deixastes, sem rumo, sem alma, o meu coração... Levaste o meu olhar dentro de seus olhos, sem olhar para trás... Traz e trouxeste contigo, a despeito da fuga fugaz, fulgor e benquerença... vivo, hoje, a benfazeja sensação que ensinaste à minha mente, malgrado suas frivolidades tenham lhe consumido.”
“foste embora com meus auspícios, com meus delírios, com meus pedaços. Vieste, como se tudo não fosse o mínimo, com charme, com elegância, com vivacidade; conseguiste, conseguintemente, mesclar seu poder frívolo junto de sua tibieza pujante. Pareces pequena menina e és, de fato, mulher gigante.”
“O que é o que é, a um só tempo, um aluvião de lágrimas deslizando sobre seu rosto e um sorriso repousando em seu olhar? Resposta: sortudos!”
“Sejas diligente frente os óbices criados pela vida... tenhas cautela diante das altercações surgidas no horizonte... celebres as consecuções aduzidas pelo esforço e, nada o menos inconstante, jamais temas qualquer adversidade, pois estas são tão certas e inescapáveis quanto o pôr-do-Sol.”
“Gostaria de reinventar a realidade à sua volta... Colocá-la-ia no meio de meu caminho ou pôr-me-ia no meio do teu. Em suma: seria o caminho por onde caminharia o meu amor.”
“Ocorre-me algo realmente inescapável: tão lindo quanto o seu sorriso só o reflexo deste num espelho qualquer.”
“Pobre Rio de Janeiro dos ricos do Leblon e dos pobres das favelas; das assembleias de Deus e das Assembleias Legislativas; dos cariocas da gema e dos políticos de algemas; das belezas naturais e dos descalabros sociais... Triste Cidade Maravilhosa dos Morros e dos mortos; dos assaltos banais e dos arautos carnavais; das promessas de amor e das juras de morte; dos jogos de azar e dos dias de sorte... Confuso Estado Fluminense das Garotas de Ipanema e dos Garotinhos de esquemas; das celebridades globais e dos artistas reais; dos cartões postais e dos cartões de crédito; dos quarenta graus de temperatura na sombra e dos trinta e oito na cintura que assombram... Para o bem ou para o mal, melhor lugar não há, seja na areia da praia, seja no balanço do mar.”
“Em que pese distintas análises do que está se dando em nosso país neste momento, teço ríspidas críticas a isso que aí está, pois não vejo com bom alvitre um futuro auspicioso; nem para mim, nem para os que descordam de mim.”
“Está-se, ademais, a viver una difícil quadra constitucional. Contra os estratagemas urdidos pelo judiciário, sobretudo a Corte Maior, não há recursos cabíveis. Não àqueles que defendem o devido processo legal e o Estado democrático de Direito.”
“Há inúmeros presos já condenados, que foram soltos sob o pretexto soez de se estar os protegendo do contágio pandêmico, por juízes que fazem do anticronismo o seu café da manhã diário e da hipocrisia, disfarçada de humanismo, a sua merenda vespertino cotidiana. Assim, tentam coonestar seus atos e decisões tão indefectíveis quanto seus próprios egos.”
“Diante de interpretações, no mais das vezes, distorcidas e caolhas do texto legal, abre-se uma porta que será difícil de ser fechada: a da insegurança jurídica. Que se note, o maior responsável por ela, no país, chama-se Supremo Tribunal Federal.”
“Quando se tem um órgão constitucional que deveria zelar pela aplicação equânime das leis e, reitere-se, não o faz, a rigor, vive-se a tempestade perfeita para todo e qualquer tipo de arbítrio. Despachos políticos, decisões partidárias e a contumácia loquacidade em mídias sociais e entrevistas são, por óbvio, nitroglicerinas injetadas na jugular da justiça tupiniquim.”
“Aviso aos incautos navegantes deste mar de certezas tão perenes quanto às decisões de Ministros que nunca foram juízes de verdade; todavia, vez ou outra, até decidem algum caso com certa isenção, mas, tudo o mais constante, as decisões são mormente políticas a não mais poder”.