Coleção pessoal de giuliocesare
Dentre outros problemas, os resilientes são aqueles até administrados; os recorrentes filhos, ou seja, quando retornam são piores que da primeira vez, que seus pais; mas problema mesmo ou problemão, é aquele encaminhado ao Criador, cuja solução concorre com incomensurável demanda, pauta sempre lotada, além de juízo de valor.
Congelar uvas e deixar derreter na boca, receita de criança, lúdica, tão simples, mas que para alguns, um ícone, de sabor eterno de amizade e amor.
Em um experimento, colocaram uma pulga dentro de um pote de vidro e fecharam. A pulga começou a pular entre a base e a tampa. Após algum tempo, retiraram a tampa e a pulga não saiu do pote, continuava a pular na exata distância entre a base e onde estava a tampa, até morrer, ou seja, condicionamento. Quantos seres humanos estão na mesma situação. Condicionamento zera a percepção, acomoda e desesperança.
Como é importante o revisor, mesmo que o escritor seja fiel depositário dos fundamentos da gramática. O problema está na percepção: escreve, lê e não enxerga. É um filtro imprescindível para correta leitura, preservar o conteúdo e conforto do autor. Agora, vamos imaginar se na vida tivéssemos a possibilidade do revisor antes dos nossos atos, o mundo seria diferente.
Arnold Schwarzenegger eternizou “hasta la vista baby” ou “até mais querida”, frase que está entre as 100 melhores de filmes de todos os tempos. Uma despedida com bom humor porém, para muitos, com sorriso nos lábios e imensa dor no coração.
Vivemos hoje num mundo que tudo é relativo: caráter, democracia e até o amor. Pensar diferente é um ser jurássico, do tempo que amor era absoluto, sem muito processamento, consequências, sem data de validade e o que importava: ser feliz! Albert Einstein nunca poderia imaginar a amplitude da sua teoria tão grande fora da física.
Dor silenciosa, maquiavélica, sorrateira, aliada fiel da tristeza e quando acha que irá dar uma trégua, que o tempo está colaborando para cura, vem a vida, do nada, sem compaixão, mostra uma simples foto e começa tudo de novo. A dor da Perda é implacável.
Somos frágeis, muito frágeis, extremamente frágeis e não devemos nos esquecer. Apenas 3,2 gramas de uma pequena munição ou bala 6,35mm, serão suficientes para saber onde é a morada da luz ou das trevas. A suprema vitória é aquela conquistada sem luta, apenas com a inteligência.
Ter plena consciência que está num labirinto, com os dias, meses e anos sucedendo, tempo passando, a idade aumentando, a saúde minguando, angustiado, ouvindo e sentindo a vida transcorrer lá fora e confinado, penitenciado e desesperançado no labirinto, sem saída. Ufa! Nossa! Acordei, era um pesadelo e faça o favor de acordar também!
Sabe onde você nunca deva se esconder; o local mais exposto e vulnerável; verdadeira antítese; o pior esconderijo deste mundo, galáxia ou universo; que muitas vezes sem volta e até letal, não sabe? Anote: é em você, quando você se esconde de você mesmo.
Que pérola da escrita: “carpe diem, quam minimum credula postero “ ou “aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”. Quem disse foi Horácio, poeta romano que viveu pelos idos 65 A.C. que hoje, amanhã e sempre irá nos provocar uma reflexão e ratifica a importância da escrita, nosso maior legado.
A mentira tem amarras com as tempestades, andam juntas, será refém, não haverá paz e paz, só com uma fiel aliança com a verdade. Assim, não irá naufragar nas tempestades, navegará pela vida confiante na rota dos justos, em mar de almirante, céu de brigadeiro e importante, com liberdade
A vida não é uma colcha de peça única e monocromática. A vida é uma colcha de retalhos, com pluralidade de cores, diversidade de formas, matizes e padrões. Desejo que, na maturidade, no seu retrospecto, veja assim a sua vida, caso contrário, você não viveu.
Na decepção, frustração e sensação de um vazio por tempo perdido, não se jogue no precipício ou dentro de um copo d’água. Não veja só ônus, sempre tem o bônus, na pior das hipóteses, um. Este, exatamente este, terá a missão de lhe poupar, norteando para não incorrer nos mesmos erros, deixará a resiliência para caminhar mais seguro, com proatividade.
Passear é ótimo, principalmente com fartura orçamentária para gastar. Pode ser em lugar histórico, romântico, referencial, antológico, icônico e belíssimo. Pode ser na sua cidade, estado, país e no mundo. Porém, existe um pré-requisito importantíssimo que pode até inviabilizar, levar do sonho ao pesadelo e da alegria à frustração. Cuidado! Sabe o que? Simples, a companhia.
Existem duas palavras, com número de letras, sentido e entonação diferentes, porém se confundem e é muito difícil desassociar. Nem a teoria da relatividade que pode explicar segredos do universo, não consegue e, com certeza, jamais explicará. Palavras pequeninas de uma incomensurável dimensão: Amor e Mãe!
Diz na canção “revelação” de Fagner: "....quando a gente tenta de toda maneira, dele se guardar, sentimento ilhado, morto, amordaçado, volta a incomodar....". Por curiosidade, perguntei o Chat GPT, inteligência artificial, qual mensagem da letra, resposta:
“a mensagem principal é que é importante falar a verdade e se expressar de maneira autêntica, sem medo de julgamentos ou rejeições. A letra também aborda a idéia de que muitas vezes as pessoas escondem seus verdadeiros sentimentos e pensamentos, mas que a verdade sempre acaba sendo revelada, seja de forma consciente ou não. Fala também, sobre a necessidade de ser sincero consigo mesmo e com os outros, e sobre o valor da honestidade e da transparência nas relações interpessoais.”
Na interpretação de um humano, escute e respeite seu coração. Lembre-se: saudade não tem validade ressuscita e dói muito.
Pensando bem, quer se tornar um monarca, soberano, senhor absoluto do seu reino ou casa; espaço ou habitat; e até do meio ambiente? Estar acima de protocolos, normas, regras e posturas? Deixar de se reprimir, ficar confortado e até feliz? Simples, deixe fluir, liberar e soltar seu despudorado, sonoro e odorífero: pummmmmmm!!!!