Coleção pessoal de gisleine_carla_bezerra
Viver pelo (no) Espírito: Como assim!?
Honestamente grande parte das nossas ações diárias tem raízes naturais: Acordamos, fazemos a nossa higiene (alguns 😂), comemos, trabalhamos, nos relacionamos com a família, amigos e colegas; essas coisas comuns do dia-a-dia; mas é preciso enxergar que a nossa natureza tem sim demandas que se inclinam para o pecado, as vaidades, as fantasias de controle e etc. Você já se pegou pensando o que não deveria!? Olhando o que não deveria!? É disso que eu tô falando.
Há quem tome uma postura cínica sobre essas raízes caídas da natureza humana e, numa aceitação disso como padrão, operam “muito bem” nesse ambiente. Sentindo-se confortável com a situação apenas vivem a vida desligada da virtude de questionar a própria injustiça. Se você está “tranquilo” com isso quero dizer que não está tudo bem.
Sei que existe uma intenção de conforto nos discursos auto-aceitação, auto-afirmação e justificação já que é incômodo errar o alvo. No entanto a virtude, o bem, o certo não se ajusta a mim mesmo, ou a você. Na realidade o oposto disso é o que deve acontecer. Também, não é sobre alguém que não se importa apontando os seus erros com a intenção bizarra de diminuir e dominar você. Mas sobre o amor que é revelado na verdade que leva a libertação! Que verdade? A minha? A sua? Não! Aquela que liberta!
Pergunta: E se essa “intenção de conforto” for mais uma estratégia de dominação!? E se a versão da história que normaliza o seu erro for mais uma forma de escravidão? São como cordas feitas de algodão bem macio que enquanto você não forçar o seus pulsos na direção de ser livre, nem vai perceber que se tornou escravo.
Aqui já passei muito da quantidade de palavras para um post e como “ninguém” está lendo mesmo poderia parar. Mas vou continuar...
Creio que Deus tem uma proposta de vida para nós revelada em Cristo e manifesta no Novo Testamento. Viver pelo Espírito é uma experiência que amplifica a sua visão de si mesmo com uma perspectiva santa a cerca de você que sem Ele você seria incapaz de ter.
Antes de você “acreditar” em Deus, foi Ele que acreditou em você. Ele te deu “crédito”, pagou um preço em seu filho para que você fosse livre. Sem amarras e grilhões!
Em outras palavras a Presença do Espírito Santo em você desperta uma nova vontade: a de ser Santo.
Não para por aí: O mesmo Espírito que desperta essa vontade, te auxilia, caminha contigo, e em você, para que esse “novo coração” frutifique, dê resultado! Viva a Vida pelo Espírito, Viva!!!
Cri por isso teclei
Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.
Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.
Em certa ocasião alguém perguntou a Galileu Galilei:
- Quantos anos tens?
- Oito ou dez, respondeu Galileu, em evidente contradição com a sua barba branca.
E logo explicou:
Tenho, na verdade, os anos que me restam de vida, porque os já vividos não os tenho mais.
AMIGO
Amigo é aquela pessoa com quem conversamos sem reservas,
independentemente da hora ele sabe oferecer o aconchego do seu coração sem pedir nada em troca, e quando ele precisa sabe que pode fazer o mesmo sem objeção, não importa o tempo que estejam distante fisicamente, amizade é irmã do amor e não tem cara, tem reciprocidade, afetividade, respeito, carinho, confiança e alegria.
Amigo é aquela pessoa que nos diz o que acha ser correto, mesmo não sendo o que gostaríamos de escutar, mas sabe respeitar a decisão do outro sem censuras.
Amigo nos avisa do perigo quando não conseguimos enxergar, sem contrapor nas decisões tomadas.
Amigo sabe dar e receber o ombro amigo sem pré-requisitos, ele sabe ouvir, tanto quanto escutar...
Amigo naturalmente se comporta com aceitação mil e ameaça zero.
Não existe escola para formação de amigos,
eles por si já nascem aptos, por isto não impomos regras dentro de uma amizade,
elas se compatibilizam sem invasões,
unindo os verdadeiros amigos, sem maldades, sem segredos, sem interesses,
a felicidade de um, é a felicidade do outro.
Sem esforço sabemos distinguir nossos amigos hoje te procurei simplesmente para dizer:
Estou feliz porque te amo meu amigo.
És muito importante para mim.
A força da nossa amizade vence todas as diferenças.
Aliás, para que diferenças se somos amigos?
Quando erramos nos perdoamos e esquecemos.
Se temos defeitos, não nos importamos.
Trocamos segredos
e respeitamos as divergências.
Nas horas incertas, sempre chegamos no momento certo.
Nos amparamos, nos defendemos sem pedir.
Fazemos porque nos sentimos felizes em fazer.
Nos reverenciamos, adoramos, idolatramos, apreciamos, admiramos.
Nos mostramos amigos de verdade
quando dizemos o que temos a dizer.
Nos aceitamos, sem querer mudanças.
Estamos sempre presente,
não só nos momentos de alegria,
compartilhando prazeres,
mas principalmente nos momentos mais difíceis.
Sobre levar a vida com leveza
Era uma vez a filha de um jardineiro que vivia se queixando da vida e do quanto era difícil seguir em frente. Ela estava cansada de lutar é já não tinha mais ânimo para nada; quando um problema era resolvido, um novo aparecia e isso a fazia se sentir derrotada. O jardineiro pediu a sua filha para se aproximar da cozinha e se sentar. Então, ele encheu três recipientes com água e colocou no fogo. Quando a água começou a ferver, colocou uma cenoura em um dos recipientes, um ovo no outro, e no terceiro alguns grãos de café. Deixou ferver sem dizer uma palavra enquanto a sua filha esperava impacientemente sem entender o que o pai estava fazendo. Cerca de vinte minutos depois ele apagou o fogo: tirou as cenouras da água e colocou em uma tigela, colocou os ovos em um prato e por último coou o café. Ele olhou para a filha e perguntou: “O que você vê”? “Cenoura, ovo e café”, foi a resposta dela. O pai pediu que ela chegasse mais perto e tocasse a cenoura; ela obedeceu e percebeu que as cenouras estavam macias. Em seguida, pediu que ela quebrasse o ovo; ela tirou a casca e percebeu que o ovo estava duro. Por último, pediu que ela tomasse um gole de café. Ela experimentou, sorriu enquanto provava o seu doce aroma e perguntou humildemente: “O que significa isto papai”? O jardineiro então explicou que os três tinham enfrentado a mesma adversidade: a água fervente. A cenoura entrou na água forte e firme, mas depois de passar pela água fervente se tornou fraca, fácil de desmanchar. O ovo era frágil, mas a sua casca fina protegeu o seu líquido interior; depois de passar pela água fervente ele havia endurecido. Já o café, depois de passar pela água fervente, havia transformado a água. “Qual deles você é”? “Ele perguntou a sua filha”. Quando a adversidade bate à sua porta, como você reage? Você é como a cenoura que parece forte, mas diante da dor e da adversidade se torna frágil e perde a sua força? Você é como um ovo que tem um coração e um espírito maleáveis, mas depois de uma morte, separação ou demissão, você se torna duro e rígido? O exterior continua o mesmo, mas como você se transformou por dentro? Ou você é como o café? O café mudou a água, que era algo que lhe causava dor. Quando a água ferve, o café atinge o seu melhor sabor. Se você é como o grão de café, quando as coisas pioram, você reage e transforma para a melhor as coisas ao seu redor. E você, com qual se identifica?
O Evangelho ofende. Ofende porque encerra todos debaixo do pecado, criminosos perante a sociedade e criminosos contra Deus, desfazendo nossa justiça própria. Ofende porque significa "Boa Notícia", afirmando com isso que estamos envolvidos com a Má Notícia.! Ofende porque apesar disto tudo, não podemos pagar o resgate à quem nos resgatou, a fim de ser visto pelos homens como heróis. Ofende porque não temos como retribuir a Graça de Cristo doada em Amor na cruz. Por tudo isso o Evangelho ofende porque saímos de uma posição de superioridade em relação ao outro e nos tornamos para sempre pobres de espirito diante de Deus, que nos acolhe.
Um dos elementos mais importantes no episódio dos longos anos de construção da Arca de Noé não foi a arca, nem os animais, nem o próprio Noé. Foi a longanimidade de Deus derramada sobre uma humanidade corrompida que ao final não correspondeu
Se sua motivação para mudar de Igreja é pra se "sentir melhor" examine-se, pois na grande maioria das vezes, Deus não nos leva para lugares para sentirmo-nos bem, mas para cumprir propósito. O Filho d'Ele começa o ministério sendo batizado e levado [por Ele] para o deserto [para ser] tentado pelo diabo. A geração sensorial não entende isso.
Você não encontrará na Bíblia abertamente tudo sobre todas as coisas. Mas encontrará princípios que norteiam todas as coisas para tudo. Não espere encontrar na Bíblia literalmente por ex: "não vá ao carnaval", mas encontrará: "não useis da liberdade para dar ocasião a carne" ou "fugi da aparência do mal". As vezes a fala: "me mostre na Bíblia" é uma tentativa de fuga da consciência que já está no processo de parto do pecado.
"Sabedoria é mais miraculosa e sobrenatural do que qualquer profecia ou revelação diretamente inspirada. Nesta obra maravilhosa, Deus, progressivamente, transforma o pecador para pensar como ele, com as prioridades, sensibilidades, propósitos, e o amor de Deus. Esse é o maior milagre já realizado pelo nosso Senhor, embora não seja valorizado com o tal por uma igreja faminta por mais sinais e maravilhas tangíveis." [James Petty]
Em dias atuais quando se começa um relacionamento buscamos em todas as redes sociais sobre a pessoa, também com amigos, conhecidos e quem quer que seja para saber se aquele ou aquela será um "bom partido". Agora pensemos como está nossa "investigação" a respeito de Deus...a resposta determinará o interesse.
Cada um tem sua dor. Dor não tem classe social, religiosa, política. Dor é dor, não tem hierarquia ou intensidades maiores e menores. Uma dor de cabeça pode derrubar um homem e as mulheres suportam a dor do parto, mas ambos são dores. Cristo não escolhe a raça, gênero, religião e condição sócio-econômica, ele cura dores...de todo aquele que o procura. Ele veio para a humanidade para tomar suas dores.
Se não tivermos a revelação de Deus em Cristo, vamos chamar de Deus aquilo que nosso interior revela sobre nós.
Quando nos envolvemos com o Reino de Deus toda nossa vida é comprometida. Veja, o maior fracasso da vida é obter sucesso na tarefa errada.
O desejo do Pai é cada vez mais parecermos com Seu Filho isto implica que o que o Filho passou, também passamos, por isso Cristo encarnou, para que experimentasse da carne e do nosso sofrimento, como afirma as Escrituras:
E, visto como os filhos [nós] participam da carne e do sangue, também ele [Jesus encarnou] participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; [Hebreus 2:14]
Enquanto estamos na tarefa errada, podemos obter sucesso, mas o vazio continuará. Se não nos alinharmos com o propósito de Deus para nossa vida não seremos saciados. Mas à medida que nos encontramos em Cristo, apesar de qualquer dificuldade que nos advenha por conta da missão, haverá uma profunda Shalom [paz] dentro de nós, porque estamos certos que estamos cumprindo o propósito de Deus.
Cristo passou muitas privações em sua jornada, entretanto Ele fez uma escolha, a vontade suprema do Rei soberano, o Pai, precisava de um coração disponível. Para onde tudo isso nos leva? sucesso não é sinônimo de vontade missional de Deus para nós. Só descobriremos isso quando insistirmos em confrontar nosso ser pecaminoso em construção com sua Luz e Ele continuará revelando o Caminho pelo qual devemos prosseguir. A persistência é um processo de maturação.
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa [ou seja, maturada], a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. [Tiago 1:2-4]
A perseverança e insistência na formação de Cristo em nós, é o processo pelo qual nos transformamos. Pense nisto, e realinhe toda sua vida para esta finalidade. Se o Evangelho não for o sucesso de sua vida, certamente outra coisa será e tomará o lugar, isto é muito perigoso
Jesus é um Semeador. Ele pregava sem escolher terrenos, apenas lançava a semente. Os terrenos [corações] férteis que recebiam a semente[A Palavra], era cuidado e nutrido por Ele. Quanto aos outros terrenos, infelizmente suas prioridades eram outras e a semente dispensável
O dEUs absolutista antropocêntrico surge da necessidade humana idólatra de atribuir uma divindade que reflete seu próprio caráter caído. O Deus bíblico é relacional e não cabe em si, é uma comunidade de Amor pactual que transborda e por transbordar doa-se. A forma como você enxerga Deus ou deus, determinará o nível de revelação que você tem da Verdade e da Corrupção e de onde seu coração está metido nisto tudo