Coleção pessoal de gamalielmoreira

21 - 40 do total de 108 pensamentos na coleção de gamalielmoreira

⁠⁠APARENTEMENTE

O ser humano se tornou tão civilizado que tudo que possa parecer rude, hostil, jogamos para nosso interior, não podemos falar, se quer pensar em coisas que desagradem, escondemos tudo.

Nos vestimos para agradar, usamos vestimentas com costuras, bolsos e etiquetas que machucam nosso corpo.

Nossas vidas seriam melhores se as vestíssemos pelo "avesso".

FELICIDADE

⁠"Quem mais "tropeça" na vida, mais suscetível está à felicidade."

⁠1º de maio dia do trabalhador

O trabalhador não é apenas aquele indivíduo que desenvolve uma atividade profissional reconhecida, ele tem que está em condições sanitárias adequadas às funções, sindicalizado e ativamente participando das lutas contra a mão opressora dos dois grandes males que os afligem.

O primeiro repousa dentro de cada um, é a COVARDIA, acordá-lo, é uma escolha sua; o segundo é o CAPITALISMO, contra esse que parece ser o mais forte, o que tenho a dizer é: até um primata sabe a hora de fazer silêncio e de se fazer-se ouvir.

Feliz dia do trabalhador(a)!

⁠Roupas não tem gênero, exceto calcinhas, elas não trazem muito conforto para os órgãos genitais masculinos.

⁠GAIPA

Mais um dia vencido e, com ele, o que foi futuro e, nos afligiu, perturbou nossas almas com nossos medos, pensamentos torpes e mesquinhos.

Vencemos, que venha o amanhã, estamos aqui, prontos para conquistá-lo mais uma vez.

CONFORTO
⁠O que a maioria dos seres humanos temem, é definitivamente, algo que temos por certo, a falência dos nossos órgãos e sistemas, esses possuem obsolescência programada, mas oposto a isso, temos o prazer, esse inebria com sensações agradáveis, desejáveis, viciantes que, nunca mais quererá abandonar aquela experiência quem a teve, mesmo sabendo que esses hábitos servem de “catalisador” para tão temida morte.

Essa escalada do homem pela busca do prazer, só para, ou, é amenizada quando ele perde o que passou a vida buscando, o conforto.

⁠Falar que criança cega, é responsabilizá-la, enquanto deveria simplesmente protegê-la.

⁠EMPONDERAMENTO

“Ninguém nunca mete a colher”, eu sabia, meti o pincel, com o sangue que tirastes de mim, escrevi na tua face o motivo da tua violência; o meu sucesso.

⁠LIBERDADE

É certo que a beleza física se esvaecerá com o tempo, escapará pelas tuas mãos como um líquido, cultuá-la tirar-te-a assento no grande banquete da liberdade, logo, mantém apenas o corpo e a mente sãs.

⁠Preconceito linguístico

É útil que tenhamos conhecimento acadêmico, mas o saber adquirido na academia estará em julgo enquanto não acabarmos com o preconceito linguístico e, conseguirmos produzir obras literárias que nosso povo não necessite de um dicionário nas mãos para compreendê-las.

⁠Normalmente todo ano escrevo um texto mais lírico e homenageio as mulheres, esse ano não vou fazer isso, vou falar do fato que pode acontecer com mulheres que conhecemos.

Para vir ao mundo só por meio de uma fêmea, que gentilmente se doa, passa por transformações que só mulher para descrever, finalmente sente a dor do parto e nos dá a vida, e em troca damos-lhe o título de mãe.

Sabemos que os casamentos às vezes não duram o tanto quanto desejamos.

O da minha mãe com meu pai “foi um desses”, papai teve Alzheimer, e é o mesmo que o fim do casamento, no caso dela, se encontrou só, analfabeta, e teve que terminar de criar a mim e meus irmãos sozinha, e ainda cuidar do nosso pai até seu último dia.

Isso acontece todos os dias, os maridos se vão, por motivos mil, e vocês mulheres, ficam muitas vezes como minha mãe ficou, sem chão, com toda a responsabilidade do mundo sobre os “ombros”.

Aí é que surge uma força que nós homens não temos, vocês sabem como lhe dar com a situação sem cair em desespero.

A única coisa a dizer diante do exposto é: obrigado por ter uma mulher para me dar vida, cuidar de mim, me educar.
Saber que vocês mulheres são maioria no mundo me tranquiliza, sei que não verei, mas vocês transformarão esse mundo em um lugar melhor para se viver.

A todas as mulheres meus sinceros votos de admiração, que esse dia 8 de março seja sempre memorado.

⁠Toda bela “vitrine” é uma vã tentativa de esconder algo pelo qual não queres ser recordado.

⁠ROSA SELVAGEM

Antes da morte, a sorte.
A rosa selvagem com suas pétalas endurecidas.
A visita do desafeto que acha que faz o bem, a quem?

⁠Lar

A mente humana é terra inóspita, lá armazenamos nossos medos, frustrações, pensamentos sórdidos, desejos doentios.
As piores barbáries ainda não praticadas percorrem seus infinitos labirintos, os que dela fazem habitação, perdem a sanidade.

⁠Amizades acabam mais rápido que casamentos.

⁠⁠
Nara

Para nós os laços de sangue são os mais fortes desse plano. Equívoco infeliz.

Não somos regidos por máquinas, por um relógio que diz a cada segundo onde devo e com quem tenho que estar naquele momento.

Estamos imersos em um fluido que nos conecta, entrelaça bem em antes de chegarmos aqui.

Não foi feito o possível, mas, tudo foi arranjado para esse encontro.

⁠O teu ressentimento pelos justos e a tua carícia pelos perversos podem ter consequências fatais para os teus semelhantes, mas nenhuma criatura sai deste habitat sujeita à lei do carma, este ato consciente que te permitirá experimentar os mais "amargos dos pratos".

⁠Verme com língua grande, mulher faminta por tesouros, traidora, "víbora", você vai “rastejar” pelas grandes florestas do Monte Olimpo até não ter mais pele, enquanto tiver fôlego, está condenada a repetir incessantemente o que tu ouves.

O ruim de morar dentro de uma cabeça é que acordamos quando pensamos alto.

ÉS A DOÇURA DO MUNDO
O caminho que percorre o som até os meus tímpanos é, higienizado por tua doce voz, ela, iguala-se a uma sinfonia de serafins executando em suas trombetas angelicais, uma melodia celestial, para agradar o próprio criador.
O teu sorriso, é como uma bandeira branca hasteada em uma lança, conduzida por um rude cavaleiro em sua montaria, percorrendo o campo de batalha e, dentre os mortos, fazendo surgir das entranhas da guerra, a alegria de uma trégua e, a tão esperada paz.
O teu perfume me conduz a infância, onde a maldade era apenas uma semente de mostarda que não se sabia ao certo se germinaria, onde amar era regra, pedir perdão uma obrigação, ser gentil e companheiro, as mais nobres qualidades alcançadas por homem.
Caminhar ao seu lado, é como ser conduzido até as nuvens, não sentir os efeitos da gravidade, levitar por um céu repleto de colibris, é refrescar-se numa cascata de leite e mel, é banir da terra o sono, mas viver um eterno sonho acordado.
O mundo comemora grandes eventos, eu comemoro um, o seu nascimento, esta foi a data mais importante da existência humana, você chorava enquanto muitos riam, hoje você rir e, eu me sinto em paz.
(Leila Magh, setembro de 2018)