Coleção pessoal de FJE2010
A vida, se fosse ótima, é difícil; permite escolher apenas entre a vitória e a ruína, não entre a guerra e a paz, e à vitória pertencem os sacrifícios da vitória.
A grandeza do drama universal está em sua falta de objetivo. Goethe estava ciente disso. O que somos chamados a fazer é dar o maior significado possível à vida que nos foi concedida, à realidade que nos rodeia e na qual o Destino nos colocou.
Você está preso na corrente de mudanças incessantes. Sua vida é uma ondulação nela. Cada momento de sua vida consciente liga o passado infinito ao futuro infinito. Participe de ambos e você não encontrará o presente vazio.
Hoje vivemos tão acovardados sob o bombardeio dessa artilharia intelectual que quase ninguém pode atingir o distanciamento interior necessário para uma visão clara do drama monstruoso. A vontade de poder operando sob um puro disfarce democrático terminou sua obra-prima tão bem que a sensação de liberdade do objeto é na verdade lisonjeada pela escravidão mais completa que já existiu.
Anteriormente, ninguém tinha permissão para pensar livremente; agora é permitido, mas ninguém mais é capaz disso. Agora as pessoas querem pensar apenas o que devem pensar, e isso elas consideram a liberdade.
O homem comum não deseja nada da vida, exceto saúde, longevidade, diversão, conforto - “felicidade”. Aquele que não despreza isso deve desviar os olhos da história mundial, pois ela não contém nada disso. O melhor que a história criou é um grande sofrimento.
Não se reflete sobre um ponto de honra - isso já é uma desonra. Submeter-se ao insulto, esquecer uma humilhação, ceder diante de um inimigo - tudo isso são sinais de uma vida que se tornou inútil e supérflua.
E agora o fator decisivo: nosso impulso ilimitado de seguir e servir, de adorar a qualquer pessoa ou coisa, de acreditar cegamente e com lealdade canina, apesar de todos os conselhos em contrário.
Se você é inteligente o suficiente para descobrir o que os homens querem, ou é sábio demais para se casar com eles ou intimidador demais para que eles se casem com você.
A vida do indivíduo não tem importância para ninguém além dele: a questão é se ele deseja escapar da história ou dar a vida por ela. A história não se preocupa com nada da lógica humana.
Se poucos podem suportar uma longa guerra sem deterioração da alma, ninguém pode suportar uma longa paz.
A história é aquela forma com a qual sua imaginação busca a compreensão da existência viva do mundo em relação à sua própria vida, a qual, assim, se investe de uma realidade mais profunda.
Qual é o oposto da alma de um leão? A alma de uma vaca. Para fortalecer a alma individual, os herbívoros substituem os números, o rebanho, um sentimento comum e as atividades em grupo.