Coleção pessoal de FabioSilvaDN

61 - 80 do total de 911 pensamentos na coleção de FabioSilvaDN

⁠Pequeno princípio sobre a garantia do Direito

Direito não se sobrepõe a Direito. O Direito só se sobrepõe ao Dever. Não existe linha vertical entre Direito e Direito. Mas sim sempre há e sempre deverá existir, uma linha vertical entre o Direito e o Dever. Pois o outro sempre terá a obrigação de respeitar meu Direito, assim como tenho sempre, diante de mim, o DEVER de respeitar o seu. O Direito, na escala hierárquico-legal, sempre será o comandante do Dever. E nunca ao contrário disso. Não existe Direito mais garantido para um do que para outro, proporcionalmente falando. O Direito é uma garantia positiva unânime, para todos os indivíduos.


Às 08h41 in 06.04.2024

⁠Este é o segredo por detrás da sabedoria dos contrários: quando O Universo usa tudo que está desfavorável, em benefício para a Vida de um buscador.

🍀

Às 19h05 in 04.04.2024

⁠Muitos sentenciam que o indivíduo deve se desapegar de tudo; literalmente, como se as coisas, nem existissem. Mas é um erro danoso pensar assim e não se analisar em que se poderá incorrer, um desapego total ( de forma quase absoluta!).
O apego extremo às coisas, por sua vez, fará de um indivíduo um ser materialista. Ao passo que desapego total, poderá, em modo contrário, fazer desse mesmo indivíduo num ser totalmente desleixado. Desorganizado. Ninguém vive completamente desapegado de tudo. Ainda que de forma abstrata, como ao mundo das ideias, cada indivíduo sempre será apegado a alguma coisa: arte, ambiente, espaço geográfico ( pois é impossível não se estar em algum lugar), ao próprio Corpo, Religião, apegado a DEUS, por exemplo! Etc. Então, ao invés de se apregoar desapego total ou apego demasiado em alguma coisa - tanto às abstratas quanto às concretas -, o ideal mesmo é que se ensine a moderação. O caminho do meio. Ou se se preferir, o eterno equilíbrio das medidas das coisas.


Às 17h56 in 04.04.2024

⁠Meu compromisso não é com a juventude, porque tenho compromisso com as coisas que são clássicas. A juventude passa e, com ela, a vaidade. ( E como alguém já dissertou, clássico, é tudo aquilo que é ETERNO) E não com coisas efêmeras. Um outro então replicou: mas a velhice também é passageira. É ela quem antecede a Morte. Então o primeiro, voltou a dizer: se a Morte então é clássica, meu compromisso será com a Morte!!!

Às 15h34 in 03.04.2024

⁠Assim filosofou Lucius: - falar de Deus não, necessariamente, significa pregar de forma religiosa ou incitar quem quer que seja, aos princípios Morais dos dogmas de uma Religião. Às vezes, falar de Deus, despretensiosamente, significa enaltecer o Mistério. A Suprema Mística. O enobrecimento da fonte de toda Vida. Significa, às vezes, situar a criatura com o Criador. É firmar mais a sublime ideia, da origem de toda existência Cósmico-Biológica. É levar a fazer entender que todo e qualquer sentido existencial, só tem sua coerência real, quando atrelado à Força que a tudo rege e coordena.
Falar de Deus, é muito mais que ostentar o pensamento de uma "simples" Religião!
É fazer um verdadeiro encômio Filosófico, à Causa que a tudo efetuou!

Às 17h46 in 10.03.2024

⁠⁠Disse Lucius:

- Quem sou eu para julgar a forma de vida que cada um escolheu, para aliviar as dores desta difícil existência: alguns gostam de encher a cara. Outros gostam de usar entorpecentes; mas, eu, gosto de falar de Deus.

🌟

Às 11h23 in 09.03.2024

⁠Acerca da dourada solidão


Imagine que a solidão, para alguém, seja semelhante ao mais puro e fino ouro. E que um outro qualquer, achando que pode substituí-la, seja semelhante a um pedaço de latão enferrujado, todo deteriorado e corroído pelo mau tempo. Em sua sã consciência, achas mesmo que aquele primeiro que aprendeu o rico e dourado valor da solidão, permitirá que a solidão seja substituída por uma mero pedaço de lata?


Às 13h49 in 08.03.2024

⁠As novas revelações que o moderníssimo telescópio espacial James Webb traz à Ciência, está colocando em cheque os conceitos da própria Ciência. Pois galáxias espiraladas como a nossa Via-Láctea, que se supunham terem levado "bilhões de anos de evolução cósmica" para serem formadas e atingirem o estágio de complexidade atual, na verdade, estão sendo encontradas desde os primórdios do Universo, tendo sido formadas, por assim dizer, logo após o suposto evento do Big-Bang. A pergunta que não quer calar, é está: então se não foram os bilhões de anos de evolução cósmica que formaram toda a complexidade do Universo, foi o que ou QUEM?

⚛️

⁠Sobre a dimensão Angélica


O poderoso Príncipe <Diamante com Ouro> apareceu para Lucius. E no instante que lhe apareceu, toda sensação de preocupação passada, presente e futura, se esvaiu por completo. Sentira-se Lucius, como o Ser mais rico da face da Terra, o Rei mais poderoso do Mundo e como o Astro mais brilhante do Universo. Sentira, por um instante, que não havia mais dúvidas. Que todas as respostas lhe foram dadas e que só importava, naquele magnífico instante, mergulhar mais fundo no oceano daquela incrível e indizível sensação, que o Poderosíssimo Príncipe Angelical, permitia-o sentir. E tamanha sensação, era apenas uma partícula infinitesimal, que nenhum micrômetro no Cosmos, poderia mensurar.

Às 07h25 in 06.03.2014

⁠Divagou Lucius, nestes termos:

-Não sei se o privilégio de saber certos assuntos, para mim, foi uma "amarga" benção ou está sendo uma "doce" maldição! Às vezes penso que não ter recebido certas informações, me trariam um estado melhor de paz e menos inquietação na Alma. Ter tido o privilégio de conhecer certos assuntos "secretos", talvez, tenha sido semelhante a ser espetado diariamente com a ponta de uma lâmina, em alguma parte do Corpo. Talvez, penso, se eu não conhecesse, teria menos perturbação? Ou as informações a mim dadas, elevam-me e elevaram-me a ponto de me fazer saber apaziguar certos conflitos?
De qualquer forma, oscilo entre a dúvida de não ter conhecido e ter conhecido. Só o Destino poderá me dizer...

Às 11h29 in 05.03.2024

⁠É preciso que se tome muito cuidado, a fim de que não se confunda desmerecimento com a insatisfação!
Por exemplo, um indivíduo tem até o direito de estar insatisfeito com o que Deus, de bom grado, lhe deu. Mas jamais o direito e a injustiça de desmerecer o emolumento que lhe foi dado. Afinal, se foi Deus quem confiou a qualquer indivíduo, seja lá o que lhe fora confiado, certamente há um magnífico propósito nisso. Por isso, é injusto desmerecer.


Às 10h44 in 03.03.2024

⁠⁠⁠Paráfrase da própria ideia

É quando ocorre um pensamento próprio, mas o pensamento não é anotado de imediato. Então, com o decorrer do tempo, quando a mente não consegue se lembrar, na íntegra, do próprio pensamento ou da própria ideia, parafraseia-se a própria ideia e tem-se, aí, o resgate do próprio pensamento.

Às 08h07 in 26.02.2024

⁠Todo guerreiro deve encarar as contradições da vida, como os temperos que darão sabor à comida da vitória, para que esta tenha um sabor especial. As adversidades devem ser encaradas como produções de temperos. Pois toda comida, de fato, só consegue ter seu real sabor realçado, com o tempero! E o sabor nada mais é que a poesia do paladar! Aplicando à vida, toda dificuldade realça o valor da conquista. É a perda que te mostra o valor do que significa ganhar. É o feio que te faz valorizar o belo. É a escassez que te mostra o valor da abundância. É o conhecimento da Morte que te faz valorizar a Vida. É a doença que prega sobre a importância da saúde e assim por diante...
As contradições são temperos! As conquistas, como comidas. Comida sem tempero, é uma comida insuportável.
É com brilhante acerto que bem poetizou Giordano Bruno, nestes termos, quando com encanto Filosófico na Alma que lhe transbordava: - Se quiserdes saber por que isto acontece, digo-vos que o motivo é que tudo me desagrada, detesto o vulgo, e a multidão não me contenta. Somente uma coisa me fascina: aquela em virtude da qual me sinto livre na sujeição, feliz na tristeza, rico na pobreza e vivo na morte. Aquela em virtude da qual não invejo os que são servos na liberdade, sofrem no prazer, são pobres nas riquezas e mortos em vida, porque trazem no próprio corpo os grilhões que os prendem, no espírito o inferno que os oprime, na alma o erro que os debilita, na mente o letargo que os mata. Não há, por isso, magnanimidade que os liberte nem longanimidade que os eleve, nem esplendor que os abrilhante, nem ciência que os avive.

Às 17h08 in 25.02.2024

⁠“Sobre a logoterapia

É um tipo de tratamento baseado no estado de ataraxia de espírito, através das palavras. É dito que Antifonte orador, curava através da força de sua oratória. Que Pessoas depressivas iam ter com ele para ouvi-lo e que saiam das sessões logoterápicas, completamente aliviadas dos males que afligem a Alma. Fílon de Alexandria informa que os Apóstolos do Cristo, por exemplo, eram chamados de terapeutas e as mulheres seguidoras deles, de terapeutridas. Porque quem tinha perturbação psicóloga e se aproximava deles, dada sua vida contemplativa e meditativa, era curado ou curada. O curioso que O Cristo é chamado de "O Verbo de Deus". No grego, O Logos. A Palavra. E muitos ficavam em estado de paz quando o ouviam. E sentiam a energia de seu Verbo tocando no mais profundo de seu ser, como um fogo Divino que inflama a Alma.

³² E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?

Lucas 24:32

Às 14h18 in 24.02.2024”

⁠O Infinito Todo-Poder de Deus, desconhece limites. Isso implica em que nenhum outro poder externo ao dEle, consegue frea-lo, restringi-lo, cercea-lo. Nenhum outro poder consegue contê-lo. Tal Todo-Poder é incontido e a tudo contém. O único limite do Todo-Poder de Deus, é o próprio Deus.

⚖️

Às 13h12 in 24.02.2024

⁠Espécie rara e em extinção!
Vede o tolo, não é uma coisa nem outra.

✨🦉✨

Às 10h59 in 24.02.2024

⁠Sobre o segredo da Virtude espiritual


Disse Lucius: tal Virtude Divina, tem o poder de potencializar tudo o que há de bom e excelente num indivíduo que a possui; inibindo o que há de ruim e elevando o que há de bom. Porém, a ausência dela, causa efeito contrário: inibe ou afasta o que há de bom e excelente, e potencializa o que há de ruim.

Às 08h53 in 24.02.2024

⁠Disse Lucius:

-É melhor praticar o Bem com má vontade, do que praticar o Mal com boa vontade.

Às 08h13 in 22.02.2024

⁠Existem gigantes que estão em condições de anões. Existem anões que estão em condições de gigantes. Existem gigantes nas devidas condições compatíveis a seu real tamanho ( isto é, gigantes em condições de gigantes), existem pequenos que estão exatamente onde devem estar ( pequenos nas condições pequenas). Quanto ao primeiro, gigantes em condições pequenas, as circunstâncias jamais diminuem seu real tamanho!!! Pois continuarão gigantes. Quanto aos anões em condições de gigantes, as condições desses, jamais aumentarão seu tamanho. Pois anão em posição de um gigante, continuará sendo anão!!!

Às 16h15 in 16.02.2024

Sobre a negociação da Alma

É dito pelo Livro Sagrado, que fora, de forma vicária, pago um altíssimo preço de sangue, pela Alma Humana. Sob o valor desse preço, em tese, toda Alma, de todos os indivíduos ( haja vista ter, cada indivíduo, apenas uma Alma) já tem um Divino Dono. Qualquer proposta outra de aquisição da Alma por qualquer valor, faz de quem a vender, um ladrão!!! Sim! Pois vender para outrem o que não pertence a si mesmo, é ROUBO. E por sua vez quem a compra, tanto induz ao roubo como também responderá pelo crime de receptação por ter adquirido algo de forma trapaceira e mormente, ILEGAL!!! Então, negociar a Alma por qualquer valor que seja, ( repita-se: POR QUALQUER VALOR QUE SEJA!!!), não é um bom negócio. Aliás, nunca foi e nunca será!!! Pois por mais que se pense que seja um grande negócio comercializar a Alma, é apenas uma suposta vantagem, APARENTE.

Às 07h07 in 15.02.2024